Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

25/10/2019 - 14h11min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Dona Délcia

Na quinta-feira, 24, morreu Délcia Glaci Santos Carvalho, a Dona Délcia, como era conhecida na Aldeia. Uma leitora querida. Brizolista e colorada até debaixo d’água, era uma figura ativa, dramática e carismática. Sempre envolvida com questões políticas e sociais, gostava de uma manifestação pública. Sempre tinha falatório e comida boa nas reuniões políticas em sua casa. Era braba, mas estava quase sempre sorrindo.

Assinante de carteirinha da Gazeta Centro-Sul, leitora assídua desta Coluna, espaço que lia logo que recebia o Jornal nos sábados de manhã. Leitora crítica.

No dia 29 de dezembro de 2014, os vereadores de Guaíba se reuniram em sessão extraordinária para votar um projeto de lei que ajustava o sistema de cálculo do IPTU. Tumulto no plenário lotado, questão polêmica. Quando cheguei na Câmara para fazer a cobertura da votação, a Dona Délcia saiu do meio dos manifestantes e veio me cobrar, entusiasmada, um posicionamento mais firme a favor do povo. Ela ressaltou que o IPTU dos pobres iria aumentar muitas vezes, muitas. Olhei nos olhos da minha leitora querida e disse em tom de voz firme e baixo: “Délcia, eu li atentamente o projeto, o teu IPTU e o dos pobres não vai aumentar como estão anunciando no carro de som. Na verdade, vocês estão aqui brigando contra o reajuste do imposto dos imóveis do Vereador Jonas, que ficam na Rua São José”. Inteligente que era, a Dona Délcia não se entregou de vez ao meu contraponto, mas desacelerou. Durante a sessão, observei que ela ainda estava no meio dos manifestantes, mas com um olhar comprido e reflexivo. Essa era a Dona Délcia.

O IPTU dela e dos pobres não subiu e eu não conversei mais com ela sobre isso.

Como ressalta seu filho Fabrício Carvalho: “Mulher de fibra, apaixonada pela família, esposa, mãe, avó e até avó emprestada. Amor e alegria não faltavam em seu convívio”. Se foi a Dona Délcia. Deve estar em algum lugar abraçada no Seu Toninho, conversando entusiasmada com o Brizola, enrolada na bandeira do Inter.

Conselho Tutelar

Os nomes dos eleitos para o Conselho Tutelar de Guaíba ainda não tinham sido homologados até o fechamento desta edição. Denúncias de irregularidades seguem sendo analisadas vinte dias após a votação. O que incomoda nesta questão é o fato de haver suspeitas de descumprimento das regras no processo eleitoral, praticadas por alguns dos candidatos ao Conselho Tutelar, um órgão tão importante para a proteção das crianças, que exige respeito incondicional à legislação.

Eleição Apertada no SPMG

Na quinta-feira, 24, aconteceu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Professores Municipais de Guaíba (SPMG). Votação apertada. A Chapa 1, liderada pelo atual presidente, Pablo Gomes, venceu, somando 260 votos; a Chapa 2, liderada por Mauro Prado Cesaro, fez 247 votos; a diferença foi de apenas 13 votos.

Pelos números da urna da Secretaria de Educação, Chapa 2 com 42 votos e Chapa 1 com 21 votos, dá pra perceber que os vencedores não estão alinhados com a SME.

Segundo a Tia Alaíde, foi uma campanha eleitoral com promessas impossíveis e boataria, mas não interferiram na lisura do pleito.
Composição da Chapa vencedora: presidente, Pablo Gomes; 1ª vice, Roselangia Chaves; 2ª vice, Rosângela Heim; 1° secretário, Mateus Ranzan; 2° secretário, João Malessa; 1ª tesoureira, Keila Lages; e 2° tesoureiro, Gabriel Melero.

A posse para a gestão 2020/21 será em uma assembleia da categoria a ser realizada em novembro, ainda sem data definida.

“Manteremos um trabalho com ética e com posição firme na defesa da categoria”, prometeu Pablo a este colunista. Parabéns!

Mesa Diretora da Câmara

A eleição para a Mesa Diretora na Câmara Municipal de Guaíba é sempre definida aos 45 do segundo tempo, não existe o já ganhou. No entanto, segundo a Tia Alaíde, há uma movimentação intensa para manter o PTB no comando da Casa, com Everton Gomes na Presidência. Frisson nos bastidores.

Sítio Histórico Poluído

Bancos, mesinha, lanças, coreto colorido, painéis, banners, toco seco, puxadinhos com portas de costaneira e cerca no Cipreste. A intenção pode ter sido boa, para enfeitar e tal, mas erraram a mão e ficou brega o Sítio Histórico de Guaíba; está poluído.

Conselho do Idoso

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul apresenta mais um Conselho Municipal de Guaíba em atividade; desta vez, o do Idoso. Percebo evolução em direção à implementação do que considero o mais importante: políticas públicas para os idosos. Vale conferir.

E por falar em idosos, estive no encontro de entidades realizado no Auditório da Ulbra Guaíba (ver contracapa). Bem prestigiado, o evento que marca o primeiro passo rumo à união. Concordo com o Élio Fernando sobre a necessidade de se fazer um diagnóstico em relação aos idosos na Aldeia para iniciar um processo de implementação de políticas públicas.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 26/10/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados