Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

17/04/2017 - 11h20min

Entrevista Exclusiva com o Prefeito Sperotto

Compartilhar no Facebook

O prefeito de Guaíba, José Sperotto (PTB), responde questões relacionadas aos primeiros cem dias de seu governo, que iniciou no dia 1º de janeiro deste ano. Ele foi questionado sobre a experiência no Executivo Municipal, equipe de governo, principais ações, o que esperar no futuro e quando a maternidade começará a funcionar; além de questões relacionadas ao Meio Ambiente. Confira.

Gazeta - O senhor sentiu muita diferença entre o trabalho no Executivo (como prefeito) em relação ao do Legislativo (como deputado)?

Sperotto - Sempre me senti muito à vontade na função de deputado e acredito que ao longo do período que estive na Assembleia Legislativa consegui contribuir com a sociedade, especialmente com o nosso Município. Durante esse tempo, tive uma experiência no Executivo quando fui secretário de Estado. Porém, ser prefeito de Guaíba é algo que sempre almejei. A melhor diferença é a de contribuir diretamente com a população. Mesmo que, em alguns casos, a tomada de decisão dependa de um conjunto de fatores e nem sempre todos possuam a paciência de compreender isso, tenho certeza e confiança de já ter começado a contribuir para melhorar a vida dos guaibenses.

Gazeta - Uma secretária foi demitida, uma diretora pediu para sair, o secretário de Obras se afastou temporariamente. Vêm mais mudanças por aí?

Sperotto - O secretário de Obras, que é vereador, voltou temporariamente para a Câmara, mas retorna à Secretaria logo para seguir o seu trabalho normalmente. Já a Diretoria de Licenciamento Ambiental, assim como a de Saúde, neste momento, fica com o cargo de diretor desocupado, contando com o corpo técnico concursado para suprir no dia a dia as funções da Pasta.

Sobre a possibilidade de futuras mudanças, no nosso governo não admitimos ninguém na zona de conforto, então não há espaço para que a equipe relaxe. Mudanças podem acontecer a qualquer momento, mas estou satisfeito com o comprometimento das pessoas que trabalham conosco.

Gazeta - Quais as ações relevantes que o senhor destaca nos cem primeiros dias de seu governo?

Sperotto - Quisera os problemas de Guaíba fossem todos eles solucionados em cem dias. No entanto, não há nenhum deles que ainda não tenhamos tomado a iniciativa de arregaçar as mangas para buscar alternativas e soluções. As alterações no transporte público, com a possibilidade de percorrer uma distância maior com uma passagem única, é um exemplo. Desde a primeira semana de governo, estávamos em tratativas com a empresa concessionária e com técnicos para garantir toda a segurança, sobretudo jurídica. Realizamos mutirões de limpeza urbana, tapa-buracos e hidrojato (que limpa os esgotos sem quebrar canos).

Tenho reunido esforços visando oferecer melhor segurança para a nossa cidade, tanto que estive mais de uma vez com o secretário Estadual de Segurança, Cezar Schirmer. Além disso, mantenho minha atenção também às obras de duplicação da Estrada do Conde, com recursos do Estado e da União.

Na primeira semana de janeiro, fui à Farmácia Municipal e fiquei espantado com a falta de remédios. Providenciamos mudanças no sistema e compra de medicamentos.

Para garantir o nosso Carnaval, buscamos parceria com a iniciativa privada. Isso deu ainda mais visibilidade a Guaíba, fazendo nosso Carnaval se consolidar como um dos maiores do Estado e com expectativa de um público ainda maior para 2018, o que movimenta a nossa economia, engrandece nosso turismo e a nossa cultura popular.

O Wi-Fi na Orla já atingiu mais de dois mil usuários cadastrados, mostrando que é uma tecnologia que os guaibenses aprovaram. Vamos levar este serviço também para os bairros. Falando em tecnologia, o aplicativo Moovit, mundialmente conhecido, aqui em Guaíba está conectado agora ao nosso transporte público através de sistema de GPS nos ônibus. Com ele, o usuário sabe exatamente quando o ônibus está chegando e não precisa ficar muito tempo esperando o transporte na parada.

Gazeta - O que será realizado de importante ainda este ano?

Sperotto - Não posso me comprometer com prazos, porque muitas ações para se tornarem efetivas dependem de uma série de fatores e não temos o controle do tempo a respeito de todos, mas garanto que seguiremos incansáveis para o quanto antes atingirmos nossas principais metas, como, por exemplo, a marcação de consultas através do sistema 0800.

Gazeta - O que esperar até o final do seu governo?

Sperotto - Atitude e transparência é nossa marca de governo. Vamos agir em cima das nossas promessas de campanha, das principais necessidades e expectativas da nossa população, com o mesmo dinamismo que atuamos nestes primeiros cem dias.

Gazeta - O que está sendo feito, na prática, para a abertura da maternidade e do Hospital Regional? Tem previsão de quando entrarão em operação?

Sperotto - Estamos readequando o projeto visando novamente o aval da Anvisa. É importante destacar que o que está travando é a questão burocrática. Nós possuímos os recursos, não só da Prefeitura como da parceria público-privada com a CMPC, porém as inúmeras readequações propostas causam esse retardo. Não faltam vontade e empenho para o Hospital Regional, com maternidade, começar a funcionar para mais de quatrocentas mil pessoas.

Gazeta - Por que o Município ainda não fez a sua parte para iniciar a implantação do Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger?

Sperotto - Existe uma comissão que está à frente das discussões sobre o referido morro. O primeiro plano de trabalho apresentado sofreu indicações de alteração. Tais adequações começaram a ser feitas e devem ser remetidas à Fepam até a metade do mês de maio.

Gazeta - Será implantado um ecoponto grande (licenciado) no Interior para descartar caliça, galhos, móveis velhos e material reciclável?

Sperotto – Hoje, o foco está nos ecopontos dos bairros Colina e Santa Rita. A operacionalização de uma atividade deste porte no Interior não é simples e sua viabilidade está sendo estudada.

Gazeta - Qual a situação financeira do Município e qual a previsão para 2018?

Sperotto - Guaíba está em uma situação financeira estável, o que dentro da realidade dos municípios do País quer dizer uma condição apertada, mas que consegue honrar seus compromissos com a folha de pagamento e com os fornecedores.

A expectativa para 2018 é de um ganho adicionado fiscal que coloque a Cidade entre as nove maiores economias do Estado (hoje é a 15ª). Entretanto, esta posição, para representar de fato uma melhor condição do potencial financeiro do Município, dependente do momento econômico que o País e o Estado estarão no ano que vem. Se for novamente um ano de aperto financeiro geral, isso inevitavelmente irá se refletir no Município.

Foto: LA/Gazeta Centro-Sul
Publicado em 14/4/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados