Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

01/07/2019 - 14h04min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Estado Atrasado

O Rio Grande do Sul já foi um dos Estados mais desenvolvidos do Brasil. Foi. Estamos ficando para trás.


Agora, quando o mundo começa a trabalhar com projetos de energia limpa, o Governo do Estado apoia um projeto de energia a carvão; um megaprojeto de mineração de carvão aqui na nossa Região.

Em sua edição de 16 de fevereiro deste ano, a Gazeta Centro-Sul publicou reportagem, com chamada de capa, alertando sobre o megaprojeto de mineração previsto para ser executado em Eldorado do Sul, ao lado do Rio Jacuí. O projeto prevê a extração de 166 milhões de toneladas de carvão bruto.

Existe uma importante mobilização contrária a esta possibilidade tóxica, mas a pressão econômica por trás é grande. Fala-se em tecnologia especial que não polui e tal. Então, por que os países desenvolvidos que usam energia a partir da queima do carvão estão abandonando este sistema?


Desta vez, não se trata de grenalizar ou de complicar, trata-se de sintonia com o atraso. Ao invés de olharmos para o futuro, para as possibilidades de energia limpa, estamos discutindo a abertura de uma mineração monstra ao lado do Rio Jacuí, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Na noite de quinta-feira, 27, teve audiência pública em Eldorado do Sul. A luta continua.

Sem Novos CCs na Câmara

Essa semana, o presidente da Câmara Municipal de Guaíba, vereador Arilene Pereira, decidiu que não irá chamar o terceiro CC para cada um dos vereadores. Ele me disse que não quer arriscar ter de responder processo na Justiça, considerando a desproporcionalidade entre cargos efetivos e CCs. Além disso, entende que o País está passando por momentos difíceis e todos os poderes têm de contribuir com a economia.

O comunicado foi feito a todos os vereadores no final da sessão de terça-feira, 25, e confirmado nessa quinta-feira, 27, para os membros da Mesa Diretora. Entendo que acertou o Vereador Arilene.


Na conversa que tive com o Arilene, cobrei dele a promessa de realizar concurso público a fim de contratar um profissional para o Setor de Comunicação da Casa. Atualmente, para se conseguir informações completas do Legislativo está complicado. Fica ruim para a Imprensa trabalhar com a Câmara Municipal sem uma Assessoria de Comunicação.

O presidente Arilene Pereira ratificou o compromisso do concurso público, disse que vai falar com os seus pares e tal, mas não senti firmeza; parece traumatizado.

Resposta Constrangedora

A resposta da Corsan sobre o tratamento de esgoto no Bairro Ermo é constrangedora. Ver matéria nesta edição.

Além de afirmar que o sistema está em operação, mesmo sem bomba na Estação de Bombeamento, os dejetos estavam sendo tirados de balde na tarde de quinta-feira, 27. Ninguém me contou, eu vi. Um trabalhador colocava o esgoto num balde dentro da EBE no meio dos dejetos. É de cair os butiás dos bolsos!

Para filtrar homenagens

O vereador Manoel Eletricista protocolou projeto de lei na Câmara Municipal para filtrar homenagens. O parlamentar pede que seja feita uma análise da vida pregressa dos indicados às homenagens. O PL tramita na Casa e tem parecer favorável da Procuradoria. Forte, essa.



Em Defesa da Lava-Jato

Está sendo chamada uma manifestação pública em todo o País, neste domingo, 30, em defesa da Lava-Jato.

O Alerta de Lázaro

Lázaro Ferreira, presidente do Comusa, faz um alerta importante aos políticos da Aldeia em matéria publicada nesta edição da Gazeta. Ele ressalta que se não forem incluídos no Plano Plurianual do Governo do Estado recursos para o futuro Hospital de Guaíba, será inviabilizado qualquer repasse durante os próximos quatro anos. Detalhe: a Assembleia Legislativa deverá votar o Plurianual em duas semanas. Acendeu a luz amarela.



Finalmente a Demolição

Depois de meses de angústia, finalmente o prédio que corre o risco de desabar na Escola Municipal Darcy Berbigier será demolido. Demorou.



Injeção de R$ 12 milhões

De positivo, a notícia da antecipação de parte do 13º salário aos servidores públicos de Guaíba. Essa semana, o prefeito José Sperotto estufou o peito para anunciar as antecipações de parte do 13º e dos salários de junho; além de pagar o que faltava aos professores para fechar o Piso Nacional do Magistério, referente aos meses de janeiro e fevereiro. Sperotto comemorou a injeção de R$ 12 milhões na economia local.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 29/6/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados