Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

26/10/2020 - 09h58min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Multiplicação de Conselhos

Alguns candidatos espalhados pelos municípios do País destacam, nas suas propagandas eleitorais, que vão criar conselhos para decidirem os problemas da cidade. Isso parece politicamente correto, mas eu percebo mais problema do que solução. Eu explico.

Quando votamos em uma pessoa para prefeito(a), significa que estamos escolhendo alguém para nos representar na administração pública da cidade onde moramos. Alguns conselhos municipais são importantes, porque geram decisões mais ajustadas para a realidade e os interesses da população, mas conselho no varejo é encrenca.

Os candidatos à Prefeitura têm que dar publicidade aos seus programas de governo e deixar claro como irão governar se eleitos e quais as suas prioridades. Então, o eleitor decide se está de acordo. Administrador público tem que propor soluções e não compartilhar problemas. Forte, essa!

Além desta questão dos múltiplos conselhos, há uma teoria que precisa ser considerada em relação ao tema.

Tenho um amigo que criou a seguinte tese: reunião com mais de oito pessoas nunca chega a lugar algum. Portanto, de acordo com esta linha de pensamento, que eu acredito ser muito verdadeira, a pregação de múltiplos conselhos é uma furada administrativa.

Mas vamos ressaltar um ponto fundamental nesta análise. É importante ouvir a população, consultar a comunidade para saber quais são as suas necessidades e os seus desejos, mas isso é muito diferente de esperar que a comunidade tome todas as decisões. Este parágrafo precisa ser lido duas vezes.

Terminaram as campanhas políticas

Além da pandemia, o balaio de proibições terminou com a campanha eleitoral original. Conversando com um amigo, lembramos da efervescência da política nos períodos pré-eleitorais de antigamente. Todo a comunidade se envolvia. Tinha comício e banda; debates por todos os cantos. Eram dias dramáticos, envolvendo teses políticas.

Neste ano, nem parece que teremos eleições municipais daqui a poucos dias. Tudo está focado no mundo virtual, e mundo virtual é de mentira, é frio, é distante.

Perguntas e Respostas

Todas as semanas, a Gazeta Centro-Sul faz uma pergunta aos candidatos à Prefeitura de Guaíba. O Jornal já perguntou sobre prioridades na Educação; transporte coletivo; e prioridades de governo.

Mesmo com a limitação de espaço, os candidatos têm a oportunidade de mostrar o que pretendem fazer, caso sejam eleitos, em relação a temas de interesse social.

Esta semana, a pergunta é: Como resolver a questão dos buracos nas ruas (de onde obter os recursos), considerando que a malha viária da Cidade é muito antiga? Confira as respostas.

Uergs-Guaíba é destaque Recebi do professor Ricardo Baldino.

“Entre as engenharias de computação, pelo ENAD, a da Uergs-Guaíba é a melhor do Estado e 8ª do País, à frente da Ufrgs.

Estamos felizes com o resultado que alcançamos, pois quem conhece o lugar, um barracão do antigo DAER aproveitado e transformado em uma instituição de ensino superior, quem conhece a realidade das tentativas de desmonte da Uergs sabe que tudo é feito com muita dificuldade diante de inúmeros obstáculos superados. Estamos orgulhosos do trabalho que toda uma equipe vem fazendo.”

Agora, eu. Parabéns à Uergs de Guaíba!

Eficiência Policial

Participei da solenidade de inauguração da Nova DP de Guaíba. Um evento bastante prestigiado. Nenhum lugar do RS teve tanta autoridade por metro quadrado como na frente da Nova DP de Guaíba na tarde de quinta-feira, 22.

Governador, vice-governador, delegados, oficiais da BM, magistrados e promotores de Justiça, entre outros.

Quem acompanha as edições da Gazeta Centro-Sul sabe que prestigiar as polícias é um dever, considerando o trabalho que a Polícia Civil e a Brigada Militar têm realizado em Guaíba e Região. A eficiência policial se tornou marca registrada no Rio Grande do Sul.

Energia Solar na Escola

A AMZ Engenharia e Sustentabilidade, empresa de Guaíba especializada em energia solar, doou ao Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim um kit que mostra como funciona a geração de energia solar. Os alunos poderão, através do equipamento, entender o processo de captação e funcionamento do sistema solar (fotovoltaico).

Neste ano, a empresa realizou parceria com a APAE, doando um sistema fotovoltaico. A próxima parceria deverá acontecer com o Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim.

Para Reflexão

Deixo uma questão para refletirmos durante a semana. Será que a banalização da crítica nas redes sociais está abafando a criatividade e o poder de solução?

O cachorro late correndo atrás do carro, mas quando o carro para ele fica sem ação. Será que estamos nos transformando em cachorros correndo atrás do carro?

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/10/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados