Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

16/03/2020 - 14h00min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Por que é perigoso

Custei a entender o drama mundial em torno do novo coronavírus até ouvir a explicação didática de especialistas essa semana. Eles ressaltaram que a letalidade é baixa para crianças, jovens e pessoas saudáveis, o que gera a sensação de sensacionalismo em torno do caso, mas a facilidade como o vírus se propaga e sua letalidade para os idosos complica tudo, gera colapso no sistema de saúde.

Idosos precisam de UTIs para vencer o vírus e de tempo em hospitais. Só que não existem tantos leitos de UTIs nem espaços nos hospitais, o que acaba gerando colapso no sistema de saúde das cidades. Como tratar das outras doenças se não há leitos hospitalares?

De acordo com médicos e cientistas, as estatísticas mostram que aproximadamente 15% dos idosos infectados pelo novo coronavírus morrem, e os que escapam ficam cerca de três semanas internados nos hospitais.

Então, o que temos a fazer é lavar bem as mãos frequentemente, não nos envolvermos em aglomerados, cuidarmos da alimentação e nos vacinarmos contra as fake news.

Consequências na Aldeia

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, Guaíba registrou três casos suspeitos do Covid-19, o nome do problema. Destes, dois foram descartados e um seguia em análise até o fechamento desta edição na tarde de sexta-feira, 13.


O Prefeito Sperotto assinou Decreto Municipal, suspendendo por 30 dias eventos públicos com aglomerações e, consequentemente, o Carnaval Temporão da Aldeia, que estava programado para o dia 28. Que pena! Mas a saúde em primeiro lugar. Por enquanto, as aulas seguem normalmente, mas afirmações em tempos de pandemia têm vida curta.

Foram suspensas, também, as atividades do Programa Comunidade em Ação, voltado para a terceira idade. Por enquanto, nada de ginástica coletiva ou bailinhos dos coroas. Dureza!

Na Câmara de Vereadores, Resolução da Mesa Diretora dessa sexta-feira, 13, suspende eventos coletivos não relacionados diretamente às atividades legislativas. Fica suspenso o acesso do público externo às sessões plenárias e demais eventos parlamentares. Forte, essa!

E pra quem está achando isso tudo muito ruim, lembre-se que na Itália a população está proibida de sair de casa.

Hospital da Unimed será um PA

Notícia sobre suposto fechamento do Hospital da Unimed em Guaíba circulou nas redes sociais e, como já se tornou comum, a comunidade recorreu à Gazeta Centro-Sul para os devidos esclarecimentos. Ver matéria na página 2.


A Cooperativa médica nega o fechamento do Hospital, mas lendo atentamente a nota de esclarecimento da Unimed fica claro que o Hospital vai se transformar em um pronto atendimento mais completo, assim como o centro de diagnóstico.

Sem UTI, muitos clientes da Unimed já procuram os hospitais conveniados de Porto Alegre para a realização de partos, assim como cirurgias mais complexas.

A Nova DP e o Silêncio

Os policiais civis de Guaíba trabalham em um prédio caindo aos pedaços, condenado pela Defesa Civil. A população não tem atendimento 24 horas na Delegacia. Um prédio novo foi construído para a Nova DP, com várias interrupções da obra, mas foi concluído. Está lá, pronto para ser ocupado.


Essa semana, busquei informações para saber quando será a inauguração. Primeiro, acessei a assessoria do secretário da SSP e vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que me passou para a assessoria da SSP, que por sua vez me passou para a assessoria de Imprensa da Polícia Civil. E sabe qual foi a resposta que o Governo Leite deu para a comunidade de Guaíba? Nenhuma. Até o fechamento desta edição, não recebi qualquer resposta.

Vamos ver se olham para Guaíba com mais atenção, Carlinhos Vargas, que é grande amigo do Secretário Ranolfo. E por falar no Carlinhos Vargas, ele se formou em direito pela Ulbra nessa sexta-feira. Parabéns!

Na manhã desta quarta-feira, 18, o e-mail com a solicitação de informações (encaminhado no dia 12 à Imprensa da PC) foi enviado para a delegada Viviane Viegas, que prontamente respondeu.

Matéria com os esclarecimentos será publicada na versão impressa de sábado, 21, e posterior postagem no site da Gazeta.

A Biometria e o Falso Prazo

O prazo final para fazer a biometria encerrou no dia 11. Só que não. Uma multidão se aglomerou por horas em filas gigantes nos últimos dias, mas como estamos no Brasil, a legislação tem jeitinho. Quem não fez o recadastramento biométrico até o dia 11, tem até 6 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

É de cair os butiás dos bolsos!

Rogênio na Secretaria da Fazenda

Rogênio Cavalar, o ex-chefe do Cartório Civil, deverá assumir como secretário Municipal da Fazenda de Guaíba nos próximos dias. Segundo a Tia Alaíde, colorado que é, a primeira ação do Rogênio será mudar a cor azul das paredes do Gabinete do Secretário.


Leandro André

[email protected]

Publicado em 14/3/20.

Atualizado em 18/3/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados