Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

27/07/2015 - 11h01min

Cheias na Região

Compartilhar no Facebook

Estado de alerta devido às cheias na Região.

As recentes chuvas que caíram no Rio Grande do Sul provocaram a elevação dos níveis dos rios, desalojando famílias. A Defesa Civil mantém estado de alerta em Guaíba, Eldorado do Sul e Região

Choveu intensamente por dez dias no Rio Grande do Sul, causando enchentes em diversas regiões, deixando centenas de desalojados, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Fronteira Oeste do Estado.

Eldorado do Sul

Na região das ilhas e na cidade de Eldorado do Sul (foto), o nível dos rios continuou subindo mesmo após uma pausa na chuva, tendo em vista a água que descia das áreas mais altas. Ruas do Bairro Cidade Verde, Vila da Paz e Picada voltaram a alagar devido à cheia do Rio Jacuí. O Município tenta, há anos, a construção de um dique para resolver o problema, mas na prática nada acontece.

A Defesa Civil está em alerta permanente. Os telefones estão à disposição 24h para auxílios e mais informações: (51) 8595-1460 e (51) 3481-3018(51) 3481-3018 (somente nos casos de emergência).

Em Guaíba

Moradores dos bairros Malessa e Passo Fundo, localizados na Zona Sul de Guaíba, fizeram contato com a Gazeta Centro-Sul na terça-feira, 21, pedindo socorro, pois estavam ilhados e não conseguiam contato com a Prefeitura. A Assessoria de Comunicação do Município informou à Gazeta que a Secretaria de Obras havia feito um valo para ajudar no escoamento da água e que a saída dos bairros teria de ser feita pela estrada de acesso ao Presídio Feminino, com ligação à BR-116.

Segundo a Prefeitura, na semana passada foram colocadas várias caçambas de terra para elevar o nível da estrada que dá acesso ao Bairro Passo Fundo, mas a enxurrada de domingo e segunda-feira levou tudo. “Agora, tem que esperar baixar mais a água e o terreno secar um pouco. Aquela terra acabou funcionando como uma barreira. Temos que evitar fazer isso”, explicou Jorge Centeno, secretário de Obras do Município.

O diretor de Transportes, Cristiano Machado, esclareceu que os ônibus da linha Passo Fundo interromperam o serviço na segunda-feira, 20, em alguns horários, mas voltaram a circular na terça-feira. “Vamos solicitar que a empresa faça uma rota alternativa pelo presídio no caso de nova interdição da estrada. Seria uma emergência apenas para levar passageiros do Passo Fundo”, declarou.

Algumas famílias das vilas IPE, São Jorge e Primavera tiveram de ser transferidas para casas de parentes, pois a água invadiu suas casas. Os moradores realizaram um sistema de vigilância para evitar saques. Na Vila Pedras Brancas, também diversos locais ficaram inundados.

Alerta da Defesa Civil

Em nota enviada à Gazeta no final essa semana, a Prefeitura de Guaíba informou que o vice-prefeito, Rogério Souza, recebe relatos diários da situação de alagamentos no Município e tem visitado os bairros onde há riscos à população. Souza disse ter recebido um alerta da Defesa Civil do Estado, de que a água está em deslocamento para o Lago Guaíba. “O vento que vai determinar se o nível vai aumentar ou diminuir. Estamos com uma retaguarda de abrigos e uma rede de voluntários, além da estrutura da Prefeitura, se precisarmos remover alguma família”, anunciou o prefeito.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 25/7/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados