Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

08/10/2018 - 14h32min

Os 25 Anos da Gazeta Centro-Sul

Compartilhar no Facebook

Edição Piloto foi lançada em evento realizado no dia 1º de outubro de 1993

Em solenidade na Câmara Municipal de Guaíba, no dia 1º de outubro de 1993, foi lançada a Edição Piloto da Gazeta Centro-Sul, marcando a distribuição do primeiro exemplar e a data de aniversário do Jornal. Nessa segunda-feira, 1º, a Gazeta completou 25 anos de circulação ininterrupta em Guaíba e Região, com publicações semanais.

Neste período de duas décadas e meia, a Gazeta registrou os principais fatos que marcaram a história em Guaíba e na Região Centro-Sul do Estado.

Entre as reportagens de destaque: a desistência da Ford de instalar em Guaíba a maior montadora de veículos da Companhia no mundo e o trauma desta decisão, que teve importante ingrediente político-partidário. A inauguração do Pronto Atendimento (PA) 24 Horas; o início do transporte seletivo (Amarelinhos); a inauguração da Unidade da Uergs. O movimento popular para a construção de uma elevada no acesso a Guaíba, na BR-116, local de muitos acidentes; problema solucionado a partir da mobilização da sociedade com apoio da Gazeta.

Os destaques das publicações jornalísticas seguem com as dramáticas eleições municipais; as cinco mudanças de acionistas e a expansão da fábrica de celulose, hoje pertencente ao grupo chileno CMPC; a inauguração do Centro de Distribuição de Veículos da Toyota, que se tornou uma das principais fontes de arrecadação de Guaíba. A revitalização da Casa de Gomes Jardim e a criação do Sítio Histórico; o retorno do transporte hidroviário com os catamarãs; os shows nacionais promovidos pela Toyota; a agonia sem fim do Arroio Passo Fundo, devido à severa poluição; a duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas ainda inconclusa; os diversos anúncios de implantação de indústrias na Zona Mista Industrial (ex-terreno da Ford) que nunca se concretizaram; e a passagem da Tocha Olímpica pela Região estão entre os diversos fatos que tiveram forte impacto na vida das comunidades de abrangência da Gazeta Centro-Sul.

Além dos destaques mencionados, fazem parte do arquivo da Gazeta milhares de matérias com informações relevantes sobre Segurança Pública, Economia, Cultura, Educação, Esportes, Saúde e Sociedade. Uma coleção que registra duas décadas e meia de história e opinião em mais de 20 mil páginas, produzidas pela equipe de profissionais e colaboradores da Gazeta Centro-Sul, que se tornou patrimônio da sociedade.



Conteúdo



A Gazeta Centro-Sul, que completou duas décadas e meia de circulação, oferece conteúdo jornalístico profissional, abrangendo diversos segmentos, destacando informação e opinião com responsabilidade e ética.

Nas páginas do Jornal, os leitores encontram três espaços de interatividade: “Reclamações, Recado do Leitor e Que Lugar é Esse?”. Contam com dois programas educacionais: Janela da Escola e Gazeta na Sala de Aula.

A Gazeta oferece, ainda, as colunas de Leandro André, Daniel Andriotti, Comportamento (Cristina André), Perspectiva (Túlio Carvalho); Trabalho e Previdência (Cristine e Fabíola Saboya); Espaço do Sim (Joaquim Mello); Nutrição (Luana André); Painel Econômico; Gente; Variedades; Horóscopo (Karla Yussi); Bicho Amigo; Gazeta Esportes; Gastronomia; Adultos Maduros; e Humor.

Os assuntos se dividem em editorias de Comunidade; Política; Segurança; e Geral, com informações e reportagens especiais. Os cadernos Casa & Garagem e de Gastronomia são publicações mensais. Todo o conteúdo é elaborado pela equipe de colaboradores da Gazeta Centro-Sul.

Informação e opinião de qualidade em 25 anos de trabalho jornalístico indispensável para Guaíba e Região.

Na Internet: www.gazetacentrosul.com.br

Publicado em 5/10/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados