Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

28/12/2020 - 09h31min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Recado dos Números

Não se trata de comentário atrasado em relação às eleições, mas de uma análise sobre o recado dos números. Pega o chimarrão e vamos lá.

Dos 74.487 mil eleitores aptos a votar em Guaíba, Maranata obteve 18.507 votos e Sperotto 18.295. Maranata venceu por uma diferença de apenas 212 votos. Os dois candidatos mais votados fizeram cerca de 25% dos votos cada, considerando o total de eleitores aptos a votar no Município. Dos votos válidos, 38% cada.


Eleitores que não foram votar somaram 20.245. Entre os principais motivos desta enorme abstenção, estão o medo da pandemia e a descrença nos candidatos. Dos que foram votar, 3.365 votaram em branco e 2.957 anularam o voto, o que significa rejeição explícita de 6.322 eleitores aos sete candidatos à Prefeitura: foram às urnas por obrigação.



A Missão do Maranata

O Marcelo Maranata (PDT) terá de trabalhar bastante e fazer a diferença para conquistar a confiança da população.


Dos 54.247 eleitores que foram às urnas no dia 15 de novembro (incluindo votos válidos, brancos e nulos), 18.507 votaram no Maranata, o que significa que 35.740 votaram nas outras opções.



Desgaste do Sperotto

Na edição seguinte às eleições, eu me manifestei aqui na Coluna sobre os motivos que levaram à derrota do Prefeito Sperotto. Hoje, foco nos números.


Sobre a rejeição, o raciocínio é o mesmo em relação ao Maranata, até porque a votação dos dois foi praticamente a mesma. Receber um terço dos votos é recado contundente pra lá e pra cá. Contra os números não há argumento que pare em pé.



Classe Política

Diante dos dados acima, podemos concluir que é grande a insatisfação da população em relação ao quadro político-partidário da Aldeia.


Eu acredito que a causa disso passa pela lentidão com que os problemas da Cidade são tratados; pelo conjunto de promessas que não são cumpridas; e pela desconexão entre a posição do Município no ranking de arrecadação (chegando na décima entre os 497 municípios do RS) com a realidade repleta de gambiarras, buraqueira nas ruas e feiura profusa.


Planejamento e efetividade é o que estamos precisando na Aldeia. Quando isso for levado a sério, os números aí de cima vão mudar, porque o recado terá sido entendido pelos políticos.



Toma-lá-dá-cá

Na edição do dia 4 de dezembro, eu afirmei aqui na Coluna que vai ter toma-lá-dá-cá no futuro Governo Maranata e argumentei. Citei o recuo do Vereador Florindo (PP) em relação à Mesa Diretora na Câmara, relacionado a uma “solicitação de um empresário” que o apoiou. Essa semana, vazou um áudio na Internet em que o Vereador Florindo confirma o que escrevi aqui na Coluna no dia 4.


Eu gostaria muito de estar errado em relação a minha afirmação de que o toma-lá-dá-cá vai continuar.



Crítica Tóxica

Já que estou avaliando o recado dos números nas últimas eleições na Aldeia, cabe colocar na pauta a questão da crítica tóxica, que se grudou de forma dramática no tecido social por meio das redes sociais. Isso é geral no Planeta.


Como a crítica faz parte do meu trabalho, ressalto que quando falo em “crítica tóxica” me refiro a um ramal agressivo que é despejado na Internet de forma ordinária. Este conteúdo tóxico é produzido por interesseiros e perdedores.


Nas eleições de novembro, a comunidade de Guaíba deixou bem claro que não confia no comando de dedos justiceiros inconsequentes. Nenhum tagarela digital se elegeu; nenhum. Observando suas votações pífias, percebe-se elevada rejeição popular.


Esta observação baseada em números serve para reforçar o argumento da necessidade de uma reavaliação profunda a respeito da classe política local.



Cem Dias

A menos que seja revelada alguma ilegalidade, não farei crítica ao novo governo nos cem primeiros dias, porque é justo. Esta é uma postura que mantenho desde que comecei a escrever sobre política há mais de trinta anos.


Quando se inicia um novo governo, é preciso um tempo para ajustar a máquina. Cem dias é um prazo razoável. Depois, é claro que farei cobrança responsável. Afinal de contas, promessas foram feitas, discursos interessantes ecoaram. De tagarelice e pedras fundamentais na ex-área da Ford, estamos todos abarrotados. Outra coisa que ninguém aguenta mais é gestor queixa-queixa, que ao assumir fica se queixando do que encontrou. Brigou pra se eleger, então tem que trabalhar para resolver os problemas, e não ficar divulgando em ladainha.



Atenção ao Pedágio

Passada a comemoração justa da inauguração da Nova Ponte do Guaíba, precisamos ficar atentos sobre o local da praça de pedágio que vão implantar e o valor que irão cobrar.


Tudo foi feito com dinheiro público, então o valor do pedágio será somente para manutenção. Além disso, foi prometido que não haveria pedágio entre Porto Alegre e Guaíba. Vamos ficar vigilantes.



Moradores do Bairro Santa Rita

Quero cumprimentar os moradores do Bairro Santa Rita, em Guaíba, que convivem há anos em harmonia com jacarés do papo amarelo. Alguns répteis vivem no Valão da Avenida Lupicínio Rodrigues e são conhecidos da comunidade. Convívio pacífico e de respeito da população local com os animais.



De Olhos Fechados...

Tem um doce de chocolate no Caderno de Gastronomia desta edição da Gazeta que é impossível comer de olhos abertos. É tão gostoso, que os olhos se fecham a cada colherada e tudo é ledice...



Leandro André

[email protected]

Publicado em 18/12/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados