Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

22/08/2016 - 09h46min

Mobilidade Urbana

Compartilhar no Facebook

Lançado Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Guaíba.

Em reunião realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (foto), na tarde de quarta-feira, 17, foi lançado o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que deverá ser desenvolvido nos próximos 180 dias.

O encontro, que reuniu lideranças do Executivo, contou também com a presença de representantes da empresa vencedora da licitação, a RS Projetos Ltda., que desenvolverá o estudo, bem como lideranças da comunidade local.

A apresentação foi mediada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Maganha, que destacou a importância da realização deste estudo. “Serão mudanças que definirão o nosso Município para os próximos anos”, lembrou o secretário. Conforme Maganha, sem o Plano Diretor, o Município não teria condições de receber recursos federais destinados à Mobilidade Urbana. “Fomos um dos primeiros a fazer a licitação do transporte coletivo e, agora, também estamos dando esse importante passo com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, que deverá dialogar com o Plano Diretor do Município”, observou.

Como se dará o processo

Para o início dos estudos, foram solicitados alguns dados aos representantes do Executivo; na sequência, será traçado diagnóstico e também avaliadas as ideias sugeridas pelo conjunto da sociedade, através dos conselhos e entidades representativas, bem como a realização de uma audiência pública em data a ser definida.

Estudos e Diagnósticos

Dentro dos estudos e diagnósticos, deverão ser avaliados o escoamento urbano e rural; a diversificação dos usos e das atividades no espaço municipal, visando a redução da necessidade de deslocamento. Na prática, deverá ser um instrumento global e estratégico da política de mobilidade urbana, determinante para todos os agentes públicos e privados que atuam no Município.

Sugestões da Comunidade

Fernando Maganha garantiu que, desde já, a Secretaria de Mobilidade Urbana está de portas abertas a sugestões vindas da população, para que possa contribuir com o novo Plano Diretor de Mobilidade Urbana.

Conforme o diretor de Transportes, Cristiano Machado, a empresa RS Projetos Ltda. apresentou na licitação preço abaixo da metade calculado pelo Executivo, em um total de R$ 157 mil.

Foto: FA/Gazeta

Publicado em 20/8/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados