Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

24/11/2014 - 17h56min

Lixo nas Ruas

Compartilhar no Facebook

Lixo acumulado nas ruas continua incomodando a população.

Rua X-14, Bairro Colina, com acúmulo de lixo devido ao atraso no recolhimento

A queixa é grande. Entulhos, galhos e lixo doméstico estão por toda parte em Guaíba, e a população demonstra indignação com o serviço de recolhimento dos resíduos na Cidade. A Gazeta Centro-Sul vem recebendo diversas reclamações, todos os dias, e o problema tem sido abordado com frequência no Jornal. Os vereadores fazem críticas na tribuna da Câmara, ressaltando a precariedade dos serviços de recolhimento de caliças e de lixo. Basta andar pelos bairros para perceber a gravidade do problema ambiental.

Essa semana, moradores dos bairros Colina e Vila Elza relataram à Gazeta que o recolhimento do lixo não acontecia há sete dias.

O que diz a Prefeitura

Em nota, o Executivo de Guaíba informou que o recolhimento do lixo doméstico é realizado pela empresa Sanetran, que tem contrato vigente com o Município até dezembro deste ano, quando deverá ser concluída a nova licitação. A empresa é responsável pelo recolhimento, transbordo e destino final no município de Minas do Leão.

De acordo com o Governo Municipal, Guaíba produzia, até junho deste ano, 64 toneladas/dia de lixo doméstico, e hoje são produzias 79 toneladas/dia. O Prefeito atribui o aumento do volume ao crescimento populacional, em função das obras no Município. “Ainda que esse aumento da população seja sazonal, temos mais pessoas utilizando os serviços essenciais e sobrecarregando todo o sistema”, explicou Henrique Tavares.

Entulhos e Galhos

O recolhimento do material inerte oriundo de podas e capinas (limpeza urbana) é realizado pela empresa Pioneira, vencedora da última licitação, que tem contrato até outubro de 2015, que poderá ser renovado até o prazo máximo de cinco anos. A empresa recolhe o material oriundo dos serviços realizados nos espaços públicos como ruas, escolas, unidades de saúde e praças, entre outros.

Segundo a Prefeitura, o material proveniente das residências deve ser encaminhado às empresas privadas de recolhimento de entulhos, que são obrigadas a fazer o descarte em área licenciada. “Não é de responsabilidade do poder público fornecer área às empresas, como também não é de sua competência recolher esse mesmo material produzido pelo cidadão”, destacou o Governo em nota enviada à Gazeta Centro-Sul.

Por conta de um volume excessivo de entulhos colocados em alguns pontos da Cidade, a Prefeitura contratou um serviço extra, através de pregão presencial, para o recolhimento desse material inerte produzido pela população. Caliças, terra e galhos serão levados temporariamente, pela empresa ATR, para Gravataí, em local licenciado pelos órgãos ambientais, até que o município de Guaíba tenha uma área licenciada em seu território.

Fotos: Luiz de Gerone

Publicado em 22/11/14.

Caos em Rua do Bairro Moradas da Colina

Cansados de esperar que a Prefeitura de Guaíba pavimente a Rua da Bica (foto), no Bairro Colina, e recolha o lixo, galhos e entulho acumulados no local, os moradores decidiram bloquear a via, devido as péssimas condições, com muita poeira nos dias secos e lama nos dias de chuva.

Na tarde dessa sexta-feira, 21, moradores flagraram um caminhão descartando resíduos no local degradado.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados