Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

13/04/2020 - 10h46min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Melhor e o Pior... Em qual time você quer jogar?

A solidariedade, somada à luta dos profissionais da Saúde e de tantos outros trabalhadores de serviços essenciais nesta guerra contra o novo coronavírus, é o ponto positivo destes dias duros. Os exemplos de empatia nos fortalecem e nos enchem de esperança. Muitos saem de casa, todos os dias, deixando seus filhos para cuidar dos outros.


Caminhoneiros, agricultores, garis, funcionários de mercados e farmácias, jornalistas, policiais e motoristas do transporte coletivo, entre outros, que se juntam aos profissionais da saúde para garantir a continuidade da vida. São pessoas que têm medo, trabalham apreensivos, pensando na família, mas seguem firmes na linha de frente, responsabilizando-se pelo abastecimento de alimentos e remédios; pelo recolhimento do lixo, pela segurança de todos, pela informação correta, pelo transporte dos que realizam trabalhos essenciais e pela possibilidade de cura dos doentes.


Sim, são remunerados, mas é preciso reconhecer a bravura no enfrentamento a um adversário tão perigoso.


E neste contexto do bem, o trabalho voluntário, extrato do que há de melhor no ser humano, precisa ser destacado. Gente que dedica seu tempo para recolher e distribuir alimentos para quem tem fome; gente que faz comida e entrega para os caminhoneiros nas estradas e leva nos cantos mais sombrios das cidades; gente que faz máscaras de proteção para distribuir gratuitamente; gente que conforta quem não conhece. Gente boa que se revela no anonimato. Esse é o grande legado que fica e que pode mudar paradigmas.


Por outro lado, a pior coisa desta pandemia é a atitude dos que buscam a vantagem pessoal em cima da desgraça dos outros. Isso acontece em todos os lugares.


Golpistas tentam roubar dos pobres, vigaristas tentam ocupar espaço político, torcendo pelo pior, portando-se como críticos vigilantes, apontando defeitos dos adversários e divulgando notícias falsas. Agem como mensageiros da verdade e defensores do povo, mas, na verdade, são seres desprezíveis, sem qualquer trabalho proativo; são peçonhentos.


Nestes dias de ficar em casa, temos mais tempo para observarmos com calma o que está acontecendo no mundo e a nossa volta, temos tempo para nos descobrirmos melhor e, principalmente, para escolhermos em qual time queremos jogar.



Morto com Boletos Pagos ou Vivo Falido e Devedor

O grande debate do momento é sobre o retorno ou não das atividades econômicas. Se abrir, é grande a possibilidade de o vírus arrebentar e matar em massa, criando o quadro do morto com os boletos pagos. Se mantiver o confinamento por muito tempo, cria-se o quadro do vivo falido e devedor.


É preciso observar o que está acontecendo no mundo, ter cautela e despolitizar o quadro. O pior dos mundos é acreditar naquele áudio anônimo que chegou pelo WhatsApp. Se fosse útil ou verdadeiro, não seria anônimo. Não se pode acreditar em quem, no ano de 2020, acredita que a Terra é plana.


Tem saída para essa crise e ela será descoberta mais cedo ou mais tarde, mas não se trata de algo fácil, que virá de um oportunista de rede social.



Agitação nos Bastidores Políticos

Mesmo com a pandemia roubando a cena, o mundo político partidário avança e os bastidores estão agitados. No dia 4 de abril, fechou a janela das trocas de filiação sem a perda de mandato. Grupos se formaram visando as próximas eleições.


Não se pode afirmar que as eleições municipais vão acontecer em outubro, devido à pandemia da Covid-19. O TSE criou um grupo de trabalho para avaliar a situação. Ver matéria na página 3. Mas eu e a Tia Alaíde estamos atentos para revelar a agitação dos bastidores políticos.



Coronel Bianca no PTB

Minha tia adquiriu máscaras e roupas especiais de proteção muito eficientes, pegou seu copo, com o qual escuta através das paredes, e foi à luta.


Ontem, tarde da noite, a Tia Alaíde me ligou para contar que esteve no Palácio Piratini e viu a Coronel Bianca conversando com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. Ao observar que eles entraram numa sala de reuniões do Palácio, imediatamente pegou o copo da bolsa e grudou na parede para escutar a conversa. Minha tia afirmou ter ouvido a Coronel Bianca fechar com o PTB e que a oficial da BM deverá concorrer a vereadora em Guaíba nas próximas eleições.


A Coronel Bianca tem um trabalho respeitado no Comando Regional da BM. Ao ir para reserva no meio deste ano, deverá ingressar na política partidária com o objetivo de seguir contribuindo. Vamos acompanhar para ver se a Tia Alaíde vai acertar mais uma.



Time Reforçado

Além da Coronel Bianca, o PTB reforçou seu time de pré-candidatos a vereador com vários quadros que já demonstraram ser bons de voto. Entre eles, Airton Elegância, Tiago Green e Juliano Ferreira.



Dr. Renan reaparece

Depois de muitas denúncias e polêmicas no mundo político, que resultaram na renúncia de Renan Pereira ao cargo de vereador em Guaíba, ele reaparece no cenário partidário da Aldeia, gerando frisson.


Sem condenações na Justiça - a montanha pariu um camundongo - o médico-político volta à cena ao seu estilo, com filiações partidárias dramáticas em dois dias: se filiou no Avante, mas, antes, passou um dia filiado ao Solidariedade. Teve gritaria.


Muitos afirmam que o Dr. Renan se tornou inelegível ao renunciar ao cargo de vereador e tal, mas por não ter condenação e o principal processo ter sido trancado na Justiça por falta de provas, ele entende que pode concorrer a um cargo eletivo em Guaíba, sustentando a tese da perseguição política e tal. Se isso acontecer, mesmo que se torne inelegível na sequência, mudará o quadro das eleições. O Dr. Renan tem uma legião grande de seguidores. A leoa assusta as hienas.



Ombro a Ombro

O curioso nessa história do reaparecimento do Renan Pereira é que o Avante, seu novo partido, deve integrar a coligação do Maranata (PDT). Sendo assim, Renan deverá integrar a campanha do Maranata, ombro a ombro com o seu rival João Collares. E não adianta tentarem culpar o colunista pela ligação inusitada, pois trata-se de possibilidade real. Ombro a ombro é forte!



O Núcleo do PSL

O PSL está se articulando na Aldeia. O líder Caio Larrea conseguiu a adesão do vereador Miguel Crizel e do ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleber Quadros. Caio Larrea garante uma campanha com bastante recursos do Fundo Eleitoral.



Claudinha e Narciso

Segundo a Tia Alaíde, o namoro político entre a vereadora Claudinha (DEM) e o empresário Narciso (Patriota) está bem adiantado. No bloco de pré-candidatos a vereador, destaque para o dirigente do Inter, Norberto Guimarães.



PP Fortalecido

O vereador Florindo Motorista confirmou filiação no PP. Com isso, a bancada do partido cresceu na Câmara, com três vereadores: Alex Medeiros, Nelson do Mercado e Florindo Motorista.



Economia na Câmara?

Na semana passada, a Gazeta publicou matéria sobre o plano de contingência proposto pelo Observatório Social de Guaíba, com sugestões para o reordenamento de orçamentos do Executivo e do Legislativo, visando ajudar no combate à Covid-19 na Aldeia.


A Gazeta buscou ouvir o Executivo e o Legislativo sobre o Plano. O Governo Municipal segue avaliando as propostas.


A Câmara respondeu, por meio de ofício, destacando uma economia acima de R$ 3 milhões este ano, apontando repasses ao Executivo. Acontece que no pacote da economia anunciada tem números que não fecham. Foi citada a não contratação de 16 CCs, que desde 2018 não são contratados, e viagens contidas, que há muito tempo não acontecem.


É verdade que a Câmara Municipal de Guaíba deixou de gastar dinheiro público com viagens desnecessárias, assim como deixou de servir de cabide de empregos, amontoando CCs pelos cantos. Também é verdade que as contas do Legislativo são transparentes. No entanto, não é verdade a economia anunciada em 2020. Têm dois milhões de reais nessa conta que não fecha com a realidade.



Novos Secretários

Com a saída de três secretários municipais do Governo Sperotto (retorno para a Câmara), tendo em vista as próximas eleições, conforme divulguei na semana passada, novos secretários entraram em campo. Rogério Souza assumiu a Assistência Social e Jairo Oliveira de Lima assumiu a Secretaria de Obras. A Secretaria do Trabalho segue sem indicação, com Beto Scalco respondendo interinamente.


Recomendação

Leiam o Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição. Cuidem-se, fiquem em casa, e Feliz Páscoa!



Leandro André

[email protected]

Publicado em 10/4/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados