Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

01/02/2016 - 17h24min

Comunidade Mobilizada

Compartilhar no Facebook

População se mobiliza contra a criminalidade.

Cansados de tanto serem assaltados, comerciantes se unem a lideranças comunitárias e começam a construir estratégias para reivindicar mais policiamento em Guaíba.

Cerca de quarenta comerciantes da Zona Sul de Guaíba e lideranças do Município participaram de um encontro na Associação de Moradores da Vila Iolanda e Vila Jardim na noite de segunda-feira, dia 25. Cansados de tanto serem assaltados, alguns empresários da Rua Adão Foques estão se unindo a fim de buscar solução para o problema da insegurança na região. Eles pedem mais policiamento urgente.

No encontro, foram debatidos temas como insegurança, problemas de mobilidade urbana e a possibilidade criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública para ajudar as polícias Civil e Militar.

Populares desabafaram com depoimentos fortes, contanto que já foram assaltados até quatro vezes cada um, que os assaltantes são conhecidos de todos e que o policiamento praticamente não existe nos bairros da Zona Sul.

O comandante da 1ª Companhia de Policiamento da BM de Guaíba, Capitão Avelino, ressaltou que o maior problema é o baixo efetivo da Brigada Militar. Ele não quis revelar números por questão de estratégia, mas disse que as dificuldades são importantes. Mesmo assim, apresentou estatística para mostrar que a BM tem sido atuante no combate à criminalidade. Citou dados de 2015: 107 prisões por portaria, 263 flagrantes e 68 prisões de foragidos. Foram apreendidas 131 armas, além de 1,8 kg de crack, 175 gramas de maconha e meio quilo de cocaína. Somente até o dia 25 de janeiro deste ano, aconteceram 26 prisões e seis armas foram apreendidas. O capitão disse que a realidade é semelhante em Eldorado do Sul. Ele enalteceu a equipe de brigadianos de Guaíba e prometeu intensificar a ronda de viatura da BM na Zona Sul.

Curso de Formação de PMs

Avelino ressaltou que o Comando Regional Centro-Sul já solicitou que o curso de formação de PMs seja realizado em Guaíba. Ele argumentou que aumenta a chance de policiais permanecerem na Cidade após a conclusão do curso. No entanto, ainda não há qualquer definição sobre esta questão.

Plantão em Canoas

Atualmente, o expediente normal da Delegacia de Polícia de Guaíba encerra às 18 horas. A partir deste horário, os flagrantes são feitos na DP de Canoas. Com isso, as poucas viaturas e policiais disponíveis ficam, em média, seis horas fora do policiamento local, agravando sobremaneira o problema do efetivo, conforme relato do comandante.

Secretaria Municipal

A proposta de criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública foi descartada pelo prefeito em exercício Rogério Souza. Ele disse que a Prefeitura não dispõe de recursos no momento. Souza destacou que o Governo Municipal tem contribuído com as polícias e o Corpo de Bombeiros, pagando aluguéis das sedes e cedendo imóveis, além de ter doado o terreno para a construção da 2ª DP de Guaíba, cujas obras estão em andamento.

Locais para Retorno

Sobre a possibilidade da abertura de passagens na Rua Adão Foques a fim de serem implantados novos retornos na via, o secretário de Mobilidade Urbana, Luís Vargas, disse ser inviável devido ao risco de acidentes.Vargas explicou que na Avenida Nestor de Moura Jardim, onde existem onze aberturas em dois quilômetros de extensão, a via registra 29% dos acidentes de trânsito. Guaíba possui 45 mil veículos emplacados.

Entre as autoridades que participaram do encontro na Zona Sul, o prefeito em exercício Rogério Souza; os secretários Municipais Luís Vargas, da Mobilidade Urbana, e André Barbosa, de Governo; os vereadores José Campeão Vargas e Alex Medeiros; e o Capitão Avelino, da 1ª Cia de Policiamento da BM de Guaíba. Conduziram os trabalhos o presidente da Associação de Moradores da Vila Iolanda e Vila Jardim, Lairton da Silva, e Gilson Pedroso.

Pressão Política no Palácio Piratini

Na tarde de quinta-feira, 28, no Auditório da Prefeitura de Guaíba (foto abaixo), aconteceu uma reunião do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), composto por representantes das instituições que atuam nas áreas da Segurança Pública e Social do Município. Participaram também vereadores e lideranças de associações comunitárias. Na pauta, queixas sobre os altos índices de criminalidade em todos os bairros; o reconhecimento do esforço da BM, apesar do pequeno efetivo; a criação de estratégias para pressionar o Governo do Estado a cumprir as promessas de melhorias do setor em contrapartida da vinda de presídios para Guaíba, o que ainda não aconteceu; e o retorno do Plantão 24 horas na DP local.

A secretária de Assistência Social, Luciana Kubiaki, presidente do GGIM, disse à Gazeta Centro-Sul que entre as reivindicações da sociedade estão a retomada do Proerd; a intensificação dos trabalhos sociais; e a ida em comboio até o Palácio Piratini para pressionar o governador José Ivo Sartori a disponibilizar mais PMs e policiais civis para Guaíba. Pelo menos um ônibus está sendo providenciado para conduzir os guaibenses a Porto Alegre, o que deverá acontecer após o Carnaval, em data a ser confirmada, segundo a Secretária Kubiaki.

Publicado em 30/1/16.

Desabafos e reivindicações em reunião do GGIM realizada no Auditório da Prefeitura


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados