Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

06/08/2018 - 15h35min

Nono drone é abatido em presídio de Charqueadas

Compartilhar no Facebook

Os agentes penitenciários de plantão da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) abateram um drone, na madrugada de quinta-feira, 2, que sobrevoava o lado alfa entre as celas 15 e 16 do pátio da casa prisional.

O aparelho, controlado remotamente, transportava dois smartphones, dois carregadores de telefone, três fones de ouvido, uma antena de celular e três porções de substâncias semelhantes à cocaína.

Os agentes intensificam as rondas noturnas a pedido da Atividade de Segurança e Disciplina (ASD). Foi o nono drone abatido pelos agentes da PASC nos últimos dois anos, sendo o terceiro em 2018.

Criminoso armado é preso na BR em Eldorado

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam um criminoso armado na tarde de segunda-feira, 30 de julho, na BR-290, em Eldorado do Sul. Ele portava duas armas de fogo.

Os policiais realizavam policiamento ostensivo na rodovia quando receberam informação, do Setor de Inteligência da PRF, que um Ford Fusion estaria sendo utilizado por criminosos em Eldorado. O automóvel foi abordado quando saía da BR-290 e entrava na Cidade. Ao revistarem o veículo e os seus ocupantes, os policiais encontraram duas armas – uma pistola e um revólver, ambas municiadas.

De acordo com a PRF, o condutor do veículo, um homem de 37 anos com antecedentes por homicídio, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e conduzido para a área judiciária.

Parque Eldorado volta a ter posto de atendimento da BM

O distrito do Parque Eldorado, no município de Eldorado do Sul, voltou a ter um posto de atendimento da Brigada Militar. A abertura das novas instalações ocorreu no dia 31 de julho, com a presença do secretário da Segurança Pública (SSP), Cezar Schirmer, do subcomandante-geral da BM, coronel Eduardo Biacchi, e do prefeito Ernani Gonçalves.

O posto, que será ocupado por policiais militares da 2ª Companhia do 31º Batalhão de Polícia Militar, é uma colaboração entre o Governo do Estado e o poder público municipal. Conforme a SSP, o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios tem o objetivo de permitir que as polícias enfrentem o crime em pé de igualdade.

A BM deslocou oito policiais para atuarem no Parque Eldorado, que fica localizado a cerca de dez quilômetros da zona urbana do Município e possui aproximadamente sete mil habitantes. A Prefeitura de Eldorado do Sul, responsável pela reforma e a compra do mobiliário da estrutura, custeará também o aluguel do imóvel. Uma viatura também foi adquirida e doada pelo Executivo local.

Alerta do Detran-RS

No dia 31 de julho, encerrou o Calendário de Licenciamento 2018, devendo todos os veículos estarem com as obrigações quitadas para o ano de exercício. Com o vencimento do licenciamento 2017 para as placas de final 9 e 0 em 31 de julho, o documento 2018 passou a ser exigido para todos a partir de 1º de agosto.

Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido no final de abril, a validade do licenciamento 2017 varia conforme o número final da placa. Para as placas de final 1, 2 e 3, o prazo expirou em 30 de abril; para as de final 4, 5 e 6, o documento de 2017 venceu em 31 de maio; para placas de final 7 e 8, o prazo era 30 de junho; e para as placas de final 9 e 0, a validade foi até 31 de julho.

O proprietário deve quitar, além do IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT), a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) e multas vencidas, se houver. Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha recebido o documento, o proprietário deve primeiro verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou, ainda, se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site do DetranRS, com a placa e o número do Renavam.

O DetranRS alerta, ainda, que dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH, além de remoção do veículo a depósito, até a regularização. Para mais informações e dúvidas, o proprietário pode entrar em contato pelo Disque Detran no 0800.5103311 ou, se estiver ligando de celular ou de fora do Estado, para 51 3288.2000. Também pode encaminhar e-mail para o Fale Conosco do site.

Aviso pelo Celular

O proprietário de veículo pode ser avisado por email ou mensagem de celular quando o documento for emitido. Basta cadastrar-se na Central de Serviços do DetranRS. O cadastro é feito pelo site do DetranRS ou baixando o aplicativo na App Store e Google Play.

Homem acusado de homicídio na frente de escola está foragido

De acordo com a Polícia de Guaíba, o homem acusado de ter matado o pai de duas alunas da Escola Municipal Inácio de Quadros está foragido.

O crime, que chocou a comunidade, aconteceu no final da manhã do dia 26 de junho. O padrasto de duas meninas que estudavam na Escola, localizada no Bairro Coronel Nassuca, em Guaíba, matou a tiros Gabriel Santos, 31 anos, o pai das crianças.

O motivo do crime ainda segue sendo investigado na DP local, que aguarda depoimento do acusado.

Furtaram três mil mudas de eucalipto em Camaquã

A bandidagem não tem limites. Além de atacar a qualquer hora do dia ou na noite nas cidades, vem atuando, também, em propriedades rurais. O crime de abigeato é conhecido e antigo, mas furto de árvores é lamentável novidade.

No dia 18 de julho, o vigilante de um horto florestal no Distrito de Bonito, interior de Camaquã, observou que haviam sido furtadas quase três mil mudas de eucaliptos plantadas. O registro na DPPA do Município foi feito na quinta-feira, 2 de agosto.

Proerd completa 20 anos no RS

Desenvolvido pela Brigada Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) já orientou mais de um milhão de jovens, a partir do quinto ano do Ensino Fundamental, em todo o Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador estadual do Proerd, coronel Rogério Hoffman, “ao longo de dez encontros com duração de uma hora, um policial militar juntamente com o professor transmite aos alunos em sala de aula informações sobre a prevenção da violência e o uso de drogas, sempre de forma lúdica e responsável”.

O Programa desenvolve ações conjuntas entre o policial militar devidamente capacitado (instrutor Proerd), professores, estudantes e pais, para prevenir e reduzir o uso de drogas e violência na comunidade escolar.

Encheu a bolsa e saiu sem pagar

Na noite de quarta-feira, 1º, uma guarnição do POE, do 31º BPM, se deslocou até um mercado na Zona Sul de Guaíba, onde uma mulher furtou diversos produtos. Ela colocou as mercadorias em uma bolsa e saiu sem pagar, quando foi detida. A acusada tem passagens pela Polícia por furtos.

Na bolsa da mulher, os PMs encontraram 25 tubos de desodorante, xampu, três escovas de dente, três kits de unha, quatro vidros de esmalte, dois cortadores de unha, cinco barras de chocolate, dois pacotes de pipoca, uma caixa de curativos, sete pacotes de suco, um pacote de tempero, duas bandejas de carnes picadas, um pacote de linguiça e um caldo de carne.

Publicado em 4/8/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados