Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

03/10/2019 - 16h46min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Bolsonaro na ONU

O Presidente Bolsonaro costuma dizer e postar bobagens, gosta de dar opiniões agressivas e desnecessárias. No entanto, o discurso que ele fez na sede da Organização das Nações Unidas, essa semana, foi importante, muito importante, porque colocou os pingos em cima dos is. Com os olhos comprimidos, quase fechados, o presidente do Brasil enquadrou muitos santinhos do pau oco que atuam nos cenários nacional e internacional. Entendo que o presidente se excedeu em alguns pontos, como quando abordou sobre o que aconteceu em 1964 e nos ataques à Imprensa. Mas isso não comprometeu a importância do recado forte que passou, principalmente em relação ao espírito colonialista de líderes europeus que gostam de dar lição de moral de costas para o espelho.

As correntes de esquerda e os desmamados tomaram uma bordoada e definiram o discurso do Bolsonaro como vexame global, o que significa que foi o contrário.

O recado do presidente destacou a corrupção e a criminalidade que se intensificaram sobremaneira no Brasil nos governos petistas e ressaltou o esforço que está sendo feito em seu governo para mudar este quadro da dor, lembrando que o ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, é o atual ministro da Justiça e Segurança Pública. Bolsonaro associou os fracassos rotundos da Venezuela e de Cuba ao socialismo; bateu no ambientalismo manipulado e criticou o espírito colonialista, alfinetando lideranças da França e da Alemanha, entre outros europeus que costumam embarcar no sensacionalismo sem apurar os fatos antes de se manifestarem. Mas não foi somente embate a fala do presidente do Brasil na ONU, ele destacou a importância da democracia e dos acordos de livre-comércio, abrindo o País para o mundo democrático.

Seria importante que o presidente Jair Bolsonaro usasse aqui no Brasil esta linha do discurso que fez na ONU ao invés do besteirol que estamos acostumados a receber por meio de redes sociais e naquelas paradinhas no portão do Palácio Alvorada.

A Guria Ativista

Greta Thunberg é uma ativista de 16 anos. Ela é sueca e se tornou símbolo mundial da luta contra o sistema que causa o aquecimento global. Greta cobra ação das autoridades mundo afora. Importante parte da Imprensa acompanha o dia a dia da adolescente, e é claro que não demorou para a atuação da guria se transformar num circo global. A luta dos jovens por um mundo melhor é importante, é necessária, mas se percebe uma onda sensacionalista na volta da jovem ativista.

Os líderes dos países que mais poluem, como China e Estados Unidos, por exemplo, andam para a guria que xinga e protesta contra a poluição. Problemas ambientais se resolvem com ciência e consciência coletiva de verdade.

E no meio desta agitação envolvendo a Greta, é claro que um dos Bolsonaro iria postar besteira e fazer lambança. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, cujo pai quer transformá-lo em embaixador do Brasil nos EUA, usou foto falsa para criticar a jovem ativista. Mas o pior está no detalhe: o parlamentar integra a CPMI das Fake News, criada no Congresso para investigar a produção e disseminação de notícias falsas na Internet. É de cair os butiás dos bolsos!

Sperotto e Cláudia Mara

Essa semana, a Tia Alaíde me telefonou para dizer que está tomando corpo a corrente governista que defende a reeleição de Sperotto com a Cláudia Mara de vice nas eleições municipais do ano que vem. Até então, só se ouvia falar em repetir a chapa Sperotto e Cleusa. Frisson nos bastidores políticos da Aldeia.

Vice de Maranata

Há uma indefinição dramática em relação a quem será o candidato ou candidata a vice-prefeito(a) na chapa com Maranata em 2020. Perguntei para a Tia Alaíde se tinha uma pista e ela ficou de apurar. Até o fechamento desta edição, não havia me retornado.

Mesa Diretora da Câmara

Outubro está chegando e ainda não houve acordo firmado sobre a presidência da Câmara Municipal de Guaíba para o ano que vem. As correntes distintas na Casa do Povo articulam em silêncio para evitar as dramáticas puladas de cerca.



As Férias dos Vereadores

Voltou à pauta na Câmara Municipal de Guaíba a proposta de redução do recesso parlamentar, que é interpretado como férias dos vereadores. Está em análise o Projeto de Lei 001/2019, proposto pelo vereador Campeão Vargas. Uma emenda pipoca nos bastidores para que a redução entre em vigor a partir de 2021. No entanto, o Vereador Campeão me disse que irá tentar levar o PL à votação na próxima sessão, sem emenda, para vigorar em 2020. Vamos acompanhar.

Uma coisa é certa, férias de 90 dias (período atual) é debochar da população.

Clay Teixeira

Na segunda-feira, 23 de setembro, morreu o Clay Teixeira aos 47 anos. A Aldeia entristeceu. Nos deixou, um excelente fotógrafo; um sujeito que se confundia com parceria. Não levava desaforo pra casa, mas também não guardava mágoas. Era inteligente e culto, o Clay, daqueles caras que fazem falta de verdade quando morrem. Doou seus órgãos e deu nova chance de vida para seis pessoas.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 28/9/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados