Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Tera-feira, 21 de agosto de 2018

06/08/2018 - 15h11min

Camaquenses visitam a Fábrica de Gaiteiros em Barra do Ribeiro

Compartilhar no Facebook

No dia 26 de julho, o secretário da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude de Camaquã, Mario Garcia, acompanhado da diretora de Turismo, Nilza Tessmann, e Luísa Flores, fizeram uma visita à Fábrica de Gaiteiros em Barra do Ribeiro. Os camaquenses foram levar o convite para que os músicos participem da 38ª Feira do Livro de Camaquã.

“A Fábrica de Gaiteiros não surgiu apenas de uma ideia, mas de uma necessidade.” disse Renato Borghetti, que iniciou o projeto social em 2011. Através de correspondências e pedidos de admiradores, percebeu o forte interesse de muitas pessoas na gaita-ponto, mas também a dificuldade que tinham em adquirir o instrumento. Dessa forma, Renato decidiu investir na inclusão de crianças e jovens na cultura gaúcha, através da gaita de oito baixos.

Atualmente, o Programa já tem diversas extensões espalhadas pelos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Butiá, Tapes, São Gabriel, Bagé, Lages e Blumenau, somando cerca de 500 alunos, na faixa etária dos 7 aos 15 anos.

Além das aulas, a Fábrica também produz as gaitas a serem usadas exclusivamente pelos alunos em sala de aula, portanto, não são comercializadas.

As aulas são totalmente gratuitas, assim como os instrumentos fornecidos.

Publicado em 4/8/2018


Últimas Notícias

O vereador Renan Pereira (PTB), que está afastado da Câmara de Guaíba, renunciou ao cargo de presidente da Mesa Diretora, nesta segunda, 6.

Prefeito Sperotto retira PLs que alteravam estrutura do Governo e criavam 21 CCs na Prefeitura de Guaíba.

Instaurada CPP na Câmara de Guaíba para julgar pedido de cassação do vereador Renan Pereira (PTB).

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados