Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

09/08/2017 - 15h02min

Ações Preventivas na Saúde em Unidades Especiais

Compartilhar no Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde está implantando novas de unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) em Guaíba, visando intensificar o trabalho de prevenção.

De acordo com o secretário Itamar Costa, a descentralização do atendimento evita congestionamentos no PA, além de garantir a permanência contínua de um médico em diversas regiões da Cidade.

Na semana passada, o Posto de Saúde do Bairro São Francisco (foto) foi transformado em uma ESF, o mesmo irá acontecer no Bairro São Jorge no dia 10. Itamar ressaltou que o modelo da ESF requer uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um agente comunitário para cada 750 moradores. Isso justifica a implantação de mais de uma unidade na mesma região.

“Na Unidade Básica de Saúde (UBS) às vezes não tem médico, mas na ESF sempre tem médico”, ressaltou o secretário. Ele adiantou que está trabalhando para ampliar o serviço e que, em breve, deverá oferecer, também, tratamento odontológico.

Com os postos de saúde São Francisco e São Jorge sendo elevados a Estratégia Saúde da Família, passam a ser quatro ESFs no Município, incluindo as dos bairros Primavera e Nova Guaíba.

“A ESF é mais do que um posto, pois haverá médicos a semana toda. Ginecologistas, pediatras e enfermeiros. Queremos que todos tenham atendimento de qualidade próximo de onde moram, de modo que o PA seja a última alternativa”, destacou o secretário. Os moradores passam a contar com agentes de saúde comunitária, contratados pelo Município, realizando visitas nas casas.

Informatização do Sistema em substituição ao 0800

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o secretário de Saúde informou, também, que foi concluído o processo de licitação para contratar a empresa que irá informatizar o sistema de atendimento de Saúde em Guaíba.

Segundo Itamar, após a informatização, todo o paciente que consultar em um posto já sai com o agendamento para o médico especialista. Ele afirmou que o sistema fará com que terminem as filas durante as madrugadas para garantir fichas. Itamar Costa explicou que este sistema irá substituir o 0800, sendo mais eficaz, pois evita a possibilidade de alguém marcar a consulta por telefone e não comparecer, tirando a vaga de quem precisa de atendimento.

O secretário garantiu que até o final deste ano (2017), a informatização irá abranger o PA e os três maiores postos de saúde, sendo que no primeiro trimestre de 2018, o sistema deverá estar totalmente informatizado.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 5/8/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados