Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

24/10/2016 - 09h18min

Augusta Tassoni da Silva

Compartilhar no Facebook

Ex-diretora da Escola Inácio de Quadros é o Destaque deste bimestre.

No mês em que se comemora o Dia do Professor, a Gazeta Centro-Sul homenageia a educadora Augusta Tassoni da Silva, que tem vasta contribuição relacionada à Educação em Guaíba.

Aos 71 anos, esbanjando simpatia e pensamento positivo, a pedagoga, que tem as filhas Adriana e Andrea e a netinha Anita, relembrou um pouco de sua trajetória no Município.

Como professora da Rede Estadual, desenvolveu projetos voltados a atender as necessidades dos alunos. Foi pioneira na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Guaíba, alfabetizando pessoas de 14 a 75 anos de idade. “Me orgulho de ter feito parte da vida estudantil destes alunos”, relembrou.

Na Rede Municipal, atuou de 1966 a 2014, completando 48 anos de trabalho dedicado ao Magistério. “Trabalhei em três escolas, mas o maior tempo da minha vida profissional foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Inácio de Quadros, onde atuei oito anos como professora e 23 anos como diretora”, observou.

“Foi um trabalho desenvolvido com muita dedicação, mas com muita dificuldade financeira, pois na época as escolas não tinham verbas para manutenção; com a colaboração da equipe e da comunidade escolar, conseguimos, sempre, manter a escola, não deixando faltar nada para os alunos”, relembrou.

Em seu mandato, conseguiu registrar o Círculo de Pais e Mestres, juntamente com o seu presidente, na Secretaria do Trabalho e Ação Social de Porto Alegre, facilitando o processo de doação de verbas dos deputados estaduais para a escola.

“Tanto o CPM quanto a autorização da pré-escola, fomos uma das primeiras escolas do Município a autorizar estes trabalhos; além disso, foram implantadas as séries finais do Ensino Fundamental, possibilitando aos alunos a conclusão desta etapa na comunidade escolar”, recordou Augusta.

Em 2000, foi convidada pela Secretaria Municipal de Educação para coordenar o trabalho desenvolvido no Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CMAE). “Foi um trabalho novo e desafiador, pois atendíamos alunos com necessidades educativas especiais, o qual foi muito gratificante”.

A partir de então, passou a integrar a equipe da Biblioteca Pública Municipal Darcy Azambuja, atendendo no Setor de Pesquisas, local onde encerrou as atividades profissionais em 2014.

Em 1996, fui indicada pela Secretaria Municipal de Educação para receber o troféu Mulher Destaque na Educação; em 2007, homenageada pela Câmara de Vereadores como Professora Destaque na área da Educação.

Qualidades não faltaram para a professora Augusta Tassoni da Silva ser escolhida como Destaque Gazeta deste bimestre.

E a Gazeta Centro-Sul estende esta homenagem para a Escola Municipal Inácio de Quadros, que neste ano completa 50 anos de história, da qual a destacada ex-diretora faz parte. E é ela quem convida toda a comunidade guaibense para o jantar comemorativo ao Jubileu de Ouro da Escola que acontecerá no dia 4 de novembro (informações pelo fone 3480.1855).

Uma pessoa alegre, batalhadora e persistente, assim é a Augusta, que ainda sonha em conhecer a Itália, terra natal de seus ancestrais. Comprometida com a vida e com a Educação, acreditando na importância dos sonhos. “Não devemos nunca desistir de sonhar”, concluiu.

Guaíba é uma cidade maravilhosa de se viver. É próxima de Porto Alegre e com uma bela vista para a Capital do Estado. Um Município que está se expandindo.

Gosto muito da vida, de viajar e curtir minha neta Anita.

Não gosto de cinismo, fingimento e falsidade nas pessoas.

Numa equipe de trabalho tem que ter harmonia, comprometimento e união.

Prato Favorito: Churrasco

Time do Coração: Internacional.

Recado aos Políticos: ter maior comprometimento com a população. Ser honesto.

Receita para Guaíba ser 10 – Se desenvolver mais na área industrial e comercial para proporcionar empregos à população.

Recado Final – Gostaria de parabenizar toda a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Inácio de Quadros pelos 50 anos de atividades. Me orgulho de fazer parte desta história, onde sempre trabalhei em prol da Educação no município de Guaíba.

Foto: FA/Gazeta

Publicado em 22/10/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados