Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

28/09/2020 - 09h15min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Mistura de Bolsonaristas

Entre os candidatos a prefeito de Guaíba, somente a Líbia, do PSOL, e o Rudinei, do PT, são totalmente contrários à linha política do Presidente Bolsonaro.

A vice do Maranata, Claudinha, é bolsonarista, faz parte da corrente ligada ao Onix Lorenzoni; na última campanha para deputada, desfilou empolgada no caminhão do Bolsonaro. O Maranata é do PDT, partido de oposição carimbada ao Presidente, mas as siglas que apoiam o Maranata são muito bolsonaristas.

O Narciso me parece o mais identificado: é Bolsonaro até debaixo d’água.

O Sperotto tem bastante queda pela política do Presidente Capitão, e o líder maior do PTB nacional, Roberto Jefferson, é o mais novo garoto propaganda do Bolsonaro. Demonstra paixão de revirar os olhos.

O Caio Larrea é do PSL e pinta de representante oficial do Presidente na Aldeia. Disputa palmo a palmo com o Narciso o primeiro lugar no fã-clube do Bolsonaro na Aldeia.

O Guto Pokorski se mantém distante da política nacional. Disse que respeita toda a autoridade eleita democraticamente. Não demonstra simpatia nem antipatia pelo Capitão.

Antes que alguém corra emocionado para as redes sociais a fim de criticar a referência política que faço, alegando que não tem nada a ver eleições municipais com a política nacional, eu já me antecipo em afirmar que tem, sim. Tem a ver. Cada um com a sua opinião.

A Campanha Eleitoral

Oficialmente, a campanha eleitoral começa neste domingo, 27. É dramática a correria dos candidatos atrás de CNPJ e abertura de conta bancária de campanha, conforme determina a legislação.

Vamos acompanhar as propostas dos candidatos a prefeito(a). Quando digo propostas, me refiro às ações a serem implementadas na prática. Discurso ternura e discurso de ódio não são propostas, são engana bobo.

Irmãos do Sperotto com Maranata

Dois irmãos do Prefeito Sperotto estão apoiando a candidatura do Maranata para prefeito. O fato de discordar politicamente de irmãos faz parte do contexto político partidário. O inusitado, neste caso, é o apoio a um dos principais adversários políticos do irmão prefeito. O assunto está dando pano pra manga. Perguntei para a Tia Alaíde o motivo da separação. Ela saiu com o copo na bolsa para escutar conversas através das paredes e ainda não voltou. Figurinha pensando.

Candidaturas Deferidas

Até o fechamento desta edição, na noite de quinta-feira, 24, nenhuma candidatura a prefeito ou a vereador de Guaíba havia sido indeferida pela Justiça Eleitoral.

Barra do Ribeiro

Cinco candidatos concorrem a prefeito em Barra do Ribeiro. São eles (na ordem alfabética): Jair Machado (MDB), atual prefeito que tenta a reeleição; Lucas Campos (PSB); Luciano Boneberg (PSD), ex-prefeito; Gervásio Horácio (PL); e Rudinei Menegotto (PT).

Covid-19 em Guaíba

Essa semana, depois de uma queda oscilante, o número de contaminação por coronavírus subiu e atingiu o pico entre todas as semanas, desde o início da pandemia.

Não é preciso ir longe para observar aglomeração na Aldeia. O gráfico que a Gazeta publica semanalmente mostra que tem relaxamento no distanciamento social. Não dá pra facilitar.

Alerta dos Preços Altos

Os preços dos alimentos e de produtos em geral estão subindo todas as semanas nos supermercados em plena crise da pandemia. Isso é ganância e o remédio é pesquisar preços melhores. Consumidores unidos têm força.

Quem procura encontra...

Tem gente que passa o dia buscando notícia ruim e lambança. Há muitas pessoas que estão sempre sintonizadas na desgraça e na doença. Há quem curte torneios de dor: se alguém diz que está com uma dor nas costas, o urubulino se apressa para revelar que sua dor é nas costas e nas pernas; se escuta que alguém ficou gripado, logo revela que teve Covid-19, se facilitar diz que a sua foi Covid-20. E assim segue.

Na hora das refeições, tem gente que assiste noticiário ressaltando a desgraça: come ouvindo e vendo tragédias, crimes e todo tipo de barbaridade.

Resumo da bufa: como tudo na vida é energia e sintonia, é bom lembrar que aqueles que sintonizam na desgraça a encontrarão: quem procura acha... Ah! Quem sintoniza na prosperidade a encontra também.

Para Refletir

Encerro esta coluna com um provérbio africano. “Se quiser ir rápido, vá sozinho, mas se quiser ir longe, vá em grupo”. Forte, essa!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 25/9/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados