Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

13/08/2018 - 14h01min

Em Busca da Chama Crioula

Compartilhar no Facebook

Gaúchos de todas as querências estão percorrendo campos e estradas do Rio Grande do Sul até o município de Iraí em busca da centelha da Chama Crioula, símbolo das comemorações farroupilhas.

Em Guaíba, a cerimônia de partida dos cavalarianos em busca da Chama aconteceu na quarta-feira, 8, em frente à Prefeitura (foto).

A abertura do evento foi feita pela secretária de Turismo, Desporto e Cultura (Setudec), Cláudia Mara, que agradeceu o esforço do grupo de cavalarianos na representação da Cidade nos eventos tradicionalistas. Em seguida, a vice-prefeita Cleusa Silveira desejou uma boa viagem aos cavaleiros, que retornarão a Guaíba no dia 29 de agosto.

O prefeito José Sperotto destacou a importância do movimento tradicionalista no “Berço da Revolução Farroupilha”.

Tradição

O acendimento da Chama Crioula é um dos mais importantes eventos do calendário cultural do Rio Grande do Sul e repete-se, anualmente, desde 1947. Na época, um grupo de jovens, conhecido como Grupo dos 8, retirou uma centelha da pira da Pátria e a conduziu do Parque Farroupilha até o Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, iniciando um movimento de resgate e preservação dos costumes da Região, levando à criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Maçonaria na Revolução Farroupilha

No próximo dia 16, na Vitrine Cultural, às 19 horas, a Setudec promoverá a palestra “O papel da Maçonaria na Revolução Farroupilha”, ministrada por Antônio Augusto Queiroz Baptista.

Foto: Juliana Villeroy

Publicado em 11/8/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados