Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

14/08/2017 - 09h29min

Prisões e Apreensões de Armas na Zona Rural da Região

Compartilhar no Facebook

A Polícia Civil de Camaquã coordenou uma grande operação na terça-feira, 8, para combater crimes de furtos, roubos e receptação nas áreas rurais de Camaquã, Cristal, Chuvisca, Dom Feliciano e São Lourenço do Sul. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, além de oito mandados de prisão temporária. Também foi apreendida uma adolescente.

Além das prisões, foram apreendidos três veículos, sete armas de fogo (foto) e diversos aparelhos eletrônicos furtados ou roubados nos municípios mencionados. A operação contou com apoio da Brigada Militar.

Polícia Civil apresenta resultados do primeiro semestre

A Polícia Civil do RS realizou balanço comparativo entre o primeiro semestre de 2017 e o mesmo período de 2016. O estudo demonstra que as ações de inteligência, associadas ao aumento de operações policiais, refletiram diretamente na diminuição de índices da violência no Estado. Foram 514 operações policiais realizadas no primeiro semestre de 2017 em comparação a 473 do ano passado.

De acordo com a Polícia, outro indicador que reflete a diminuição da violência no Rio Grande do Sul é o número de procedimentos policiais instaurados. No primeiro semestre de 2016, foram 204.494, enquanto no mesmo período de 2017, foram 182.241, uma diminuição de 10,88%.

O Chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, ressaltou que o aumento do efetivo com o ingresso de novos policiais civis foi um outro fator que, associado aos índices mencionados, contribuiu com a redução da criminalidade.

Preso com espingarda na granja de arroz

No domingo, 6 de agosto, por volta das 14 horas, a Brigada Militar de Eldorado do Sul, em patrulhamento de rotina na Estrada da Arrozeira, avistou um indivíduo em atitude suspeita no meio da granja de arroz. Ao abordar o suspeito, os PMs constataram que ele possuía uma arma calibre 38 Pulmam (foto), com oito cartuchos intactos. Foi dada voz de prisão e o indivíduo foi conduzido para a DPPA em Canoas.

Homenagem aos PMs Tombados em Serviço

Os alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar do Polo de Guaíba (CBFPM) participaram de homenagem, na terça-feira, 8, ao Dia dos Policiais Militares Tombados em Serviço.

Polícia Civil e OAB firmam acordo inédito

Nesta quarta-feira, 9, a Polícia Civil e a OAB/RS firmaram um acordo de cooperação institucional. O objetivo foi a criação da Comissão Mista que vai garantir o aperfeiçoamento da atuação operacional na tramitação de inquéritos policiais, assuntos administrativos e questões vinculadas à advocacia, facilitando o exercício profissional nas delegacias de polícia do RS.

Junto com representantes da Polícia, o presidente da Ordem Gaúcha, Ricardo Breier, assinou o Termo de Ajuste Institucional (foto), dando início à aproximação entre as instituições. A cada dois meses, serão realizadas reuniões nas sedes das instituições para debater, aprimorar e sugerir aperfeiçoamentos acerca do melhor andamento dos procedimentos criminais.

Para o presidente da OAB/RS, a ação de cooperação, inédita no País, tem em sua base o diálogo como prioridade.

Três Presos por Furto e Receptação em Cristal

A Polícia Civil Camaquã, com apoio da Brigada Militar, prendeu no domingo, 6, três homens - de 23, 33 e 40 anos, por furto e receptação no município de Cristal. Segundo o delegado Vladimir Urach, com eles foram apreendidos diversos objetos furtados e roubados, além de um veículo Sandero, roubado na Região Metropolitana e clonado. Eles foram autuados em flagrante por furto e receptação. Os indivíduos são suspeitos de pertencerem a uma quadrilha especializada em furtos e roubos na área rural de Cristal, Camaquã e São Lourenço do Sul.

Adolescente tinha estoque de drogas em Eldorado

No dia 4, a Polícia Civil de Eldorado do Sul apreendeu um adolescente por tráfico de drogas no Município. Após verificarem denúncia de que um jovem de 17 anos armazenava drogas em sua residência, policiais diligenciaram no local e encontraram aproximadamente 500g de maconha, 23g de cocaína, uma balança de precisão e diversos pinos vazios para comercialização das drogas.

Fingia vender carros antigos em Butiá

A Operação Maverick, realizada pela Polícia Civil de Butiá, na quinta-feira, 10, cumpriu mandado de busca e apreensão em residência no Bairro Santo Antônio. No local, foram encontrados 31 veículos; destes, vários carros antigos. O alvo, com vários antecedentes por estelionato, anunciava em sites de venda alguns carros antigos, negociava o preço e recebia depósitos em contas de laranjas, mas nunca entregava os bens.

No curso da ação, dentro do porta-malas de um dos carros, foram apreendidas cinco armas de fogo (duas espingardas e três carabinas), caixas de munição de espingardas de diversos cartuchos, além de um drone e máquina que pode ser usada para gravar numeração de motores e chassis de veículos. Também foram apreendidos duas toucas ninja e um giroflex de viatura policial.

Lei Maria da Penha completa 11 anos

Por dia, cerca de 10.800 mulheres são vítimas de agressão no Brasil. O dado é baseado na estimativa feita pela ferramenta Relógios da Violência, desenvolvida pelo Instituto Maria da Penha (IMP), de que a cada oito segundos uma brasileira é vítima de agressão física. Os números apresentados pelo IMP também dialogam com a estimativa da Organização Mundial da Saúde sobre o cenário da violência contra a mulher no mundo. De acordo com o órgão, uma em cada três mulheres sofrem violência conjugal.

A Polícia Civil do RS, através da Coordenadoria das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), realiza no mês de agosto diversas ações alusivas aos 11 anos de existência da Lei Maria da Penha, completados no dia 7 de agosto. A denúncia é o caminho para o combate a este crime.

Foto: DIVULGAÇÃO/PC

Publicado em 12/8/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados