Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

20/04/2020 - 09h37min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

SPMG x Secretária de Educação

Por ironia, o Sindicato dos Professores Municipais de Guaíba (SPMG), que teve influência decisiva na indicação da secretária de Educação, Virgínia Guimarães, agora mantém oposição dura à secretária. Acontece que mudou a direção da entidade e mudou, também, a sintonia.

Este caso ressalta a importância de distanciamento entre sindicatos e governos. Quando digo distanciamento me refiro a não influenciar na decisão de indicações para o secretariado; isso é coisa de pelego. Não dá certo. Sindicato deve ser instituição voltada para defender os interesses da categoria de forma integral, sem interferências partidárias que possam de alguma forma causar confusão.


O SPMG pode contestar esta relação que faço aqui e negar a confusão de interesses, mas eu conheço os bastidores políticos da Aldeia. Acompanhei o processo de indicação da secretária Virgínia Guimarães. Podem contestar à vontade essa minha afirmação, mas eu sei o que vocês fizeram no verão passado.


Por outro lado, há algumas semanas, o Pablo Gomes, presidente do SPMG, assinou ficha no PDT durante a festa de filiação do Maranata, um dos principais adversários políticos do Prefeito Sperotto. Eu estava fazendo a cobertura do evento, vi e fotografei o ato da assinatura e a alegria do Pablo Gomes mostrando a ficha para as câmeras. Depois, o sindicalista me disse que aquilo foi uma encenação, que simulou a filiação e tal. Como consertar uma bizarrice dessas?


Em meio a este quadro embaralhado do SPMG, a secretária Virgínia Guimarães, que carrega a balda de dar o tapa e esconder a mão, deita e rola em tom meigo.


Dito isso, vamos à polêmica da semana.


A secretária de Educação enviou um áudio pelo WhatsApp para os diretores das escolas, alertando sobre a indecisão de como proceder a efetividade dos professores nestes dias de escolas fechadas por causa da pandemia. A mensagem da secretária teria deixado dúvidas sobre o pagamento de salários no mês de abril, considerando a questão da efetividade. Diante disso, o SPMG enviou um ofício para o prefeito José Sperotto, solicitando esclarecimentos. O ofício, de 11 páginas, chegou a mim por leitores e não pelo Sindicato.


Diante do documento rococó, questionei a Secretária Virgínia sobre a tal mensagem pelo WhatsApp aos diretores.


A secretária disse que o Sindicato transcreveu corretamente a sua fala, mas tirou de contexto. Segundo ela, os diretores manifestaram dúvidas sobre como fazer a efetividade com as escolas fechadas, o que a levou a revelar sua preocupação para que fossem feitos registros corretos, de acordo com a realidade.


“Não existe a possibilidade de corte de salários”, afirmou a secretária com suavidade na voz. E completou, destacando que já foi acertado com os diretores como fazer a efetividade, reduzindo o ofício do Sindicato a um bilhete.


O professor deve atender a família uma hora por dia (cada escola escolhe o canal em horário definido); quatro horas por semana para planejamento e quatro horas semanais à disposição da escola para receber orientações pedagógicas).


O conteúdo oficial a ser repassado e a carga horária dependem de normativa do Conselho Nacional de Educação e, depois, do Conselho Municipal, o que ainda está em construção. A secretária destacou que a prioridade neste momento é manter o vínculo com os alunos por meio de atividades que eles tenham condições de realizar em casa.



A Reação do Maranata

Na semana passada, fiz comentário aqui na Coluna sobre o reaparecimento do Dr. Renan na política da Aldeia, destacando a sua filiação no Avante. Como seu novo partido tem uma ligação importante com o Maranata, abordei sobre a possibilidade de, em caso de uma coligação, Dr. Renan e Collares dividirem o mesmo palanque ombro a ombro. Forte, essa!


Na manhã de sábado, o Maranata me enviou mensagem desaforada, dizendo que não gosta de mentira, que nunca falou com o Dr. Renan e que eu deveria ter lhe consultado. Opa! Recebeu resposta na mesma frequência.


Primeiro, a possibilidade da referida coligação é bem real; segundo, nunca disse que ele Maranata conversou com o Renan; terceiro, não tenho que consultar quem quer que seja para fazer comentários. O que chama a atenção neste caso é a reação arrogante e mal educada do Maranata e a sua dificuldade de compreender o que leu.


Ressaltei ao Maranata sobre coligações esdrúxulas na política, lembrando que, recentemente, ele esteve filiado a um partido da base do Governo Sperotto, apesar de se declarar um adversário político do Governo.


Sempre tive diálogo franco com o Maranata, mas desta vez ele tomou o bonde errado. De repente, pensou que estava se comunicando por meio de rede social. Mais tarde, ele me mandou um cartão de Feliz Páscoa, que foi aceito. Senti sinceridade.



Aluguel de Comércio Fechado

Pergunta aos proprietários de imóveis: Será cobrado aluguel do pequeno comércio neste período em que está proibido de abrir as portas?



Assinantes da Gazeta

A Gazeta Centro-Sul tem um número bem grande de assinantes, público fiel, que gosta de receber seu jornal impresso em casa. Gente inteligente. Fizemos uma promoção e houve uma intensa participação, mas o número era limitado. Dá uma olhada na página 4. Estamos pensando em repetir.



Caminhão e Escorpião

Estão construindo pequenos caminhões da Foton em um prédio na Colina. Pois é, instalação provisória enquanto não constroem a anunciada montadora lá no terrenão das pedras fundamentais.


Desconfio que se trata de uma ação para me verem comendo escorpião. Para quem não sabe ou não lembra, prometi comer escorpião assado quando fosse fabricado o primeiro caminhão chinês em Guaíba.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 17/4/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados