Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

25/05/2015 - 10h56min

Prédios Históricos

Compartilhar no Facebook

Patrimônio histórico é pauta da reunião do Compahc no dia 2 de junho.

Museu Carlos Nobre, prédio em estilo eclético construído em 1908, no Centro, um dos poucos que mantém suas características originais preservadas. No entanto, necessita de uma revitalização urgente.

Na edição do dia 16 de maio, a Gazeta Centro-Sul publicou matéria especial sobre o risco em relação à preservação da memória de Guaíba, considerando que muitos prédios antigos, de valor histórico, já foram demolidos e outros se encontram com as fachadas descaracterizadas; e há os que estão se deteriorando sem manutenção, conforme acontece com os antigos saladeiros Municipal (Mercado Público) e Linck.

Na publicação, a Gazeta apresentou o inventário que está registrado no IPHAE, e que pode servir de base para o estudo a ser feito no Município.

Essa semana, o professor de História e coordenador de Patrimônio Cultural da AMA, João Bosco Ayala Rodriguez, enviou à Gazeta um texto sobre o tema para reflexão (página 4).

O que diz a secretária de Turismo e Cultura

A Gazeta questionou a secretária Municipal da Secretaria de Turismo e Cultura, Cláudia Mara, a respeito do inventário dos imóveis antigos de Guaíba, conforme foi prometido, e sobre o que está sendo feito, na prática, para coibir a demolição e a descaracterização dos imóveis de valor histórico da Cidade.

Cláudia Mara disse que a equipe do Museu está realizando o levantamento e que o trabalho será apresentado na próxima reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Segundo a secretária, o encontro acontecerá no dia 2 de junho, às 19 horas, na Setuc, junto ao Museu (foto).

O inventário é o primeiro passo para estabelecer regras que impeçam a destruição das construções que registram a memória do Município.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 23/5/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados