Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

08/07/2019 - 14h42min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Lava-Jato não é Bolsonaro

Chovia muito na tarde de domingo, 30 de junho, em Porto Alegre. Mesmo assim, dezenas de pessoas enfrentaram o aguaceiro para manifestar apoio à Lava-Jato em ato público realizado no Parcão.

Eu fui até lá e passei de carro, pensei em parar e engrossar o grupo de manifestantes, mas durante a travessia pelo corredor humano verde-amarelo (a via estava parcialmente bloqueada) percebi uma faixa onde estava escrito “Apoio incondicional a Bolsonaro”. Peguei um adesivo com os dizeres “Lava-Jato eu apoio” e segui em frente; não parei. O tal apoio incondicional ao Bolsonaro me repeliu.

Apoiar a Lava-Jato é uma coisa; apoiar o Bolsonaro incondicionalmente é outra bem diferente. Não se deve apoiar político nenhum incondicionalmente; nenhum.

Nas manifestações que aconteceram nas grandes cidades do Brasil, foram flagrados alguns retardados pregando intervenção militar. Lorpas que sequer perceberam que os militares estão no comando; foram eleitos democraticamente.

O Bolsonaro foi eleito presidente da República pela maioria do povo brasileiro, venceu de forma legítima em quase todas as regiões do País (só perdeu no Nordeste); é preciso respeitar isso. A parte da esquerda revelada corrupta não se conforma com o desmame e tenta de tudo para embolar o meio campo e livrar o mandachuva da cadeia. Querem de volta a teta livre, mas não vão levar.

As mensagens que colocariam o julgamento do Lula sob suspeita azedaram. Além de terem sido obtidas de forma criminosa, foram constatadas adulterações, edições grosseiras, com trocas de nomes e datas. Setores da mídia viúva de patrocínio estatal ainda tentam repercutir a estratégia maculada, mas o eco é chocho.

A Lava-Jato mudou paradigmas, chegou nos corruptos do andar de cima e tirou a máscara dos socialistas fakes. Ao observar os que lutam com unhas e dentes para tentar afundar a Lava-Jato, fica claro que ela é fundamental e que precisa continuar firme e forte.

Diante do quadro político atual, é importante não confundir a Lava-Jato com o Bolsonaro. Em que pese o apoio de Bolsonaro à Lava-Jato, não se pode esquecer que ele é um presidente que dá coices. Sem falar no filho influente que, ao que tudo indica, pegava parte do dinheiro dos seus assessores. O importante nessa história é manter a mobilização anticorrupção e não se apaixonar por mitos.

Quando vejo grupos de artistas, jornalistas, professores e intelectuais manifestando preocupação alucinada com o momento político do Brasil e com as supostas conversas entre Moro e Dallagnol, encobrindo na cara dura o maior esquema de corrupção do mundo, entendo como chegamos a índices de Educação tão baixos e de violência tão altos; entendo a razão de tanto sofrimento nos hospitais sucateados e o que levou à eleição de Bolsonaro.

Debate Importante no dia 11

Foi marcada uma audiência pública na Câmara Municipal de Guaíba para tratar sobre a execução do projeto Mina Guaíba, na quinta-feira, 11, às 18 horas. Um tema importante, de grande interesse da sociedade, será debatido: a possibilidade de implantar um megaprojeto de mineração de carvão na Região.

Eu entendo que, se o modelo de energia a carvão está sendo desativado nos países desenvolvidos, porque é altamente poluente, então não deve ser implantado por aqui. Simples. Vamos sintonizar com o mundo desenvolvido e buscar energias limpas.

O que pensa o prefeito

Como estão tentando implantar esta encrenca ambiental na nossa volta, questionei o prefeito José Sperotto sobre o projeto Mina Guaíba. Ele enviou a nota que segue.


“Neste momento, a opinião técnica deve se impor sobre qualquer opinião política. Entendo que qualquer empresa, de qualquer segmento, que respeite a legislação (em todos os âmbitos) deve ser sempre bem-vinda ao Estado. O assunto não deve ser tratado com viés político e, sim, de forma técnica. O aval de técnicos é o que importa neste momento. Qualquer opinião fora desse contexto é achismo.”

A Casa da Mãe Joana

De manhã cedo, um caminhão encostou ao lado do Cipreste Farroupilha, no Sítio Histórico de Guaíba, desceram trabalhadores, cavaram um buraco fundo e fixaram um poste enorme de concreto. Quem mandou fazer aquilo certamente tinha certeza que estava na Casa da Mãe Joana, uma atitude bem comum na Aldeia.

Ainda bem que desta vez o pessoal da Prefeitura agiu rápido e terminou com a farra. Ver matéria nesta edição.

A Corsan faz buracos por todos os lados e custa a fechar com asfalto, tira esgoto de balde da Estação de Bombeamento, que não tem bomba; a CEEE permite que pendurem fios e cabos de qualquer jeito nos postes e a coisa vai indo largada como o diabo gosta.

Em busca do vigor

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Guaíba segue sem secretário. Tá difícil encontrar um nome que possa dar vigor à Pasta.



Privatizações no RS

Dois dias depois de aprovados pela Assembleia Legislativa, o governador Eduardo Leite sancionou, na quinta-feira, 4, os projetos de lei que autorizam a privatização da CEEE, CRM e Sulgás.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 06/7/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados