Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

13/02/2020 - 16h24min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Vaias ao Prefeito

José Sperotto, prefeito de Guaíba, foi vaiado por parte do público que prestigiava a Festa de Iemanjá, na Beira, durante evento realizado na noite do domingo, 2.

Discursos políticos incomodaram o público que acompanhava o evento religioso. Quando Sperotto decidiu introduzir conteúdo partidário em sua fala, recebeu vaias de aproximadamente um terço das mil pessoas que acompanhavam a festa dos 50 anos do Reino de Iemanjá. Discurso errado na hora errada. O Sperotto, que tem muita dificuldade em lidar com críticas, ficou vermelho feito tomate e bastante desconfortável com o recado negativo popular.

Público Reduzido

Tenho feito cobertura das tradicionais festas para Iemanjá em Guaíba há muito tempo. Percebo que nos últimos anos o público vem diminuindo. Neste ano, encolheu bastante.

Não tenho uma informação técnica sobre esta redução de público, mas acredito que seja influência do crescimento das igrejas evangélicas na Aldeia. Vou estudar com profundidade este fenômeno religioso.

Campanha Antecipada

Têm pré-candidatos fazendo campanha eleitoral fora do prazo nas redes sociais. E não são nada discretos, até campanha de doação de rancho entrou na caçada alucinada ao voto. A sede de poder é tanta que ignoram a legislação.

Desembargadora na Câmara

A presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, participará da primeira sessão ordinária de 2020 da Câmara Municipal de Guaíba, na terça-feira, 11. Ela vai ratificar a importância do recadastramento biométrico, incentivando a participação dos eleitores de Guaíba. O prazo para o recadastramento se encerrará no dia 11 de março. Quem não se recadastrar não poderá votar.



Sai o Secretário da Fazenda

Fábio Bittencourt deixa a Secretaria da Fazenda na segunda-feira, 10, e volta para o Controle Interno da Prefeitura.


Conversei com o secretário nessa sexta-feira, e ele confirmou a informação que me foi passada pela Tia Alaíde, tendo em vista que a Assessoria de Imprensa do Governo havia negado a saída.

Servidor de carreira, Fábio Bittencourt ajudou a organizar a Secretaria Municipal da Fazenda, mas deve ter se desgastado com esta crise de mudança do sistema que parece não ter fim.

Na sexta-feira, 7, recebi informação dos contadores de que a ligação com a Junta Comercial ainda não havia sido efetivada e, com isso, seguia a impossibilidade de algumas ações, como alteração de atividade e de endereço das empresas, por exemplo.

O secretário de Administração Nelson da Rocha, com quem voltei a conversar essa semana, argumenta que o sistema paralelo criado de forma provisória pela Prefeitura está funcionando e segue anunciando que tudo estará solucionado na segunda-feira, só que não. Nelson deverá responder pela Fazenda até que um novo nome seja indicado para a Pasta.

O Selito explicou

Essa semana, o secretário de Meio Ambiente de Guaíba, Selito Carboni, me procurou para fazer esclarecimentos relacionados à crítica que fiz na semana passada sobre cortes de árvores na Cidade. Em relação à árvore suprimida na rotatória do PA, o secretário disse que a mesma morreu em decorrência do corte de suas raízes durante a obra da rotatória. Ele prometeu colocar no local uma planta exótica, que deverá ser replantada. Me mostrou a árvore e realmente é muito bonita, vai ficar bacana no local. O replantio deverá acontecer em julho para que a planta não sofra ou morra.

Aconselhei o Selito a ter mais cuidado com a liberação do corte de árvores e substituição por jerivás. Ele admitiu já ter feito alguns cortes que hoje não faria, mas garantiu que todos foram autorizados com laudos de técnicos da Secretaria.

Havan em Guaíba

Começou a construção de uma loja da Havan ao lado do Forum em Guaíba. Três árvores de grande porte foram suprimidas, mas há promessa de compensação. Vamos acompanhar. Desenvolvimento só é bom quando sustentável.

Tem gente que acha exagero a minha preocupação com árvores. Para estes, peço que subam a Rua São José às 14 horas, nestes dias tórridos, e imaginem a via sem aquelas Tipuanas. Árvore é vida, é conforto, é qualidade do ar, é beleza; árvore é qualidade de vida.

Pedro Simon

A emoção marcou a celebração em homenagem aos 90 anos de Pedro Simon na manhã de sábado, 1º de fevereiro, em Capão da Canoa. O político foi aclamado e aplaudido de pé por cerca de mil convidados. O evento foi promovido pelo MDB gaúcho, com apoio da Fundação Ulysses Guimarães, e ocorreu no Clube do Estádio Mariscão.

Pedro Simon, ao longo dos seus 90 anos, dedicou mais de 60 à vida pública. O ex-senador é respeitado em todo o Brasil pela sua postura coerente e honesta em defesa do povo brasileiro.

Conversei com Pedro Simon na praia de Rainha do Mar no ano passado. Ele estava sentado na varanda da sua casa, que não tem muro, lendo jornal, quando cheguei para cumprimentá-lo rapidamente pelo seu trabalho na Política. Admiro Pedro Simon. Lúcido e muito gentil, me deu atenção. Lembrou do meu tio, o jornalista Alberto André, a quem fez elogios, e comentou entusiasmado sobre política, destacando acertos e erros do Governo Bolsonaro.

Parabéns, Senador!

Sistema Financeiro no Brasil

O Bradesco anunciou lucro de R$ 25,887 bilhões em 2019. Sem comentários.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 08/2/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados