Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

12/03/2020 - 14h07min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Abriu a Janela Partidária

Abriu a janela para mudança de partido sem perder o mandato (ver matéria ao lado).

Em Guaíba, o PSDB se fortalece com a filiação do vereador Manoel Eletricista e de lideranças da Educação, como Carmem Weeck, Vera Almeida e Tânia Massena, entre outras.

Os tucanos criam musculatura na Aldeia por meio de uma estratégia organizada de forma discreta, mas muito competente, pela presidente da Executiva Municipal, professora Helnay Pinto.

O vereador Manoel Eletricista é presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal, que, entre outras ações de fiscalização, visitou todas as escolas municipais de Guaíba, montando relatório com apontamento dos problemas estruturais em cada uma e entregou nas mãos do Prefeito Sperotto para que tomasse as devidas providências.

Selito de Vice?

A Tia Alaíde me contou que o vereador Alex Medeiros (PP) está articulando a filiação do secretário de Meio Ambiente, Selito Carboni, ao PP. A intenção do Vereador Alex é colocar o Selito de vice na chapa do Sperotto.

O secretário nega que queira concorrer e tal, mas quando eu o questionei sobre esta possibilidade ele deu uma gaguejada estranha.

Pedi para Tia Alaíde investigar. Ela escutou conversas usando o copo nas paredes de alguns gabinetes e descobriu que é muito difícil desmanchar a dupla Sperotto e Cleusa. Muito difícil.

Os bastidores políticos estão agitados com a janela das mudanças partidárias, que irá se fechar no dia 3 de abril.

Assinou, mas não assinou

Na festa de filiação do Maranata no PDT, no dia 20 de fevereiro, aconteceu, também, a filiação do Pablo Gomes, presidente do SPMG. Só que não. O Pablo foi ao palco, assinou a ficha, foi anunciado como novo filiado do PDT, sorriu para a foto segurando a ficha, mas na verdade era uma encenação.

Antes de fazer o registro na edição do dia 22 de fevereiro na Gazeta, apesar de ter presenciado a cena, consultei o presidente da Executiva Municipal do PDT de Guaíba, Alex Trindade. O Alex confirmou, orgulhoso, a filiação do sindicalista e até contou sobre a relação familiar do Pablo com o PDT. Uma história bacana.

No entanto, conversando com um amigo, essa semana, ele me disse que a informação dada pela Gazeta sobre a filiação do Pablo no PDT não estava correta. Opa! Apesar do que já mencionei e de não ter recebido qualquer solicitação de correção, questionei o próprio Pablo Gomes. Para a minha surpresa (em 35 anos fazendo cobertura de política não tinha observado uma situação dessas), o Pablo confirmou que não se filiou, que foi uma encenação. Mas a assinatura, a foto, a confirmação do presidente do PDT? Questionei. Ele explicou que foi chamado ao palco e pressionado para assinar uma ficha em branco.

“Me colocaram numa situação de pressão na frente do palco. O Alex (presidente do PDT) me disse pra dar uma força, então eu assinei, mas já pedi a ficha de volta e não tenho filiação partidária. Como presidente do Sindicato tenho que ter uma postura de independência partidária”, justificou o Pablo Gomes.

Procurei os butiás nos bolsos, mas não ficou um sequer, caíram todos e rolaram pra baixo do armário.



A fila vai crescer

O recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral termina na próxima quarta-feira, 11, em Guaíba. Quem não fizer a biometria terá o Título de Eleitor cancelado; não vai poder votar em outubro.

A partir de agora, as filas para a biometria, tanto na Câmara quanto no Forum, vão aumentar cada vez mais nessa reta final. Minha previsão de 15 mil eleitores com o Título Eleitoral cancelado em Guaíba deverá se confirmar.

Comem Morcego

O coronavírus é um vírus antigo, mas com a comilança de morcegos pelos chineses (não todos) aconteceu uma mutação, gerando o novo coronavírus. Acho justo que uma pessoa fique doente depois de comer morcego. Estamos no Século 21. Acontece que essa aberração da imundície está contaminando quem não tem nada a ver com isso.

Por ser uma novidade, há muita coisa que não sabemos sobre a doença, o que gera mais preocupação. No entanto, pela estatística de mortalidade e considerando os casos em que ocorrem mortes, acredito que a repercussão mundial está exagerada. Posso estar enganado, mas como tudo é movido pelo dinheiro neste mundinho onde há pessoas que comem morcego, suspeito que tem gente ganhando bastante dinheiro com este alarde todo.

O caso suspeito de coronavírus em Guaíba foi descartado. Ver matéria nesta edição. Entretanto, enquanto escrevo esta coluna, pode surgir outra suspeita. Mas calma, se acontecer, a culpa não é do letreiro “Eu Amo Guaíba”.

Você não estava aqui

Este é o nome do filme que assisti essa semana no cinema e que a Gazeta traz como dica nesta edição.

Para quem pensa que a vida é dura somente no Brasil para os trabalhadores, precisa conferir esta história dramática, que trata da precariedade do sistema de trabalho na Inglaterra, “país desenvolvido”. Filmaço!

Tá pensando que berimbau é gaita?

Vagas no IBGE

O IBGE abriu 208 mil vagas temporárias de agente censitário e recenseador para o Censo 2020. As inscrições estarão abertas de 5 a 24 de março, no site do Cebraspe.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 07/3/2020.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados