Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 20 de julho de 2018

09/08/2017 - 15h02min

Ações Preventivas na Saúde em Unidades Especiais

Compartilhar no Facebook

A Secretaria Municipal de Saúde está implantando novas de unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) em Guaíba, visando intensificar o trabalho de prevenção.

De acordo com o secretário Itamar Costa, a descentralização do atendimento evita congestionamentos no PA, além de garantir a permanência contínua de um médico em diversas regiões da Cidade.

Na semana passada, o Posto de Saúde do Bairro São Francisco (foto) foi transformado em uma ESF, o mesmo irá acontecer no Bairro São Jorge no dia 10. Itamar ressaltou que o modelo da ESF requer uma equipe composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um agente comunitário para cada 750 moradores. Isso justifica a implantação de mais de uma unidade na mesma região.

“Na Unidade Básica de Saúde (UBS) às vezes não tem médico, mas na ESF sempre tem médico”, ressaltou o secretário. Ele adiantou que está trabalhando para ampliar o serviço e que, em breve, deverá oferecer, também, tratamento odontológico.

Com os postos de saúde São Francisco e São Jorge sendo elevados a Estratégia Saúde da Família, passam a ser quatro ESFs no Município, incluindo as dos bairros Primavera e Nova Guaíba.

“A ESF é mais do que um posto, pois haverá médicos a semana toda. Ginecologistas, pediatras e enfermeiros. Queremos que todos tenham atendimento de qualidade próximo de onde moram, de modo que o PA seja a última alternativa”, destacou o secretário. Os moradores passam a contar com agentes de saúde comunitária, contratados pelo Município, realizando visitas nas casas.

Informatização do Sistema em substituição ao 0800

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o secretário de Saúde informou, também, que foi concluído o processo de licitação para contratar a empresa que irá informatizar o sistema de atendimento de Saúde em Guaíba.

Segundo Itamar, após a informatização, todo o paciente que consultar em um posto já sai com o agendamento para o médico especialista. Ele afirmou que o sistema fará com que terminem as filas durante as madrugadas para garantir fichas. Itamar Costa explicou que este sistema irá substituir o 0800, sendo mais eficaz, pois evita a possibilidade de alguém marcar a consulta por telefone e não comparecer, tirando a vaga de quem precisa de atendimento.

O secretário garantiu que até o final deste ano (2017), a informatização irá abranger o PA e os três maiores postos de saúde, sendo que no primeiro trimestre de 2018, o sistema deverá estar totalmente informatizado.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 5/8/2017.


Últimas Notícias

Instaurada CPP na Câmara de Guaíba para julgar pedido de cassação do vereador Renan Pereira (PTB).

Câmara Municipal de Guaíba aprova instauração de CPI para apurar supostas irregularidades na Prefeitura.

Padrasto mata a tiros pai de aluna em frente à Escola Inácio de Quadros, em Guaíba, no final da manhã desta terça-feira, 26.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados