Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

24/08/2015 - 11h16min

Exemplo no Estado

Compartilhar no Facebook

APAE de Guaíba é exemplo de Gestão no RS.

Prédio da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, localizada no Bairro Vila Elza

Por Fábio Araujo

Passava das 14 horas dessa sexta-feira, 21, quando iniciou a solenidade da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2015” na sede da APAE de Guaíba, localizada na Rua Flores da Cunha, 246, Bairro Vila Elza (foto). Atividade pequena, se mensurados os relevantes trabalhos prestados à sociedade guaibense nos últimos cinco anos.

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul apresenta matéria especial sobre o que vem sendo desenvolvido na entidade, bem como o cronograma da Semana do Excepcional; além da última novidade da Associação, que é o início do “Projeto Saúde Bucal”, com instalação de consultório dentário na sede da APAE.

A Postura de Trabalho

Em meados de 2011, um grupo de pessoas engajadas com a causa da APAE assumiu sua diretoria no Município. Desde então, diversas melhorias vêm sendo implantadas, ressaltando-se o novo prédio, as salas de aula com acessibilidade, a baixa nos passivos trabalhistas, criação da Escola de Educação Especial Igualdade e Fraternidade, e a implantação do consultório dentário.

Em entrevista exclusiva à Gazeta Centro-Sul, o atual presidente da APAE de Guaíba, Edyo Campos, ressaltou a importância de reconquistar o apoio da população. “Um dos fortes desafios quando chegamos, em 2011, foi recuperar a credibilidade junto à comunidade”, salientou.

Uma das receitas de sucesso, segundo Edyo, é o grande leque de parceiros. “Temos muitos parceiros e voluntários, todos de extrema importância para a instituição. Destacamos a Prefeitura de Guaíba, a Câmara de Vereadores, a iniciativa privada, pessoas físicas, clubes de serviços e Federação das APAES do Rio Grande do Sul”.

Serviços Oferecidos

Atualmente, o trabalho é dirigido basicamente para duas áreas: a clínica e a pedagógica.

Na área clínica, a equipe conta com profissionais especializados em Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia, Assistência Social e Estimulação Precoce.

Já na área pedagógica, o trabalho é desenvolvido em sala de aula, com turmas de Ensino Fundamental adaptado ao Ensino Especial, Educação Física, cooperativa de artesanato e supervisão pedagógica para todas as turmas.

Programa Saúde Bucal

Na última semana, mais um importante passo foi dado com a instalação do “Projeto de Saúde Bucal”.

O lançamento oficial (foto abaixo) marcou a inauguração do consultório dentário, construído através de doações e parcerias. No momento, o mesmo encontra-se pronto para o atendimento, com todos os trâmites legais liberados, como alvará e responsabilidade técnica, entre outros. Os atendimentos, destinados exclusivamente aos estudantes da APAE, ocorrem às quartas e sextas-feiras pela manhã.

Entrevistado pela Gazeta Centro-Sul, o dentista responsável técnico Jackson Miliszewski destacou a importância desse atendimento para o desenvolvimento dos estudantes. “O consultório e a parceria com a Uniodonto Porto Alegre vêm promover e manter o sorriso dos estudantes da APAE, com ações que desenvolvem índices de saúde e bem estar dos alunos”, observou.

De acordo com Jackson, as doações desta primeira etapa, entre luvas, equipamentos e instrumentais, comportam os primeiros meses de funcionamento. “Foi um bom volume para iniciar o trabalho”, garantiu.

Os materiais utilizados serão mantidos pela Uniodonto Porto Alegre, assim como os dois dentistas cooperados que hoje realizam trabalho voluntário.

A Importante Parceria

O presidente da Uniodonto Porto Alegre, Júlio César Maciel, comemorou a parceria com a comunidade guaibense. “Nos sentimos honrados e orgulhosos em participar de mais um projeto social, como este da APAE de Guaíba. Somos uma cooperativa que traz na sua essência, além da assistência de qualidade, o trabalho comunitário e social nas cidades em que atua. Esperamos realizar todas as expectativas e agradecer a APAE por nos proporcionar esta oportunidade”, observou o presidente.

Grande Mobilização

Desde a sua instituição, em 1964, há uma grande mobilização na Semana Nacional do Excepcional, que neste ano acontece entre os dias 21 e 28 de agosto. Em Guaíba, diversas atividades marcam a Semana. Confira o cronograma divulgado pela diretoria da entidade.

Na segunda-feira, dia 24, atividade de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos sobre “Autonomia”, o tema da Semana; terça, dia 25, alunos na preparação da torcida para a Olimpíada; quarta, 26, almoço de integração e atividades recreativas com os alunos da escola; quinta, 27, formação pedagógica com os professores e equipe técnica (todas essas atividades na sede da APAE). E na sexta-feira, dia 28, acontece a Olimpíada do 13º Conselho das APAEs, no Centro Esportivo do Sesi, das 13 às 17 horas.

A APAE não é Sopa

Dentro da programação da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, na noite deste sábado, 22 (hoje), acontece a 6ª edição do jantar “APAE não é Sopa”, promovida pela comunidade luterana da Igreja São João Batista, com buffet de sopas e sobremesas e canja musical. Ingressos a R$ 25,00. Mais informações pelo fone 9933.7644.

Conheça a Entidade

O presidente da APAE Guaíba convidou a população para conhecer de perto o trabalho realizado na entidade. “Gostaria muito de agradecer a confiança e o carinho da comunidade em geral. E fica o convite: venha conhecer a APAE Guaíba. Hoje, somos reconhecidos no Estado pela qualidade de nosso atendimento e gestão”, concluiu Edyo Campos. Telefone: (51) 3401.1498.

Publicado em 22/8/15.

Programa Saúde Bucal atenderá exclusivamente estudantes da APAE


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados