Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

23/05/2016 - 11h17min

Interdição da Celupa

Compartilhar no Facebook

Ministério do Trabalho Interdita a Celupa/Melitta.

Essa semana, um grupo de trabalhadores (foto) foi até a sede do Sindicato (Sinpacel) buscar esclarecimentos.
Na sexta-feira, 20, a Justiça liberou a Fábrica.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) interditou a empresa Celupa/Melitta, no dia 12 de maio, devido a constatação de inconformidades na fábrica de Guaíba, onde atuam 190 trabalhadores.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores (Sinpacel), ocorreu um acidente crítico, no dia 8 de janeiro deste ano, no setor de preparo de massa, por falta de dispositivos de segurança, resultando em ferimento grave de um trabalhador, que precisou levar noventa pontos.

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o presidente do Sinpacel, João Caldas, disse que ao tomar conhecimento do fato por meio de trabalhadores, pois a entidade não foi comunicada oficialmente, tentou dialogar com a empresa a fim de sanar os problemas, em reunião que aconteceu no dia 24 de março. No entanto, segundo Caldas, por não ter recebido um compromisso formal por parte da direção da Indústria, decidiu comunicar o fato ao MTE, justificando que a empresa não cumpre o que determina a Norma Regulamentadora (NR12), que orienta sobre a relação dos trabalhadores com as máquinas. De acordo com o sindicalista, o cumprimento da Norma teria evitado o acidente. Caldas disse, também, que em visita à fábrica no dia 6 de maio, os peritos do Ministério do Trabalho teriam constatado que mais dois acidentes graves aconteceram após o de janeiro. Diante das inconformidades constatadas, o MTE decidiu interditar a linha de produção até que os problemas fossem solucionados.

Na quarta-feira, 17, um grupo de trabalhadores da Celupa foi até o Sinpacel buscar esclarecimentos, pois querem voltar a trabalhar.

O que diz a Celupa

“Em relação à interdição parcial da fábrica de Guaíba (RS), a Celupa informa que está em contato com o Ministério do Trabalho e órgãos competentes envolvidos e trabalhando para que a situação seja resolvida o mais rápido possível. A empresa reforça ainda que atua dentro das Normas e Certificações de Segurança do Trabalho e oferece a seus colaboradores um ambiente adequado e dentro dos níveis de segurança exigidos pelos órgãos competentes”.

Foto: Antônia Teixeira

Publicado em 21/5/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados