Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

08/09/2020 - 17h27min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Maranata e Claudinha Juntos

Uma reviravolta marcou a semana na política em Guaíba. A pré-candidata a prefeita pelo DEM, vereadora Claudinha Jardim, comunicou oficialmente que rompeu com a candidatura de seu pré-candidato a vice, Caio Larrea (PSL), tendo em vista que foi surpreendida com uma condenação do parceiro, na Justiça Eleitoral, por falta de prestação de contas, referente à campanha eleitoral de 2018. Em nota enviada à Gazeta, a vereadora justificou sua decisão, argumentando que, mesmo o Caio Larrea conseguindo “emitir suas certidões e realizar sua convenção, o ato do registro de candidatura à realidade futura está fragilizada”.


Diante da informação oficial, acionei a Tia Alaíde, que saiu a campo para saber o que está acontecendo nos bastidores. No final da tarde de quinta-feira, Tia Alaíde me telefonou para dizer que está praticamente fechada a dobradinha Marcelo Maranata (PDT) a prefeito e Claudinha Jardim (DEM) de vice, com apoio de partidos como Solidariedade, Avante, e PRTB, além de PDT e DEM.


Tem certeza? Perguntei, desconfiado, considerando que até então nenhum dos dois abria mão da cabeça de chapa. Tenho, respondeu, convicta, a minha tia. E ressaltou que este quadro só muda se algo muito estranho acontecer; muito. Detalhe: em se tratando de política, definição só acontece quando o juiz apita o fim do jogo.


Apesar do balaio de desconexão que a dobradinha carrega, a dupla esquenta a disputa eleitoral na Aldeia.


O Caio Larrea disse que mantém a sua candidatura a prefeito e criticou a atitude da vereadora nas redes socias, alegando jogada combinada e traição. Tentei conversar com o Caio, mas o número do telefone que tenho deu na caixa postal. Semana que vem, vamos tentar ouvir o Caio Larrea.



Acendeu a luz amarela

A possibilidade de coligação entre Maranata e Claudinha fez acender a luz amarela na coordenação de campanha do pré-candidato Sperotto (PTB) à reeleição. Quando ficarem sabendo da informação da Tia Alaíde por esta Coluna, acredito que vai acender a luz vermelha.


O PTB e os partidos da coligação que fazem parte do Governo Sperotto são fortes, têm pré-candidatos a vereador com café no bule eleitoral, mas, segundo a Tia Alaíde, o descontentamento com o distanciamento do prefeito em relação à base pode fazer com que muitos candidatos a vereador façam campanha solo, sem se envolverem com a majoritária.


Sperotto tem uma coisa urgente a fazer depois da reviravolta que se anuncia na corrida eleitoral: descer do pedestal, encarar a realidade com humildade e admitir que sozinho pode até acelerar, mas não vai longe. Tenho a impressão de que já escrevi alguma coisa parecida com isso aqui, mas o Sperotto não leu.



Narciso Chapa Pura

O Narciso da Funerária, do Patriota, admitiu essa semana, mesmo antes da convenção do seu partido, que vai de chapa pura disputar a Prefeitura de Guaíba com o Tenente Elbio (Binho) de vice. Perguntei ao Narciso se é isso mesmo: concorre sem coligações? Ele respondeu que sim, “chapa pura”. Disse que, no início, estava com a Vereadora Cláudia, mas se desapontou com a sua mudança de rumo e desistiu de compor com ela. O Narciso me disse, em tom solene, que a corrupção começa com as associações (coligações). Forte, essa!



PSOL, também

De acordo com informações que recebi do PSOL de Guaíba e que já divulguei aqui na coluna, o partido também vai de chapa pura, com a professora Líbia Aquino a prefeita.



Esperando as Convenções

Sobre a confirmação de outras pré-candidaturas que já divulguei aqui na Coluna, vamos esperar para ver o que acontece nas convenções, com prazo legal para serem realizadas até o dia 15 de setembro.


Frisson nos bastidores da Aldeia.

Greve no Transporte Coletivo

A partir de terça-feira, 8, os trabalhadores da empresa Expresso Assur entrarão em greve, conforme edital do sindicato da categoria publicado nesta edição da Gazeta. Com isso, deverá parar o transporte coletivo urbano em Guaíba.


De acordo com o presidente do Sindicato, Luiz Carlos Veiga Martins, o motivo da paralisação é devido aos atrasos e parcelamentos de salários.


É grande a crise no setor do transporte público no País.



Ano Letivo Artificial

Eu não sabia como definir o ano letivo das escolas públicas no Brasil em 2020, então decidi chamar de ano letivo artificial.


Os conteúdos estão sendo repassados da maneira possível, e para muitos estudantes não é possível, considerando a falta de acesso à Internet. Além disso, teve a surpresa: até entender a gravidade da situação e planejar uma alternativa, o tempo passou.


Então, entramos na fase do empurra-empurra: aqui no Estado, o governador Eduardo Leite anuncia um calendário bibelô e passa a bola para os prefeitos, que chutam a bola de volta. Os pais e responsáveis ficam no meio do bate-bola, atônitos, olhando para o bibelô, enquanto todos os dias a única certeza manifesta é que não existe certeza alguma em se tratando da pandemia.


Os jovens brasileiros precisam aprender a conviver com a verdade e, neste caso, a verdade é que o ano letivo é artificial.




Leandro André

[email protected]

Publicado em 04/9/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados