Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

29/01/2020 - 16h09min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sistema Tabajara

Na semana passada, abordei aqui na Coluna a questão da dificuldade para emissão de alvarás na Prefeitura de Guaíba.

O secretário Municipal da Fazenda, Fábio Bittencourt, escreveu respondendo a nota, destacando a necessidade de cumprir a legislação e tal. No entanto, ao ser informado por este colunista da realidade distante da cartilha, ele admitiu que há falhas que precisam ser corrigidas imediatamente e prometeu fazer isso.

Acontece que a Prefeitura decidiu trocar o sistema de informatização para um mais moderno e, ao que tudo indica, a mudança não saiu conforme o planejado. Pelo contrário, a enrolação já está prejudicando os empreendedores e, consequentemente, a economia do Município.

O sistema não emplaca, os telefones são tirados do gancho, o que impossibilita o contato por telefone, não há os devidos esclarecimentos e as promessas de solução se multiplicam. A solução será amanhã, na sexta-feira, na semana que vem; só que não.


Não sei se o serviço contratado é tabajara, porque compra por meio de licitação onde o menor preço vence acontece disso; não sei se é treinamento ruim ou se é a “repimpoca da parafuseta”. A única coisa que todos sabem é que não funciona.

O Secretário Bittencourt, que é servidor de carreira e está empenhado em promover um salto de qualidade no atendimento da Secretaria da Fazenda, tem se esforçado para resolver a pendenga, mas o tal sistema não ajuda. Os contadores da Aldeia estão tendo ataques de nervos e alguns empresários correm o risco de perderem acesso ao Simples, por exemplo. Preteou o olho da gateada.

Já no fechamento desta edição, recebi uma nota da Prefeitura afirmando que estão sendo analisados os protocolos e, enquanto não tiverem a integração total com a Junta Comercial, vão proceder a elaboração de alvarás através de um processo de protocolo digital que será disponibilizado no site da Prefeitura. E a nota conclui, afirmando que nas próximas semanas serão realizados novos treinamentos.

Eu entendo que os secretários da Fazenda e da Administração têm de se reunir com os técnicos da empresa responsável pelo sistema e com os técnicos da Prefeitura e resolver os problemas de vez.

Sala do Empreendedor

O secretário Fábio Bittencourt, além de prometer resolver as pendências, disse que em breve será inaugurada a Sala do Empreendedor, que está sendo instalada no térreo da Prefeitura. Se funcionar de acordo com o anunciado, vai ser um passo importante. No entanto, o novo sistema de informatização tem de funcionar.

Clichês Negativos

Os órgãos públicos precisam evitar os clichês negativos que se formam em decorrência da falta de agilidade dos serviços e da simplificação dos sistemas. Outra coisa importante: se promete uma coisa, entrega; se dá um prazo, cumpre.



Suspeita de Dengue

Há um caso de suspeita de dengue na Aldeia sendo investigado. Um laudo particular afirma que uma moradora de Guaíba contraiu a doença, mas a confirmação oficial se dá por meio do Lacen, que é o laboratório do Estado. Ver matéria ao lado.

O caso rendeu polêmica na internet, porque a paciente afirma que foi ao PA mas não recebeu a atenção devida. Já o médico afirma que solicitou que a mesma aguardasse para que fosse feita a coleta de sangue e alguns exames, mas a paciente teria se negado a esperar.

Como eu não estava presente na hora da consulta, não tenho como me manifestar sobre o que aconteceu de fato. O certo nesta história é que, se for mesmo dengue, é preciso muita atenção, pois a doença é perigosa e contagiosa. E os mosquitos transmissores estão por aí.

O secretário Jocir Panazzolo me afirmou que não há outro caso de suspeita de dengue na Cidade. Ele reclamou do uso político do caso.

Vamos aguardar o laudo oficial que deve sair na próxima semana.

Autoridades Locais

Sabe o que as autoridades locais fizeram em relação aos postes que estão caindo de podre na Aldeia? Nada.



Faltam 46 Dias

Quem não fizer o recadastramento biométrico nos próximos 46 dias, a contar deste sábado, 25 de janeiro, não poderá votar nas eleições municipais de outubro. Pelos meus cálculos, cerca de 15 mil eleitores de Guaíba terão o Título de Eleitor cancelado. Muitos vão reclamar que não foi devidamente divulgado. E dê-lhe mimimi no Facebook.


Leandro André

[email protected]

Publicado em 25/1/2020.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados