Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

17/11/2014 - 14h07min

Polêmica das Creches

Compartilhar no Facebook

Prefeito oferece alternativa para turno integral.

Após a decisão da Prefeitura de Guaíba de reduzir para um turno a permanência das crianças de 4 e 5 anos de idade nas escolas de Educação Infantil (creches ou pré-escolas), a partir de 2015, mães de alunos protestaram, pedindo que a medida seja revogada, estendendo o horário atual de dois turnos até 2016, quando a Lei Federal entrará em vigor. Os pais alegam que precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos.

Em nota publicada na Gazeta Centro-Sul na semana passada, a Secretaria Municipal da Educação esclarece que o Plano Nacional de Educação determina que, até 2016, o Município tem de atender todos os estudantes com idades de 4 e 5 anos. Para que isto aconteça, segundo a Secretaria de Educação, ações vêm sendo tomadas, como a construção de escolas, abertura de novas turmas e realização, pela segunda vez, de concurso para o cargo de professor de Educação Infantil.

Segundo os dados levantados em 2013, pelo Tribunal de Contas do Estado, existem mais de mil e duzentas crianças sem atendimento nesta faixa etária. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para se adequar à Lei Federal, a Prefeitura decidiu que as vagas serão para meio turno a partir de 2015, visando atender a todas as crianças.

O que diz o prefeito

A Gazeta Centro-Sul questionou o prefeito sobre a possibilidade de atender à solicitação das mães e adiar para 2016 a redução de permanência das crianças na pré-escola.

O prefeito Henrique Tavares informou que, em reunião com vereadores e pais, na sexta-feira, 7, anunciou que será disponibilizada a Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha com atendimento integral para casos especiais. As regras serão as estabelecidas pelo Governo Federal.

Núbia Lessa, da Secretaria Municipal de Educação, explicou que a criança não poderá estar matriculada, por exemplo, na Escola Vovó Flor em um turno, e, no outro, frequentar a Escola Liberato. Ela tem que realizar a matrícula e ficar integralmente na Liberato.

Novas Vagas

Existem cinco escolas de Educação Infantil sendo construídas em Guaíba por meio do Programa Proinfância, do Governo Federal. Com isso, deverão ser abertas mais mil e cem vagas no Município (220 em cada uma) a partir de 2015. A nova escola localizada no Bairro Parque 35, denominada Consuelo Laviaguerre (foto), está em fase de conclusão. No Jardim dos Lagos, a previsão de conclusão das obras é 27 de fevereiro; na Cohab, 27 de março; na Pedras Brancas e no Parque do Noli, 29 de maio.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 15/11/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados