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21/07/2014 - 10h43min

Falta de Professores

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Estudantes da Escola Estadual Nestor de Moura Jardim protestam em frente à sede da 12ª CRE.

Na tarde de segunda-feira, dia 14, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Nestor de Moura Jardim, de Guaíba, realizou manifesto em frente a Coordenadoria Regional de Educação (CRE - foto), externando o descontentamento em relação a falta de professores e funcionários.

Situação Crítica na Nestor

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, a vice-diretora da Nestor de Moura Jardim, Helena Barbosa, alertou que a situação está crítica. “Quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio ainda não tiveram aulas de Português neste ano”, lamentou a educadora. De acordo com Helena, além de Português, faltam professores nas disciplinas de Literatura, Ensino Religioso, Filosofia, Sociologia e Artes, nos turnos manhã, tarde e noite. “Realizamos solicitações semanais na CRE, sem resultados. Com isso, realizamos a manifestação”, observou.

Na tarde de quarta-feira, 16, a direção da Escola e representantes da 12ª CRE se reuniram na Secretaria Estadual da Educação, em Porto Alegre, para analisar e debater a questão. Por ser período pré-eleitoral, não há como realizar novos contratos. A expectativa é de que mais professores sejam nomeados no mês de agosto. Enquanto isso, os alunos deverão seguir sem aulas. “Nós vamos fazer o possível para recuperar a carga horária, talvez tenhamos que ter aulas no turno inverso ou entrar o mês de janeiro”, admitiu a vice-diretora.

O que diz a CRE

O coordenador adjunto da 12ª CRE, José Marques, admitiu que realmente faltam professores na Escola Nestor de Moura Jardim. Contudo, salientou que existiram pendências técnicas no preenchimento do processo, por parte da escola, no início do ano letivo, o que dificultou o envio de professores. Mesmo assim, garantiu que pelo menos dois educadores foram encaminhados no primeiro semestre.

Marques ressaltou que, no bloco de nomeações previsto para ocorrer no mês de agosto, novos professores serão encaminhados à Escola. “Trabalhamos em parceria, uma caminhada de construção. Não somos um Estado autoritário, buscamos ouvir as comunidades e solucionar as questões”, observou.

No Cônego Scherer

O Colégio Cônego Scherer também vive o problema da falta de professores, principalmente na disciplina de Matemática.

Em relação a este caso, o coordenador adjunto da 12ª CRE, José Marques, salientou que, na quarta-feira, 16, se reuniu com a comunidade escolar, explicando que na realidade estariam sobrando professores. “Está tudo registrado em ata, o quadro aponta que estão sobrando professores”, observou.

Junção de Turmas

O diretor do Cônego Scherer, Evandro Baum, rebateu a informação de que estariam sobrando professores. De acordo com Baum, desde o mês de março a Escola vem alertando formalmente sobre a falta de professores. No dia 30 de junho, recebeu ordem da Coordenadoria para fazer a junção de turmas, redistribuindo os alunos. “A solução dada pela Coordenadoria foi reduzir o número de turmas. A Direção da Escola está cumprindo esta decisão, redistribuindo as turmas, o que não resolve totalmente o problema. Mas é importante ficar claro que o Conselho Escolar não concorda com a decisão, devido ao grande prejuízo pedagógico”, observou o diretor.

Na prática, serão alteradas duas turmas de 1º ano, uma de 2º ano e uma de 3º ano. Com isso, deverão ser formadas turmas maiores, com estudantes em diferentes etapas do conteúdo ministrado pelos professores, o que poderá acarretar prejuízo ao aprendizado dos estudantes.

Foto: Antônia Teixeira

Publicado em 19/7/14.


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