Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

27/08/2020 - 10h17min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Quem é a Tia Alaíde?

A pergunta do título é constante. Como a Tia Alaíde adianta fatos importantes e sempre acerta, ela chama a atenção dos leitores. Muitos me perguntam se a Tia Alaíde existe de verdade ou se trata de uma personagem. Há muitas conjecturas a respeito dela.

É claro que a Tia Alaíde existe, ela mora em Guaíba, e tem um apartamento em Porto Alegre também. É uma senhora elegante, mas não magra, é fofa; usa penteado em estilo pipoca doce. Ela se veste bem, usa tailleur; tem contatos com pessoas influentes, viaja muito (agora está reclusa devido à pandemia), é culta e se relaciona com pessoas de todas as classes sociais. Usa bolsas caras e carrega sempre um copo para escutar através das paredes, um costume antigo que me ajuda muito.

A Tia Alaíde já esteve comigo em uma sessão da Câmara de Vereadores, quando recebi uma placa, mas não entramos juntos no recinto. Ela se manteve discreta, pois não gosta de chamar a atenção e prefere o anonimato. Teve um vereador que desconfiou, olhou para ela e para mim várias vezes em sequência, com olhos de admiração; sua expressão revelava uma descoberta importante: estampava um - É ela! Pensei que o vereador fosse me perguntar, mas não perguntou.

Teve uma vez que eu estava caminhando com a Tia Alaíde no Calçadão da Beira, antes da pandemia, e uma professora muito conhecida na Aldeia passou por nós, caminhando na direção contrária, nos cumprimentou com as sobrancelhas erguidas e alguns metros adiante se virou e perguntou: é ela? Apenas sorrimos.

Quando minha tia liga tarde da noite, eu já sei que o assunto é sério e dramático. Telefonemas cedo são da linha chá de camomila, mas tarde da noite é scotch sem gelo. Há temas que não divulgo, pois seria processado e condenado, são informações que estou guardando para um livro que vou publicar depois dos 90 anos de idade a fim de escapar de uma sentença dura.

Mas, enquanto isso, tenho o compromisso de divulgar e antecipar o que minha parenta bem informada me conta sobre política e fatos de interesse social. Quase tudo: ela já me disse quem vai vencer a eleição para prefeito de Guaíba em novembro, mas isso eu não posso revelar, por motivos óbvios.

Já escrevi aqui na Coluna que minha tia concorda em publicar sua foto na Gazeta se dez mil leitores pedirem por e-mail. É preciso enviar uma mensagem para o meu e-mail dizendo que quer conhecer a Tia Alaíde. O máximo de pedidos que recebi foram 2.346, em 2018, muito longe dos dez mil.

Qualquer dia falo sobre o Tio Gilvan. Ele acredita que o Lula é um semideus, que sofreu ataque orquestrado pela CIA. O Tio Gilvan é cachaça quente.

Neve em Guaíba

Em uma tarde fria de agosto de 1984, começou a nevar em Guaíba. Os flocos brancos caíam entre os prédios, gerando euforia na população. O fenômeno não durou muito tempo, mas foi suficiente para ficar marcado na memória de muitas pessoas por muitos anos.

Este relato está na página 125 do meu livro – Guaíba: Outra Margem. Ninguém me contou, eu vivi esta experiência. Estava dando aula no Curso de Inglês Know-How, quando percebi através da janela que estava nevando. Snow! Exclamei. Desci rapidamente com os alunos, que gritavam snow, snow pelas escadas do Centro Comercial Guaíba, o Edifício do Minghelli. Na frente do prédio, virei criança junto com a gurizada, catando flocos no ar.

De acordo com a previsão do tempo, deverá nevar novamente no Rio Grande do Sul. Tomara!

Chuva Congelada

Já que enfrentamos uma friaca brava e por conta disso enforcamos o banho, que venha a neve. Mas estão falando em chuva congelada, o que é uma humilhação. Chuva congelada é coisa de pobre.

A Saúde no Gabinete

O prefeito José Sperotto está bem e recuperado, segundo a sua assessoria. Ele retomou as atividades na Prefeitura na terça-feira, 18. Após testar positivo para a Covid-19, Sperotto seguiu trabalhando de casa, conforme os protocolos de isolamento, e não apresentou sintomas. Além do prefeito, o assessor de Comunicação, Paulo Ledur, também testou positivo, mas sem apresentar sintomas. A vice-prefeita Cleusa Silveira também foi testada e apresentou resultado negativo.

Perfil dos Eleitores Gaúchos

Mulheres com Ensino Fundamental incompleto são a maioria do eleitorado do Rio Grande do Sul, segundo dados do TSE. O Estado possui cerca de 8,4 milhões de eleitores e as mulheres representam 52% do total.

Em relação à escolaridade, 30% dos eleitores não completaram o Ensino Fundamental, e somente 10% têm Curso Superior completo. Considerando a faixa etária, votantes entre 30 e 39 anos somam 20%. Só uma amostra.



O Bom Exemplo

Faço um registro justo, destacando o bom exemplo da direção, dos funcionários e colaboradores da APAE de Guaíba. Há alguns anos, um pessoal abraçou a APAE num momento bem complicado e organizou a Associação. Eles enfrentam dificuldades com a falta de recursos, mas não deixam a peteca cair. Fazem eventos para arrecadar fundos e pagar as contas.

Sobre o Retorno das Aulas

Recomendo a leitura do Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 21/8/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados