Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

09/01/2017 - 13h03min

Economia de Energia

Compartilhar no Facebook

Confira dicas para Economizar Energia.

Energia elétrica é um bem nobre e precisa ser usado de maneira consciente, sem desperdício. No RS, historicamente, as demandas máximas são registradas nos meses de verão, devido ao uso das cargas de refrigeração, em especial.

O engenheiro eletricista da Diretoria de Distribuição da CEEE, Gustavo Arend, reforça orientações importantes no uso de aparelhos em benefício do melhor funcionamento do sistema de energia e da economia doméstica. O segmento residencial é responsável por 34% do total da energia elétrica consumida pelos clientes da CEEE.

Ar-condicionado

Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente; mantenha janelas e portas fechadas quando ele estiver ligado; limpe os filtros regularmente.

Chuveiro Elétrico

Sempre que possível, ajuste a temperatura do aparelho para a posição de “verão”; não tente reaproveitar resistências queimadas; evite banhos demorados.

Ferro Elétrico

Acumule o máximo possível de roupas para passar; inicie sempre pelas que requerem temperaturas mais elevadas; reserve algumas peças leves para serem passadas com o ferro desligado, já que o aparelho permanecerá quente por certo período.

Geladeiras e Freezers

Não abra a porta por tempo prolongado; realize o degelo (limpeza) periodicamente; regule a temperatura, conforme a estação do ano; observe sempre as condições da borracha de vedação; não use a parte traseira da geladeira para secar roupas; instale o refrigerador e o freezer em áreas ventiladas e distantes da exposição do sol; nunca guarde alimentos e líquidos quentes dentro dos aparelhos.

Iluminação

Mantenha as janelas abertas para aproveitar a luz natural, use cores claras nas paredes; conserve as lâmpadas e luminárias sempre limpas; utilize lâmpadas compactas ou de LED, que consomem menos energia, duram muito mais e têm, no mínimo, um ano de garantia; ao sair de um ambiente, apague a luz.

Micro-ondas

Sempre que possível, efetue o descongelamento dos alimentos naturalmente; procure adequar a potência do aparelho à necessidade de aquecimento dos produtos; retire-o da tomada quando não estiver em uso; não obstrua a ventilação do equipamento.

TV, Som, Computador

Evite manter os aparelhos ligados ao dormir ou quando ninguém estiver assistindo ou utilizando; equipamentos em modo de espera (stand by) também consomem energia: desligue-os da tomada e economize até 20%; use o recurso de economia de energia do seu computador.

Publicado em 7/1/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados