Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

15/01/2018 - 10h41min

Projeto de lei para declarar Barra do Ribeiro como “Terra da Fábrica de Gaiteiros”

Compartilhar no Facebook

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para declarar o município de Barra do Ribeiro como a Terra da Fábrica de Gaiteiros. O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e já recebeu parecer favorável do relator, deputado Tiago Simon (PMDB).

De acordo com Sossella, a proposição é uma forma de valorizar e reconhecer o projeto social Fábrica de Gaiteiros, voltado à educação musical de crianças e jovens de sete a 15 anos, por meio do ensino do acordeão diatônico, conhecido popularmente como gaita de oito baixos. A iniciativa, desenvolvida pelo músico Renato Borghetti em parceria com a Celulose Riograndense, tem a sede em Barra do Ribeiro, inaugurada em 2014, às margens do Guaíba.

O processo de confecção dos instrumentos utiliza madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis, valorizando a questão socioambiental. Para o projeto, são produzidas gaitas e ministradas aulas práticas e teóricas para a formação musical dos pequenos gaiteiros. Além de Barra do Ribeiro, o Fábrica de Gateiros é realizado também em Guaíba, Porto Alegre, Tapes, Butiá, São Gabriel e Bagé, com a participação de mais de duzentas crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação

Publicado em 13/1/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados