Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

18/08/2014 - 10h26min

Combate ao Tráfico

Compartilhar no Facebook

Polícia prende acusados de traficar para a classe média.

Civil desmantela sistema de venda de drogas para usuários da classe média alta de Guaíba. Envolvidos teriam ligação com presidiário da PASC

Uma grande ação da Polícia Civil gaúcha chamou a atenção de moradores dos bairros Loteamento do Engenho e Parque 35, no início da manhã de terça-feira, 12. Cerca de cem policiais participaram da “Operação Johnny”, que cumpriu cinco mandados de prisão e 15 mandados de busca nestes dois bairros, e também na Vila Nova e Cohab. O objetivo da ação foi desarticular um bando suspeito de traficar drogas em bairros de classes média e média alta do Município.

Como foi a Operação

De acordo com a Civil, o grande efetivo de policiais envolvidos na ação se deu por conta dos mandados serem cumpridos em todos os bairros ao mesmo tempo, por volta das 7 horas. O foco principal era o Bairro Engenho, local onde aconteceram três prisões. Nos bairros Parque 35, Vila Nova e Cohab, houve uma prisão em cada um. No total, ocorreram seis prisões (dois cumprimentos de mandado e quatro em flagrante). E pelo menos mais um integrante do grupo segue foragido.

Segundo a Polícia, durante a ação, foram apreendidos dois veículos, uma pequena quantidade de drogas, dinheiro, uma arma com numeração raspada, celulares, notebook e balança de precisão.

A Hierarquia do Grupo

As investigações, que aconteciam há cerca de quatro meses, apontavam para dois “gerentes” que supostamente comandavam o grupo: um deles residia no Bairro Engenho (se apresentou à Polícia na quinta-feira, 14, sendo a sétima prisão), e outro, no Bairro Parque 35 (detido na operação).

Um dos suspeitos seria o elo de ligação com um detento do PASC, em Charqueadas, que comanda o tráfico em diversos bairros de Guaíba.

Remessa de Drogas

No dia 8 de agosto, uma grande remessa de drogas, que supostamente viria para Guaíba, foi apreendida em Canoas. Na ocasião, duas pessoas foram presas com oito quilos de maconha e um quilo de crack, indicativo que, segundo a Polícia, apontou a grande quantidade de drogas que era traficada pelo grupo.

O que diz a Delegada

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, a titular da DP de Guaíba, Sabrina Dóris Teixeira, salientou que a operação foi exitosa, garantindo que a ação foi apenas um complemento da investigação de meses. “Através de uma denúncia de que estaria ocorrendo tráfico no Bairro Engenho, chegamos até a descoberta que o grupo tinha ligação com um traficante dentro da PASC”, observou. De acordo com ela, o criminoso buscou atingir o público das classes média e alta, assegurando a hegemonia do tráfico na Cidade através destes suspeitos.

A Delegada Sabrina destacou a importância das denúncias anônimas, ressaltando que não há qualquer necessidade de identificação. Durante as investigações, foram implementadas diversas técnicas policiais, dentre elas as escutas telefônicas. “Agora, seguiremos com nosso trabalho, fechando o inquérito com uma investigação robusta”, observou. E afirmou, ainda, que apesar de alguns suspeitos não terem antecedentes criminais, isso não quer dizer que o mesmos não vinham cometendo delitos.

Apesar dos valores do comércio de drogas não serem exatos, as investigações apontam para um “grande fluxo”, com vendas principalmente para clientes de classe média e média alta.

Excesso de Consumo de Drogas

Observando os detalhes desta e de outras operações, a titular da DP de Guaíba faz um alerta devido ao grande consumo de drogas no Município. “Há muita gente usando drogas, em todas as classes e segmentos”, informou a Delegada. De acordo com ela, a maioria dos crimes que ocorrem no Município tem vínculo com o tráfico ou o consumo de drogas.

Repercussão Nacional

A “Operação Johnny” teve forte repercussão na grande mídia, com reportagens veiculadas nos sites da Polícia Civil, ClicRbs, ZH online, Correio do Povo, Diário Gaúcho, Portal R7, G1, Jornal da Band, além de noticiários de rádio e tevê.

Os nomes dos presos não foram revelados pela Polícia. Até o fechamento desta edição, das sete prisões realizadas, quatro suspeitos haviam sido liberados e responderão em liberdade. Um segue foragido.

Foto: Divulgação/PC

Outras Notícias de Polícia

Executado a Tiros

Na tarde do domingo, 10, por volta das 17 horas, a Brigada Militar foi acionada a comparecer em um matagal próximo ao final da linha de ônibus no Bairro São Francisco, pois ali estaria um homem baleado.

Chegando no local, os PMs constataram a veracidade da informação, sendo encontrado o corpo de Ismael Ribeiro, de 23 anos, atingido por vários disparos de arma de fogo.

Testemunhas apontam que foram dois atiradores. A Polícia investiga o caso, mas até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso.

No Banheiro do PA

Uma inusitada ocorrência na noite de 6 de agosto, por volta das 23 horas, fez com que PMs fossem chamados ao Pronto Atendimento. Segundo a BM, uma mulher estaria trancada no banheiro, consumindo drogas. Após revista pessoal, foram encontradas em suas meias e no sutiã cinco pedras de crack e uma bucha de maconha. A mulher, de 31 anos, teve de ficar hospitalizada, tendo em vista que estava em surto. Foi realizado termo circunstanciado do fato e a mesma ficou sob os cuidados dos médicos do Pronto Atendimento.

Cocaína na Balada Segura

Na noite de 9 de agosto, por volta das 23h20, durante realização da Operação Balada Segura, na Avenida Nestor de Moura Jardim, foram encontradas, dentro de um veículo I30, 13 petecas de cocaína. O condutor do veículo foi detido e encaminhado à DP para registro do fato.

Renderam mãe e filho

Na segunda-feira, 11, por volta das 22 horas, mãe e filho chegavam de carro em sua residência, localizada no Centro Novo, em Eldorado do Sul, momento em que foram surpreendidos por dois homens armados. A dupla entrou na residência, roubando diversos pertences e, para a fuga, levaram o carro da vítima, um Fiat Uno. Um terceiro suspeito teria dado cobertura ao assalto. A Polícia investiga o caso.

Facadas na Cohab

No final da tarde de quarta-feira, 13, por volta das 17h, uma viatura da Brigada Militar foi acionada para atender ocorrência de tentativa de homicídio na Rua Osvaldo Jardim, Bairro Cohab. De acordo com a BM, um jovem de 16 anos teria sido esfaqueado na mão esquerda e no olho direito próximo da Escola Estadual Carmen Alice Laviaguerre (Ciep).

Os PMs realizaram buscas nas proximidades mas não encontraram o suspeito. Segundo testemunhas, o autor das facadas seria integrante de uma gangue do Bairro. A Polícia investiga o caso.

PRF flagra veículo a 171km/h em Guaíba

Nos últimos meses, a 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Eldorado do Sul, responsável pelas Unidades Operacionais nos municípios de Eldorado do Sul, Camaquã e Pantano Grande, vem intensificando a fiscalização com uso do radar fotográfico, objetivando o respeito às velocidades regulamentadas nas rodovias e, consequentemente, a redução do número de acidentes e da gravidade dos mesmos.

De acordo com informações da PRF, na manhã de segunda-feira, 11, no km 297 da BR-116, sentido capital-interior, trecho com regulamentação de 80 km/h, em pouco mais de 40 minutos de fiscalização foram flagrados 64 veículos com excesso de velocidade.

Chamou a atenção dos policiais um Renault/Fluence, captado pelo radar a 171km/h, mais do que o dobro da velocidade máxima para a via. O condutor receberá uma autuação no valor de R$ 574,72 e terá sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Assaltos em Eldorado

Em intervalo menor do que uma hora, pelo menos dois estabelecimentos foram assaltados em Eldorado do Sul na noite do dia 7 de agosto.

Às 19h30, assaltante invadiu uma padaria localizada no Bairro Cidade Verde. Armado e de touca ninja, roubou uma pequena quantia em dinheiro e fugiu em um Siena que o aguardava na rua, com um comparsa.

De acordo com a BM, 40 minutos depois, por volta das 20h10, PMs foram informados de que bandido invadiu um estabelecimento comercial localizado na Rua Gaspar Dutra, anunciando assalto. Armado de revólver e com touca ninja, roubou uma quantia em dinheiro, fugindo em seguida em um Siena de cor branca, dirigido por um comparsa.

A Polícia investiga os dois casos e uma possível ligação entre eles devido às semelhanças dos ataques.

Foragido Capturado

Na manhã de 8 de agosto, agentes da DP Guaíba cumpriram mandado de prisão contra um homem de 38 anos, que, segundo a Polícia, está condenado a mais de 32 anos de reclusão. Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional.

Ataque na Beira

No manhã do dia 6 de agosto, por volta das 9h30, a BM foi acionada a comparecer na Avenida João Pessoa (Beira), no Centro de Guaíba, para atender uma ocorrência de ataque a pedestres. De acordo com a Brigada, três amigas de 14 anos estavam sentadas na Beira, momento em que foram surpreendidas por um homem armado de revólver, que levou os três celulares delas.

A BM realizou buscas nas proximidades, mas o suspeito não foi localizado.

Tentativa de Estupro

No final da tarde de 6 de agosto, por volta das 17h30, a BM foi acionada a atender uma ocorrência de tentativa de estupro no Bairro Cohab. De acordo com a Brigada, um suspeito, de carro, tentou render uma menor de apenas 14 anos que caminhava em via pública. No momento em que o condutor tentou abordar a jovem, a mesma saiu correndo e conseguiu fugir. O caso foi registrado na DP de Guaíba.

Caso em Eldorado - Na tarde de terça-feira, 12, por volta das 15h20, outra menor foi surpreendida quando caminhava em via pública na localidade Parque Eldorado. Segundo a Brigada Militar, um homem em um Renault Sandero, apontando uma arma longa, obrigou a adolescente a entrar no carro, abusando da jovem. Após, fugiu. A Polícia investiga o caso.

PRF combate assaltos de ônibus na BR

Com a elevação do número de roubos a passageiros de ônibus nas linhas entre Porto Alegre e Guaíba, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou operação especial para combater este tipo de crime (foto).

Após colher informações eu reunião com vítimas e representantes da empresa responsável pelas linhas, na segunda-feira, 11, a PRF começou a monitorar, abordando, revistando e identificando passageiros. A operação não tem data para terminar. Denúncias sobre ataques podem ser feitas através do fone 191.

Publicado em 16/8/14.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados