Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

03/12/2020 - 09h36min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Maranata está sob pressão

Marcelo Maranata (PDT) jogou todas as fichas para se eleger prefeito de Guaíba na sua terceira tentativa. Já tinha sido vice-prefeito de Henrique Tavares, mas queria a caneta não mão, como dizia o Maneca Stringhini para se referir ao comando do Município.

O ex-prefeito João Collares (PDT) articulou a coligação com a Claudinha Jardim (DEM), considerando a chance do seu partido voltar ao comando da Aldeia depois de 25 anos. E, quando tudo indicava a inviabilidade da união por falta de sintonia, houve uma reviravolta típica da política partidária. A dobradinha anunciada publicamente entre Claudinha e Caio Larrea (PSL) foi cancelada sob a justificativa de pendência na prestação de contas de Caio na Justiça Eleitoral e a fila andou.


Maranata e Claudinha anularam as divergências e se uniram em nome da vitória nas urnas. O PDT de Maranata e de Ciro Gomes, partido adversário ferrenho de Jair Bolsonaro, já pediu até o impeachment do presidente da República, se uniu com o DEM, cuja ala da vice eleita é bolsonarista até debaixo d’água. Por aqui, a união de correntes opostas na política nacional rasgou discursos e resultou numa vitória apertada, bem apertada. Agora, um governo precisa ser montado com foco local, ignorando os caciques da grande Aldeia.


Durante entrevista coletiva à Imprensa, Maranata fez um discurso consistente, anunciando ações proativas. Muito interessante o discurso do Maranata. Se conseguir fazer a metade do que anunciou, será um bom governo. Mas, no mesmo discurso, ele afirmou que somente irá contratar CCs e os secretários no final de fevereiro, justificando que primeiro irá se informar em detalhes sobre a realidade financeira da Prefeitura. Por um lado, esta decisão lhe garante um tempo importante para montar sua equipe, mas, por outro, há um comando significativo de cabos eleitorais sedentos por cargos que não gostaram nada nada do anúncio do prefeito eleito. A ânsia por cargos somada à união de pouca sintonia justifica o título desta coluna: Maranata está sob pressão.


Como foi anunciado para toda a Imprensa que as contratações de CCs e de secretários seriam somente no final de fevereiro, recuar desta decisão indicaria fraqueza precoce do prefeito eleito. Portanto, para manter coerência e mostrar que seu discurso tem fundamento, precisa sustentar sua decisão. O preço é aguentar a alta tensão nos bastidores repletos de apoiadores que aguardam ávidos por um lugar no governo. No ecossistema da transição, já se ouve resmungos e percebe-se olhos arregalados.


Resumo da bufa: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Oposição é arco e flecha; situação é alvo. PDT e DEM começam a encarar esta mudança dramática. Vamos acompanhar para ver como o Maranata vai sair dessa. Para o bem do Município, espero que mantenha a coerência.



Divisão de Cargos

Segundo a Tia Alaíde, que se infiltrou disfarçada no grupo de transição, a vice-prefeita eleita fica com as secretarias de Educação, Assistência Social e Meio Ambiente, enquanto Maranata gerencia o restante.



Reforma Administrativa

O prefeito eleito divulgou nota, essa semana, comunicando que nas primeiras sessões da Câmara Municipal encaminhará projeto de lei com uma Reforma Administrativa, com redução de gastos e adequação da estrutura, conforme o seu plano de governo. E, também, vai encaminhar a questão da diminuição do IPTU, um dos compromissos assumidos na campanha.



Comando da Câmara

Iniciaram as conversas para a montagem da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guaíba. Segundo a Tia Alaíde, o Vereador Florindo (PP) é o mais cotado para comandar a Casa do Povo a partir de janeiro.



A Pesquisa e o Julgamento

Sobre o financiamento suspeito de pesquisa eleitoral encomendada pelo PDT de Guaíba, conforme divulguei aqui na Coluna na semana passada, está para ser julgado pela Justiça Eleitoral. O PDT garante que justificou o pagamento à Justiça, já o PTB afirma que a justificativa apresentada confirma a denúncia de ilegalidade. Vamos aguardar.


Uma coisa é certa, a tal pesquisa cumpriu o objetivo de impulsionar o chamado voto útil.



Hospital Berço Farroupilha

Recebi reclamação de leitor, alegando que o Hospital Berço Farroupilha, em Guaíba, não teria condições de atender suficientemente os casos de Covid-19. De acordo com o leitor, pacientes estariam sendo transferidos para outros hospitais do Estado.


Questionei o secretário Municipal de Saúde, Jocir Panazzolo, sobre isso. Ele explicou que os pacientes transferidos são os que possuem outras patologias, considerando que o Hospital de Guaíba, no momento, atende somente casos de Covid-19.



Lions de Guaíba completa 43 anos

Este importante Clube tem se dedicado a causas sociais relevantes, como doações de óculos, medição de glicose, apoio ao Banco de Alimentos, campanhas de conscientização sobre causas ambientais e apoio à APAE, entre outras.


O Lions participa, também, dos conselhos municipais Comdica e Codim, bem como do Plano Diretor. Parabéns aos participantes do Lions Clube de Guaíba!



Leandro André

[email protected]

Publicado em 27/11/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados