Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

06/04/2015 - 09h25min

Antônia Texeira

Compartilhar no Facebook

A conhecida fotógrafa da Região é o Destaque Gazeta deste bimestre.

Registrar a história de Guaíba e da Região com imagens, fotografando momentos familiares e sociais, culturais e esportivos, políticos e administrativos, eis a tarefa profissional de Antônia Teixeira Moura. Pela importância do trabalho que realiza, esta fotógrafa é o Destaque Gazeta deste bimestre.

Natural de Fortaleza, Antônia é viúva de Cleto de Castro Moura, com quem se casou aos dezessete anos e teve os filhos Clayton, Clécio e Clay. A família se completa com nove netos.

Ela começou no ramo da fotografia ainda jovem e recém-casada. Poucos anos mais tarde, mudou-se para São Paulo, acompanhando o marido, e lá teve início sua ascensão profissional, especialmente pela colaboração aos jornais com imagens da sociedade paulistana.

Contudo, a sensação de insegurança provocada por diversos assaltos sofridos fez com que a família, desgostosa da maior cidade brasileira, decidisse procurar um local mais tranquilo para viver. E foi assim que, no início da década de noventa, o destino trouxe esta família para Porto Alegre - onde abriram um estúdio fotográfico e ficaram morando por alguns anos. Até a abertura da Foto Click, no Centro de Guaíba.

Foi no pequeno estúdio instalado na Rua São José por quase três décadas que Antônia Teixeira começou a se destacar na arte da fotografia no Município. Atualmente, mantém um estúdio de trabalho na sua espaçosa residência, localizada no Bairro Chácara das Paineiras.

Em reconhecimento ao importante trabalho realizado na Região, no final de 2014, ela recebeu a Medalha da 53ª Legislatura do Parlamento Gaúcho, proposição de autoria do deputado José Sperotto.

Com grande capacidade de se adaptar às mudanças que novas tecnologias trazem ao seu ramo de trabalho, consciente de que fotografar é muito mais do que apenas “bater fotos”, esta profissional não teme pelo aumento nas vendas de máquinas digitais e de celulares com câmeras de qualidade, pois acredita que em nada influenciam no trabalho que realiza. “Quem tem competência e é bom no que faz sempre terá seu espaço. Não vejo problema nenhum nisso”, observa.

Esbanjando entusiasmo, competência, dedicação e, sobretudo, carisma, ela segue enquadrando a história de Guaíba e da Região com sua máquina de fotografar. É por isso que destacamos o trabalho dessa cearense que declara carregar Guaíba no coração.

Guaíba é o Berço da Revolução Farroupilha.

Gosto muito de teatro, e de uma música clássica também.

Não gosto de sushi.

Numa equipe de trabalho, tem que ter respeito e compreensão.

Prato Favorito: um bom salmão grelhado.

Time do Coração: São Paulo, e aqui no Sul, o Grêmio.

Nos fins de semana, passeios de barco e também um almoço bem gostoso com a família.

Recado aos Políticos: mais honestidade.

Receita para Guaíba ser 10 – mais segurança.

Recado Final – As pessoas precisam servir mais a Deus, viver a vida com religiosidade. Precisamos acabar com tanta matança, com essa falta de amor ao próximo. Mais amor no coração de todos, honestidade e respeito.

Foto: FA/Gazeta

Os destaque são apresentados bimestralmente

Publicado em 3/4/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados