Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

14/12/2020 - 11h16min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Vai ter toma-lá-dá-cá

Apesar de o prefeito eleito de Guaíba, Marcelo Maranata, ter afirmado que o seu governo não irá interferir na Câmara Municipal, meus 40 anos de acompanhamento da política partidária, em especial a da Aldeia, me fazem acreditar no contrário. Isso acontece porque fica quase impossível de governar sem o apoio da maioria no Legislativo. Sendo assim, é preciso uma sintonia que permita o funcionamento da máquina com agilidade. Traduzindo: é preciso compartilhar os cargos do Executivo.


No início, novos governantes costumam estufar o peito e afirmar com voz grave que não haverá toma-lá-dá-cá com o Legislativo, mas, em poucos meses, o peito murcha como flor vencida e o balcão dos cargos entra em cena. Um exemplo clássico disso está no Governo Bolsonaro. O Capitão da língua solta, da fala grossa, dos filhos malcriados e do revólver como amuleto afirmou solenemente que no seu Governo não teria toma-lá-dá-cá com o Congresso. No entanto, depois de um ano, a promessa evaporou e o Capitão se atirou pro Centrão, a corrente política mais corrupta do País. Bolsonaro percebeu que não conseguiria governar sem apoio no Congresso. O mesmo acontece nos Estados e municípios, por isso afirmo que o Governo Maranata vai acabar aderindo ao toma-lá-dá-cá com a Câmara Municipal.


Apurei que já existe conversa com o vereador Alex Medeiros, do PP, o mais votado da Cidade, a fim de puxar seu partido para o Governo. Questionei o Alex sobre isso. Ele confirmou que foi procurado pelo Maranata para uma conversa republicana, mas sem qualquer oferta de cargos. Confirmou, também, que o PP já conversou com as duas correntes que disputam a Mesa Diretora da Câmara e a tendência do PP (ainda sem decisão) é de apoiar a corrente do PDT, candidatura de João Collares para presidente.


Maranata tem seis vereadores na sua base, com mais dois do PP, ficaria com oito. Serão 17 vereadores a partir de janeiro. Sendo assim, para ficar com a maioria na Câmara, faltaria só mais um, coisa simples de conseguir com um CC suculento.



Florindo recua

O Vereador Florindo (PP) era o mais cotado para assumir a presidência da Câmara Municipal de Guaíba em janeiro. No entanto, um empresário ligado à campanha do Maranata empregou um parente do Vereador Florindo, e o mesmo desistiu de assumir a Mesa e de seguir articulando com a futura oposição a pedido do tal empresário. Isso dito pelo próprio Florindo a alguns colegas da Casa. É claro que não foi somente o emprego para o parente do vereador que embaralhou o meio de campo. Percebe-se uma bizarra interferência terceirizada no Legislativo local.



Casas da Beira

Importante patrimônio de Guaíba está se desmanchando bem no cartão postal da Cidade. São as duas casas antigas da Beira, na Avenida João Pessoa. Uma delas, em estilo Art déco, o que é raro no Estado.


Acontece que o proprietário, professor Décio Andriotti, antes de morrer, deixou as casas de herança para a Santa Casa de Porto Alegre. Como os imóveis estão tombados, complica a venda. Com isso, estão lá atirados, sendo corroídos pelos cupins e pela ação do tempo, considerando que entra água da chuva por meio de aberturas nos telhados. Uma voz me disse que a lenta destruição é proposital, para que tudo desmorone e o terreno possa ser vendido sem entraves legais. Triste, isso!


Como o atual governo municipal não conseguiu implantar um projeto cultural nos imóveis, peço que o novo governo, em parceria com a Santa Casa, olhe para aquele patrimônio com a atenção que merece em respeito à história da Cidade.


A CMPC faria um gol de placa se implantasse nos imóveis o Museu do Papel e a Fábrica de Gaiteiros.



Festas e Aglomeração

Sim, estamos todos cansados desta pandemia, mas, e aí? Chutar o balde e sair aglomerando só piora. Algumas pessoas entenderam isso, mas muitas ainda não. Como pode ignorar o perigo diante de tanta informação e exemplos dramáticos divulgados diariamente?



Alerta sobre teste rápido

Leitora entrou em contato com a Gazeta Centro-Sul a fim de reclamar e chamar a atenção para um caso grave: os testes rápidos de Covid-19 que estão sendo vendidos em farmácias.


A leitora contou que sua mãe apresentou sintomas da doença e fez o exame RT-PCR no Hospital Berço Farroupilha. No entanto, como o resultado do teste leva alguns dias para ser divulgado, a família resolveu comprar um teste rápido em uma farmácia. Disse que lhe garantiram a eficácia do teste. O mesmo deu negativo para Covid-19 em sua mãe. Acontece que, alguns dias depois, saiu o resultado do RT-PCR e deu positivo para Covid-19.


Diante deste e de milhares de casos semelhantes, fica evidente que estes testes rápidos podem estar agravando o problema do contágio do coronavírus, considerando que, por não serem eficazes, podem levar pessoas infectadas a contaminarem outras, acreditando que não têm o vírus. É de cair os butiás dos bolsos!



IPTU Retroativo

Guaíba passou muitos anos sem reajustar a sua planta de valores, que serve de base para a cobrança do IPTU. Quando o ajuste foi feito, em 2014, por determinação judicial, teve reação política e tudo trancou na Justiça. Depois de quatro anos, a Justiça decidiu que o ajuste foi constitucional. Agora, cinco anos depois, alguns moradores começam a receber notificações para pagarem a diferença do Imposto que não pode ser cobrado porque a questão estava sub judice. Ver matéria nesta edição.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 04/12/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados