Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

09/11/2020 - 09h50min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Trecho Minado na Reta Final

Eu tenho feito coberturas de campanhas eleitorais há trinta anos. Então, sei bem o que acontece nos últimos dias que antecedem as votações; período que está iniciando hoje.

No final do século passado e início deste, usavam panfletos apócrifos para caluniar, na tentativa desesperada de desqualificar adversários. Baixaria despejada de caçamba nas madrugadas. Às vezes, escreviam frases difamatórias com tinta branca no asfalto em ruas centrais das cidades. O submundo da política fervia nas noites escuras das cidades. Atualmente, com as redes sociais e os perfis falsos, a baixaria migrou para a internet, mas não abandonou de todo os panfletos apócrifos: a baixaria é híbrida.



Vídeos e Pesquisas

É possível que se repitam divulgações de vídeos, conforme aconteceu há quatro anos, quando um sujeito na sombra, sem mostrar o rosto, detonava um candidato, tudo editado para parecer autêntico. Milícias digitais focadas na destruição de reputações ascendem nestes dias dramáticos e salivantes de poder.

É possível, também, que se divulgue, aos 40 minutos do segundo tempo, resultados de pesquisa eleitoral financiada por algum alienígena. E por falar em pesquisa eleitoral suspeita, geralmente, a tática é colocar a candidatura desejada na margem de erro para não levantar suspeita; uma prática manjada e que se repete nos quatro cantos deste País.

Pode ser que nada disso aconteça aqui na Região, que este tipo de conduta seja coisa do passado, tendo em vista que os eleitores já não caem tão facilmente na vigarice.

É correto acreditar que nem tudo é falcatrua neste contexto decisivo, mas, considerando eleições passadas, é preciso ter muito cuidado ao percorrer a reta final até chegar na urna, pois o trecho é minado.

Respostas da Página 8

A Gazeta encerra, nesta edição, a série de perguntas aos candidatos à Prefeitura de Guaíba, com o tema saúde. Nas últimas semanas, os candidatos responderam sobre prioridades; transporte coletivo; educação; pavimentação; meio ambiente; e, agora, saúde.

Analisando atentamente o conteúdo das respostas, é possível ver quem é quem nesta disputa. Falarei sobre isso depois das eleições.

A Casa Branca

Nos últimos dias, a grande imprensa brasileira dedicou espaço extraordinário à divulgação das eleições para presidente dos Estados Unidos. Avaliações, reportagens e teses 24 horas por dia. Subserviência na veia.

Tudo bem que os Estados Unidos são uma potência mundial e que importa o que acontece por lá, mas, francamente, pra que tanto espaço e entusiasmo por aqui?

Não importa quem esteja na Casa Branca, não estão nem aí para o Brasil. Independente de republicanos ou democratas no poder, continua tudo igual, como sempre foi: os tupiniquins rezando na cartilha dos ianques.

Ah, e a questão ambiental continuará bem atrás do dólar e do donuts entre as prioridades do Tio Sam.

Havan Acelerada

A obra da loja da Havan de Guaíba é a mais acelerada que já vi nestes sessenta anos de vida. Quando passo pela Avenida Nestor de Moura Jardim, o tempo parece acelerado. Impressionante. Segundo a Tia Alaíde, a inauguração está prevista para acontecer entre os dias 12 e 14 de novembro.

Valorizar a Aldeia

Esta pandemia derrubou muita gente, provocou muitos estragos, mas também está nos fazendo refletir sobre questões importantes que desprezávamos. Uma delas é sobre a necessidade de valorizar o comércio local e tudo o que é da nossa aldeia.

Quando uma comunidade acredita que onde ela vive é o melhor lugar do mundo, tudo melhora. O contrário também é verdadeiro. É uma questão de escolha.

Galeto para ajudar

A APAE de Guaíba realiza mais uma edição do tradicional Galeto da Primavera neste sábado, 7. A ação tem o objetivo de arrecadar fundos para a entidade, que atende cerca de 150 pessoas.

No cardápio, galeto assado, arroz, massa, batata e solidariedade. O convite está sendo vendido a R$ 30,00, dando direito a uma porção que serve duas pessoas. As encomendas podem ser feitas através dos telefones (51) 99600.4692 e 3401.1498.

O Gráfico da Covid-19

Em todas as edições, a Gazeta Centro-Sul publica o gráfico que mostra a oscilação semanal da contaminação do novo coronavírus em Guaíba. Um sobe e desce irritante.

Seção Eleitoral sem Urna

Neste ano, teremos uma novidade nas eleições: seções eleitorais “equalizadas”, sem urna. Ver matéria ao lado.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 06/11/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados