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Quinta-feira, 25 de abril de 2024

26/09/2016 - 10h51min

Transporte Rural

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Município tenta regularizar o transporte na Zona Rural.

Está em andamento a licitação que visa regularizar o serviço de transporte coletivo na Zona Rural de Guaíba. Moradores do Interior enfrentam dificuldades para se deslocarem ao Centro da Cidade.

Está em processo de licitação a contratação de empresa para prestar o serviço de transporte coletivo na Zona Rural de Guaíba. Apenas a empresa ER Transporte Ltda. apresentou proposta. De acordo com o Governo Municipal, na próxima semana encerrará a fase de habilitação. A diretora de Compras e Licitações, Andréa Ribeiro, informou que, no início de outubro, deverá ocorrer a abertura da proposta financeira.

As linhas partem do Centro e os preços estabelecidos na licitação são os seguintes: Sítio Três Figueiras/Morro Santana: R$ 5,39; Logradouro/Olaria - R$ 3,50; Nabor Igreja/Sítio São Rafael: R$ 4,32; Petim/Igreja Santa Ana: R$ 3,60.

Sistema Diferenciado

O diretor Municipal dos Transportes, Cristiano Machado, explicou que as linhas do Interior possuem demanda e características específicas. Disse que aproximadamente 70 passageiros/dia usam o transporte coletivo, divididos em três viagens em cada uma das duas linhas rurais existentes (média de 22 passageiros por viagem, incluindo isentos de tarifa). Além disso, é preciso considerar as condições de trafegabilidade; dos veículos utilizados e da manutenção, que são mais rigorosas do que as aplicadas ao tráfego urbano. São percorridos em estradas de terra, por viagem, 38 km na Linha Nabor e 16 km na Linha Logradouro.

Cristiano Machado observou que as características diferenciadas do sistema de transporte na Zona Rural geram problemas de viabilidade econômico-financeira, tanto para a remuneração do operador privado como para as tarifas cobradas dos usuários. Com isso, o Município ofertou subsídio de cobertura do custo do combustível necessário à operação através de cartão de abastecimento, cuja cota mensal é regulada e controlada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Dessa forma, também por estar presente uma vantagem pública, a autorização de linhas rurais foi precedida de licitação na modalidade concorrência.

Publicado em 24/9/16.


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