Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

20/06/2016 - 10h56min

Duplicação da BR-116

Compartilhar no Facebook

Obras de duplicação da BR-116 correm risco de parar em agosto.

Alerta aconteceu na audiência pública realizada em Camaquã

Em audiência pública realizada no Auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social de Camaquã (foto), no dia 10 de junho, foi divulgada uma notícia assustadora para a Região: a possibilidade de paralisação das obras de duplicação da BR-116, entre Guaíba e Cristal, a partir de agosto.

Na ocasião, foram discutidos diversos aspectos do projeto, mas a preocupação maior foi com os dados apresentados por Vladimir Casa, engenheiro do DNIT. Conforme Casa, para finalizar a duplicação, mais o contorno de Pelotas, são necessários R$ 600 milhões, mas os recursos disponíveis somam apenas seis milhões de reais (verbas do PAC). Se este quadro não mudar, as obras serão paralisadas.

Desabafo do Prefeito

O prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, apontou erros no projeto, que acabaram provocando alagamentos em bairros próximos a BR. “São obras mal planejadas que servem como barreiras para o escoamento da água. É inadmissível uma cidade sofrer com alagamentos por falta de planejamento das autoridades”, protestou o prefeito. Ele salientou que o projeto de duplicação da BR-116 é do início dos anos 2000, sendo que a execução da obra começou mais de dez anos depois, não correspondendo com a realidade atual das cidades.

No encontro, ficou decidido que haverá novas audiências com o DNIT, em Porto Alegre, a fim de reformular o projeto técnico e evitar alagamentos devido a retenção de água. Deverá ser criado um documento final sobre as obras de duplicação a ser encaminhado ao DNIT em Brasília.

Entre as autoridades presentes na audiência pública, o deputado Adolfo Brito; o prefeito João Carlos Machado; o presidente da Câmara Municipal, Marco Aurélio Pereira; o vereador proponente da audiência, Ilson Meireles; vereadores, secretários, representantes do Ministério Público, ANTT e DNIT, além de lideranças da comunidade.

Foto: Mayara Farias

Publicado em 18/6/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados