Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

02/05/2016 - 10h02min

Transporte Coletivo

Compartilhar no Facebook

Seguem as reclamações sobre o transporte coletivo.

Usuários fazem críticas para Comissão de Vereadores

A Comissão Especial da Câmara Municipal de Guaíba, que está avaliando o novo sistema de transporte coletivo da Cidade, realizou uma reunião na tarde de quarta-feira, 27, no Plenário da Câmara (foto), a fim de buscar esclarecimentos e soluções para os problemas apontados pelos usuários. Segundo a Prefeitura, 263 mil passageiros utilizam o transporte público em Guaíba por mês.

Foram convidados o secretário de Mobilidade Urbana, o diretor de Transportes, dois membros do Conselho Municipal, diretores da empresa Expresso Assur e o Ministério Público. O MP não compareceu, e os diretores da empresa presentes não se manifestaram e saíram durante as manifestações dos usuários.

Integram a Comissão Especial da Câmara os vereadores Xandão (PDT), Arilene Pereira (PTB) e Chacrinha (PMDB).

Constrangimento

Tendo em vista que o encontro foi anunciado na Gazeta Centro-Sul, apesar da reunião ter acontecido no meio da tarde, muitas pessoas foram até a Câmara para acompanhar, considerando a importância do tema. No entanto, os primeiros populares a chegar foram impedidos de entrar sob a alegação de que seria uma reunião de trabalho fechada. Depois de questionados pela Gazeta sobre a proibição, os vereadores da Comissão recuaram e abriram para o público, alegando falha de comunicação.

Os Problemas

O Vereador Xandão (PDT) abriu os trabalhos, questionando pontos do edital da licitação e do contrato firmado com a empresa Expresso Assur. Criticou a falta de dados sobre o sistema na Prefeitura; a redução significativa de linhas e dos quilômetros rodados; o preço da passagem mais caro para quem não tem cartão; e a falta de uma pesquisa de satisfação com os usuários, entre outras questões.

O Vereador Sarrafo (PTB), que trabalhou como cobrador e motorista no transporte coletivo da Cidade durante 37 anos, ressaltou que houve redução de 12 veículos com o novo sistema; a falta de abrigos em vários pontos, o que prejudica a população; e pregou uma negociação entre a Prefeitura e a empresa para colocar mais ônibus nos horários de pico. Sarrafo não aceita a tese de prejuízo, considerando que havia quatro empresas no sistema antigo e agora tem uma, atuando somente no perímetro urbano; e que houve disputa na Justiça entre empresas para assumir o serviço, o que demonstra que dá lucro.

Manifestações dos Usuários

Entre as queixas dos usuários estão: a falta de respeito com os idosos; o sistema de integração não está funcionando; o fato dos “amarelinhos” (seletivos) passarem sempre na frente dos ônibus convencionais; falta de abrigos nas paradas; dificuldades para quem mora no Parque 35; e a falta de linhas da Zona Norte (Cohab) até o PA. Foi sugerido que o terminal das linhas seja implantado ao lado do PA (futuro hospital).

O que diz a Prefeitura

O secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Maganha, e o diretor de Transportes, Cristiano Machado, explicaram que o Município está em constante debate com a empresa, visando melhorar o sistema. Prometeram avaliar as críticas e sugestões. Maganha explicou que o sistema é novo, sendo necessário um tempo de adaptação, ressaltando que isso está acontecendo.

Zona Rural

O Executivo prepara um contrato para formalizar o serviço de transporte no Interior com a Viação Alegria, enquanto não é realizada a licitação, ainda sem data definida para acontecer. O serviço segue precário e não funciona em dias de chuva.

Telefones para reclamações sobre o Transporte Coletivo: (51) 3480.0196 e 3480.1622.

A Comissão Especial da Câmara Municipal promete continuar os trabalhos de avaliação e fiscalização do sistema.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 30/4/16.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados