Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

26/12/2016 - 10h07min

Gelson Santana

Compartilhar no Facebook

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil é o destaque do bimestre.

Prestes a completar 55 anos no dia 27 de dezembro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sticc), Gelson Santana, esbanja saúde e vitalidade para comandar um sindicato que abrange mais de 100 mil profissionais. Santana defende o diálogo como forma de avançar.

O líder sindical já deixou sua marca em Guaíba com projetos como a Obra Pública Legal (OPL), que visa estimular a adoção das melhores práticas na construção civil, relacionadas ao aumento da segurança nos canteiros de obras e combate à precarização e informalidade do trabalho, além da gestão correta e transparente na aplicação das verbas públicas. “Infelizmente é comum parar uma obra pública por falta de pagamento de salários. Isso prejudica os funcionários e a população. A Obra Pública Legal qualifica essa relação”, destacou Gelson.

O presidente do Sticc salientou ainda o importante papel da entidade durante a megaobra de expansão da CMPC Celulose Riograndense, em 2015, que chegou a ter 10 mil trabalhadores. “Foi um divisor de águas esse projeto, no qual a empresa e o sindicato colaboraram para identificar e resolver quaisquer problemas de segurança, instalando, inclusive, um escritório da entidade no canteiro de obras – ação inédita no Brasil”, ressaltou. Como resultado, o projeto encerrou com a taxa de acidentes mais baixa para projetos industriais no setor de papel e celulose do País. Graças a esses cuidados, não houve greve de trabalhadores durante toda a obra, o que contribuiu para que fosse cumprido o cronograma de trabalho dentro do prazo. “O sindicato conseguiu, junto com a empresa, proporcionar um aumento real no salário do trabalhador em 5%. Além da distribuição de brindes, como motos e carros entre outros”. O projeto de expansão da Celulose Riograndense foi eleito, neste ano, como um dos três melhores do mundo, em 2015, pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI).

Guaíba é a minha segunda casa. Por vários anos eu desfilava, durante o carnaval da cidade, na Império Serrano como passista. Além de ter trabalhado algum tempo no Município.

Gosto muito da possibilidade de poder ajudar as pessoas.

Não gosto de injustiças.

Numa equipe de trabalho tem que ter liderança, parceria e cumplicidade. Todas essas características podem ser vistas, por exemplo, no filme O Gladiador.

Prato Favorito: Arroz, feijão e ovo.

Time do Coração: Grêmio.

Recado aos Políticos: Precisamos mudar. A mudança de comportamento para com as pessoas. Está na hora de sermos mais humanos. Digo todos nós, não apenas os políticos. Os políticos são um reflexo da sociedade que está doente e precisa se curar. Os nossos políticos estão usando os cargos para se beneficiarem e se esquecem da população. No entanto, as pessoas, nem todas, vendem seu voto durante o período da eleição para depois ficarem quatro anos sofrendo pelo péssimo trabalho de alguns legisladores.

Recado Final – O Sticc e Guaíba têm uma história muito bonita de parcerias. A entidade desde que começou a operar no Município, pois a sua sede é em Porto Alegre, criou a Obra Pública Legal, que visa estimular a adoção das melhores práticas na construção civil. Além disso, nós atuamos em prol do trabalhador.

Em novembro deste ano, o Sindicato foi homenageado pela Câmara Municipal de Guaíba. De acordo com o Parlamento, a condecoração representa a luta pela integridade e direito dos trabalhadores.

Publicado em 24/12/16.


Últimas Notícias

Torcedores gremistas lotam a "Beira", no Centro de Guaíba, para comemorar título da Libertadores.

Nesta quarta, 29, sorteios das vagas da rede municipal, no Auditório da Prefeitura de Guaíba, às 8h30 e às 13h30.

Nesta quarta, 29, telão no Hotel Ibis Guaíba para acompanhar a final da Libertadores. Entrada livre. Bar aberto ao público.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2017 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados