Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

28/12/2020 - 10h35min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Natal Mais Importante

Este é o Natal mais importante de todos os tempos, porque, na prática, está diretamente relacionado à vida. Por definição, Natal é dia de nascimento, é vida.

Nas últimas décadas, nos acostumamos a receber as coisas prontas, na mão. Pelo celular, chegam notícias e ofertas de todos os tipos, verdadeiras e falsas; um bombardeio sem trégua. E, também, chegam mensagens copiosas a torto e a direito. Tudo editado, pronto pra ver, julgar e descartar; tudo muito fácil e rápido.


Nos acostumamos a exigir, a receber e a pegar. Nos acostumamos a reivindicar direitos e a ignorar deveres; a culpar e a cobrar com prontidão.


As facilidades e falsas gratuidades nos tornaram egoístas, arrogantes, intolerantes, consumistas, impacientes e, o pior, massa de manobra recrutada pela vaidade. Manusear o celular com destreza nos polegares se tornou mais importante do que abraçar.


Este mundo resumido, descartável, seletivo e competitivo gera intolerância e frustração, abrindo caminho à depressão, a doença da moda. Até o início dos anos dois mil, lutávamos para conquistar as coisas, e, quando não conseguíamos, a alternativa era levantar a cabeça e continuar tentando, movidos pela resiliência. Atualmente, alternativa à derrota é a terapia.


Na última década, as conversas de família à mesa começaram a ser substituídas pela checagem de mensagens no celular, cada um focado na sua telinha. Este vício em tela aumenta como bola de neve.


A presença física está ficando pra trás na fila dos valores. Pouco antes da pandemia, tudo seguia como se estivesse normal no cenário dos relacionamentos, só que não. O distanciamento emocional não era percebido devido à proximidade virtual.


Como o novo coronavírus é muito contagioso e perigoso, conforme mostram os gráficos, as festas de Natal e de Ano-Novo não devem ter aglomeração; devem se limitar ao núcleo familiar, dos que convivem na mesma casa. Desrespeitar isso é desrespeitar o Natal. Essa nova realidade acaba promovendo uma reflexão necessária sobre o valor da vida e da presença física que estamos deixando pra trás.


A facilidade de receber tudo pronto, na mão, e o hábito de ver a existência passar pela telinha estão roubando o mais bacana da viagem, que é a proximidade inclusiva. Esta sacudida da pandemia revela o que estamos perdendo e nos dá a chance de voltarmos a assumir o controle. Este momento especial de celebrar a vida justifica porque este é o Natal mais importante de todos os tempos.



Entrevista com o Sperotto

Na próxima semana, comento sobre a entrevista com o prefeito de Guaíba, José Sperotto (PTB), que a Gazeta está publicando nesta edição. Leitura obrigatória para quem gosta de política. Respostas que provocam debates.



Mesa Diretora da Câmara

A definição sobre a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guaíba acontece sempre aos 45 minutos do segundo tempo. Há uma tendência de que o vereador João Collares (PDT) seja eleito presidente para a gestão de 2021. No entanto, um áudio onde o Vereador Florindo (PP) confessa que desistiu da presidência da Câmara, porque deve favor a um empresário da Cidade que o apoiou, pode mudar o jogo. Soube que, se o Florindo votar no Collares, será aberta uma CPI a fim de apurar suposta venda de voto. Vamos aguardar.



Pela Manutenção da Setudec

Artistas, promotores culturais e ONGs da área da Cultura publicam manifesto (ver ao lado) a favor da manutenção da Setudec. O movimento é contrário ao desmembramento da Secretaria, conforme sinalizou o prefeito eleito, Marcelo Maranata, na entrevista coletiva à Imprensa em novembro.


Eu concordo que a Setudec deva ser fortalecida e não desmembrada.



Vereadores negam “carteiraço”

Leitor me enviou imagens onde aparece o Vereador Chacrinha conversando com fiscais da Prefeitura que foram pedir o fechamento de um bar na Beira, localizado em frente ao Parque da Juventude.


De acordo com o leitor, o caso aconteceu na noite de quinta-feira, 17, por volta das 22 horas. O Decreto Municipal vigente determinava fechamento dos estabelecimentos às 20h. Segundo o denunciante, no momento da abordagem, os vereadores Chacrinha (MDB) e Campeão (PTB), que estavam no recinto, teriam tentado intimidar os fiscais para manter o bar aberto.


Questionei os vereadores envolvidos no caso. Ambos negaram o “carteiraço”. Disseram ter solicitado aos fiscais que fosse usado o bom senso: que os clientes terminassem de consumir para ir embora. O Chacrinha garantiu que desconhecia o Decreto. - Carinha pensando.


Novo Decreto Municipal foi publicado, autorizando o funcionamento dos bares até as 23 horas, considerando a bandeira laranja na Região de Guaíba no mapa de distanciamento controlado do RS.



Câmara devolveu R$ 3 milhões

A Câmara Municipal de Guaíba abriu mão de R$ 3 milhões de seu orçamento anual (2020) para o Executivo, conforme informou o presidente do Legislativo Municipal, vereador Campeão Vargas (PTB).



Feliz Natal a todos!




Leandro André

[email protected]

Publicado em 24/12/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados