Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

29/09/2014 - 15h24min

Eleições 2014

Compartilhar no Facebook

Cartório Eleitoral se organiza para as eleições.

Abrangendo a segunda maior Zona Eleitoral do Estado, o Cartório Eleitoral, com sede no Forum de Guaíba, localizado na Avenida Nestor de Moura Jardim, 387, sala 326, através de seus funcionários, intensifica atividades preparatórias aos trabalhos a serem realizados nas eleições deste ano, marcadas para o dia 5 de outubro (1º turno); e 26 de outubro, caso haja necessidade de segundo turno.

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, a chefe do Cartório, Alessandra Lopes Marques, salientou que a Zona abrange Guaíba e Eldorado do Sul, sendo a segunda maior do Rio Grande do Sul, totalizando cerca de 96.400 eleitores nos dois municípios.

Locais de Votação

Atualmente, são 13 locais com 70 seções em Eldorado do Sul, e 38 locais com 214 seções em Guaíba. Cada seção pode ter, no máximo, 400 eleitores cadastrados. Não houve alteração de locais em relação ao pleito de 2012.

Treinamento de Mesários

Entre quarta-feira, 17, e sexta-feira, 19, foram realizados treinamentos com onze turmas de mesários que irão trabalhar no pleito deste ano (oito turmas em Guaíba, três em Eldorado do Sul). O trabalho preparatório, segundo Alessandra, está transcorrendo dentro da normalidade.

Voto Sem Título

Encerou na quinta-feira, 25 (dez dias antes das eleições), o prazo para solicitar a segunda via do título do eleitor. A partir desta data, os eleitores que perderam o documento não podem mais requisitar outra via. Entretanto, é possível votar sem o título. Basta saber a seção eleitoral e apresentar um documento com foto.

Votação de Deficientes

Para a eleição deste ano, apenas dois eleitores portadores de deficiência entraram com solicitação no Cartório para votação em local especial, no andar térreo. O prazo para este tipo de solicitação já foi encerrado, contudo, dentro do possível, os casos que por ventura chegarem ao conhecimento da equipe do Cartório Eleitoral poderão ser adequados. “Como não temos 100% de acessibilidade nas sessões, adequaremos a seção, caso necessário. Mesmo que já tenha passado do prazo, quem tiver interesse pode procurar o Cartório”, observou Alessandra.

Propaganda Irregular

Denúncias sobre propaganda irregular podem ser feitas diretamente no Ministério Público Eleitoral. Questionada sobre as ocorrências deste ano, Alessandra garantiu que estão transcorrendo dentro da normalidade; até a quinta-feira, 25, não havia registro de ocorrência grave.

Essa semana, o presidente da Sub-seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Guaíba, Heitor Abreu, apresentou denúncia alertando que foram colocadas propagandas irregulares no tapume da obra onde será construída a nova sede da entidade, na Avenida Nestor de Moura Jardim.

Maiores informações sobre as eleições podem ser obtidas diretamente no Cartório Eleitoral ou pelo fone 3480.1387.

A juíza eleitoral é Ana Lúcia Haertel Miglioranza.

Publicado em 27/9/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados