Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

15/09/2014 - 14h15min

Licitação do Transporte Coletivo

Compartilhar no Facebook

Novela que se arrasta há mais de uma década pode ter capítulo final no dia 20 de outubro.

Prefeito Henrique Tavares (ao centro), com os diretores Municipais Andréia e Cristiano

Desde 2009, a Prefeitura de Guaíba tenta realizar licitação para a concessão do transporte coletivo municipal. No entanto, devido às mudanças no traçado viário na Zona Sul da Cidade e de diversas medidas administrativas e recursos contra os editais, promovidos por empresas interessadas, o processo vem sendo adiado.

Neste ano, a abertura dos envelopes estava marcada para o dia 28 de agosto, mas como uma empresa interessada na concessão apontou a ausência da capacidade dos ônibus no edital, foi feito o ajuste e a abertura das propostas foi transferida para o dia 20 de outubro.

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, o prefeito Henrique Tavares; a diretora Municipal de Compras e Licitações, Andréia Ribeiro; e o diretor de Transportes, Cristiano Machado, manifestaram otimismo com a realização da licitação em outubro. “Agora, o edital está bem azeitado”, ressaltou Andréia. O prefeito disse que, ao assumir a Prefeitura, em 2008, o Município tinha uma ação civil pública transitada em julgado, obrigando o Executivo a realizar licitação da concessão imediatamente, sob pena de multa diária de 2000 UFIRs. “O Judiciário não executa a multa, pois está acompanhando passo a passo o nosso esforço para concluirmos o processo licitatório”, explicou o prefeito.

Cristiano destacou que estão sendo exigidos 28 ônibus e 25 lotações, todos veículos zero quilômetro, com acessibilidade. Além disso, a empresa vencedora terá de implantar a bilhetagem eletrônica e o sistema de integração entre os bairros.

Os critérios de escolha são preço da passagem, com valor máximo de R$ 3,08 para o ônibus convencional, e de R$ 3,54 para o transporte seletivo (lotação); e outorga (valor pago ao Município pela concessão). A tarifa tem peso de 70%, e a outorga, de 30%.

O atual sistema de transporte de passageiros em Guaíba funciona por meio de permissão provisória desde 2001. A expectativa é de que, com a regularização do sistema, a nova concessionária preste um serviço de maior qualidade e agilidade em relação ao atual, entrando em operação a partir do primeiro trimestre de 2015.

Foto: LA/Gazeta

Publicado em 13/9/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados