Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

15/10/2018 - 14h35min

Secretário de Saúde bate de frente com vereadores de oposição na Câmara

Compartilhar no Facebook

O clima esquentou na Câmara Municipal de Guaíba, na sessão de terça-feira, 9, durante a participação do secretário de Saúde Jocir Panazzolo (foto). Por três vezes, o secretário chamou o vereador Jonas Xavier de mentiroso: “O senhor faltou com a verdade”, repetiu.

Jocir, que assumiu a Secretaria em junho, foi convocado para prestar esclarecimentos na Câmara sobre o atendimento de Saúde no Município. Disse que o foco do trabalho está voltado para a prevenção de doenças, com as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), anunciando que mais duas serão implantadas no próximo ano.

Ao falar sobre a falta de medicamentos na Farmácia Municipal, Panazzolo disse que o Vereador Jonas falta com a verdade ao fazer alarde como se fosse um problema generalizado. “Dos 90 medicamentos que distribuímos para a população, deve estar faltando uns cinco ou seis e já estão comprados”, garantiu.

Em relação ao longo tempo de espera para as consultas de especialização, Jocir também contestou Jonas, informando que a espera oscila entre 17 dias (Pediatria) e 37 dias (Ortopedia). O secretário explicou que casos mais demorados são especiais e complexos; se comprometeu em verificar as pendências.

Panazzolo disse que, de janeiro a setembro deste ano, foram feitas 120 mil consultas na Cidade; destas, cerca de quatro mil e quinhentas foram de outros municípios, sendo a maioria das pessoas de Eldorado do Sul.

Demora no Atendimento e Gestão do PA

Em relação à demora do atendimento no PA e à falta de médicos nos postos de saúde, o secretário alfinetou os vereadores, dizendo que existem 52 médicos no quadro da Prefeitura e a maioria com 12 horas ou 20 horas semanais, tendo em vista um projeto de lei aprovado pela Câmara, reduzindo a carga horária dos médicos. “A redução foi aprovada pelos senhores”, cobrou Panazzolo.

Ao tentar rebater as observações, Jonas Xavier foi advertido pelo secretário para deixá-lo concluir. A advertência gerou revolta no parlamentar. “O senhor não pode cassar a minha palavra aqui na Câmara!”, observou Jonas, aumentando o clima de tensão.

O vereador e médico João Collares questionou sobre a gestão do PA e o processo de licitação. Jocir explicou que foram abertos dois processos licitatórios que acabaram sendo impugnados pela Justiça. Disse que uma terceira licitação está em curso para contratar médicos e enfermeiros, sendo que a gestão ficará a cargo do Município. Em relação a esta questão, Collares pediu detalhes várias vezes e o secretário repetiu a mesma resposta, criando um novo impasse.

O Vereador Collares questionou, também, sobre o caso do médico Renan Pereira, lembrando que a Prefeitura publicou edital anulando a sua nomeação, mas que a mesma ainda não foi efetivada. O médico segue afastado desde abril e continua recebendo salários. Como este caso não está na Saúde, tratando-se de processo administrativo, Panazzolo deu uma resposta errada, dizendo que o médico não foi encontrado.

O secretário de Administração, Finanças e Recursos Humanos, Rodrigo Pedroso, que estava na Câmara, disse à Gazeta Centro-Sul que Renan Pereira apresentou defesa e que o caso está sendo avaliado pela Procuradoria do Município, devendo ser finalizado nos próximos dias. Pedroso ressaltou que o caso é complexo, pois não existe precedente e não há previsão no Estatuto do Servidor.

João Collares questionou Jocir sobre a abertura do Hospital Regional e o secretário explicou que não pode dar previsão, tendo em vista que depende da contratualização com o Estado. Collares insistiu e perguntou se o Governo tinha vontade política para abrir o hospital. “Quando o senhor foi prefeito não tinha hospital, faltou vontade política?”, rebateu o secretário. A devolução da pergunta acirrou ainda mais os ânimos.

O vereador Alex Medeiros fez intervenção na tentativa de contornar o clima tenso. Disse que a contratação de médicos pela Prefeitura é difícil e que a terceirização é uma alternativa viável.

Sobre o agendamento de consultas, Jocir disse que será por meio de aplicativo, com início do sistema até o final deste ano.

Sem Resposta

Os vereadores questionaram sobre 14 kits de equipamentos odontológicos comprados pela Prefeitura e que estão sem uso, e sobre a promessa do Prefeito Sperotto, feita na inauguração do Ecoponto, no Bairro Jardim dos Lagos, de que o Hospital seria inaugurado neste ano. O secretário não respondeu.

Publicado em 13/10/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados