Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

18/08/2014 - 10h37min

Ataque de Cães

Compartilhar no Facebook

Ataque de pitbull ressalta despreparo de órgãos públicos.

Cão da raça pitbull atacou na Zona Sul, levantando novamente a discussão sobre falta de ação efetiva das autoridades

No domingo, 10, por volta das 10h, um cão amarelo da raça pitbull, com coleira marrom, estava solto na Rua Adão Foques, próximo a Rua Dona Lúcia, Zona Sul de Guaíba, onde invadiu o pátio de uma residência, atacando um cachorro. O morador da casa teve muita dificuldade para fazer o pitbull largar seu vira-latas, arriscando-se para salvá-lo. O animal feroz voltou para a rua, colocando em risco a integridade das pessoas que transitavam pelo local.

O morador ligou para a Brigada Militar, relatando o fato e pedindo ajuda. A BM por sua vez disse ser responsabilidade dos Bombeiros, que transferiram a responsabilidade do caso para a Prefeitura. Foi feita a ligação para o Plantão da Prefeitura (telefone informado pelos Bombeiros). A atendente Janice anotou o endereço e ficou de tomar providências. Instantes depois, uma outra funcionária da Prefeitura retornou a ligação, informando que “o plantão não existe mais desta forma” (atendendo este tipo de ocorrência aos domingos, somente na segunda-feira). Ela pediu se teria como o morador deixar o pitbull preso em algum canto isolado, para que fossem pegá-lo na segunda-feira.

O Plantão da Gazeta Centro-Sul também foi comunicado sobre o caso.

É comum esta situação de cães ferozes soltos em via pública, ameaçando e atacando transeuntes. A Gazeta aborda frequentemente esta questão, que tem sido negligenciada pelas autoridades.

O que diz a Prefeitura

A seguir, a resposta (publicação na íntegra, entre aspas) do Executivo Municipal.

“Respondendo aos questionamentos da Gazeta Centro-Sul, ressaltamos que o cachorro foi recolhido pela Unidade de Controle de Zoonose, na tarde de domingo (10) e levado para a Unidade, onde se encontra para monitoramento da raiva.

Casos como este, de emergências, em que um animal ofereça riscos, quem deve ser acionado é o Corpo de Bombeiros, através do 193 ou (51) 3480-2022.

Serviços da Prefeitura

O poder público conta com uma Unidade de Controle de Zoonose (UCZ), ligado à Secretaria de Saúde. Animais comprovadamente agressores, onde há humanos expostos, são recolhidos e mantidos em observação no Programa de Monitoramento de Raiva. O plantão da UCZ é apenas interno, para os animais alojados na Unidade. O objetivo principal da Unidade é a prevenção da saúde humana, com cuidados à vida e a prevenção de doenças transmitidas por animais. A Zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. O contato da UCZ é: 9615.3975.

A Secretaria de Meio Ambiente, após a aprovação na emenda do PPA, colocando metas específicas para esse tema, construiu avanços significativos nas questões que envolvem maus tratos, com intensificação da fiscalização juntamente com acompanhamento de veterinário, campanhas educativas, além da organização da Feira Municipal de Adoção de Animais, a realização do I Fórum de Proteção Animal e I Marcha Municipal em Defesa aos Animais. A partir desse ponto começa-se uma estruturação por parte do Executivo com a criação do Conselho Municipal de Proteção Animal e futuramente do Fundo e também o planejamento para futura contratação de serviços ligados a parte clínica e de castração.

Para denunciar maus tratos, o telefone da SMAMA é: 3480-0794.

Para que casos semelhantes não fiquem sem atendimento, o Secretário da Saúde Rogério Souza irá organizar uma reunião entre as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros para que todos possam colaborar de forma alinhada.”

Publicado em 16/8/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados