Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

17/06/2019 - 14h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Glória dos Corruptos

Criminosos invadiram o aplicativo de mensagens usado pelos procuradores da Operação Lava-Jato e passaram os conteúdos de conversas para o site The Intercept Brasil. O resultado disso todo mundo conhece: a glória dos corruptos.

Não sei e ninguém sabe, a não ser os hackers que atuaram neste caso, se o que está sendo divulgado é cem por cento verdade. De qualquer maneira, se houve um erro pontual, ele não pode anular a revelação da titânica corrupção que sufocou o povo, amplamente comprovada por meio de confissões, principalmente daqueles que não têm uma esposa morta para culpar.


Concordo com o ministro Barroso, do STF, que não entende a euforia, considerando que as diretorias da Petrobras foram loteadas para partidos políticos roubarem. Isso está comprovado através do balanço da empresa, das confissões dos envolvidos, das delações premiadas, dos milhões que já foram devolvidos e de tantos outros que ainda estão para serem devolvidos. Teve corrupção da grossa durante anos neste País, envolvendo diversos partidos, cuja roubalheira foi aperfeiçoada nos governos nacionais do PT.

Pelo que foi divulgado até agora, as conversas entre os procuradores da Lava-Jato e o ex-juiz Sérgio Moro estão relacionadas à Força-Tarefa formada para apurar e punir membros de uma organização criminosa que saqueou o País. Se houve a preocupação com a possibilidade de reeleição do Lula, foi porque os membros da Força-Tarefa temiam o retorno e, consequentemente, o fortalecimento da organização criminosa. Foi o Lula preso que indicou o Haddad como seu representante para concorrer à Presidência da República (Haddad é Lula, era slogan de campanha). É claro que isso gerou preocupação entre aqueles que estavam lutando para combater a facção criminosa. Além disso, depois de Moro, 19 juízes confirmaram a condenação, considerando todos os recursos.

O ministro do STF, Gilmar Mendes, não gostou nada nada das conversas de Moro com Dallagnol; o Renan Calheiros, também não. O Lula não gostou, a Gleisi Hoffmann, o Eduardo Cunha e as dezenas de investigados envolvidos na Lava-Jato no Congresso Nacional também não gostaram. No Exterior, o Maduro reprovou a troca de mensagens do ex-juiz com os procuradores.

A maioria do povo brasileiro não deu a menor importância aos diálogos, porque o povo sabe que antes da Operação Lava-Jato praticamente só negros pobres iam pra cadeira. A maioria do povo brasileiro sabe o sofrimento que a corrupção causa na vida das pessoas e o quanto é difícil combatê-la, porque quem pratica não passa recibo, tem recursos para confundir, formar comandos de idiotas úteis e contratar hackers para tirar a credibilidade de quem tenta puni-los.

Troca de Secretário

Assim como Alex de Oliveira assumiu a Secretaria de Mobilidade Urbana em Guaíba, saiu: pianinho. Foram apenas seis meses no cargo. O estranho nesta história é a justificativa da mudança: o secretário foi muito importante e tal, mas é preciso revigorar a Secretaria. Quem sabe vem aí o incrível Hulk.



Paralisação Forçada

Se grupos de pessoas trancam os portões das garagens de ônibus, o transporte coletivo para, gerando efeito dominó. Se ateiam fogo em pneus na rodovia, o trânsito para. Paralisação forçada não é protesto.

É claro que muitas vezes é preciso forçar um pouco para que os trabalhadores intimidados pelos patrões possam se manifestar sem o risco de serem demitidos, mas quando a massa está enfezada de verdade não é preciso queimar pneus em rodovias.

Em Guaíba, cerca de 250 professores participaram de uma manifestação de protesto contra a Reforma da Previdência nessa sexta-feira, 14; menos da metade da manifestação do dia 22 de março. Mas fizeram assembleia e decidiram paralisar: manifestação legítima, portanto.

A tal greve geral anunciada, que iria parar o País, não aconteceu. O povo está preocupado em manter seus empregos, o que não está fácil.

Eu sigo com a mesma opinião, até o momento ninguém me convenceu da real necessidade dessa Reforma. Só afirmam que é fundamental para o Brasil e que sem ela vamos arder no fogo do inferno, mas argumentação robusta, com números de verdade e contraponto, até agora, nada.

Eu acredito que se conseguirmos reduzir a corrupção de forma significativa neste País, o dinheiro aparece, por isso defendo com veemência a Lava-Jato, o Sérgio Moro, o Dallagnol e seus colegas.

Conselho Tutelar

A eleição do Conselho Tutelar de Guaíba acontecerá no dia 6 de outubro com as mesmas regras atuais. O Comdica, os membros do atual Conselho Tutelar e os vereadores não conseguiram chegar a um acordo em relação às exigências para os candidatos a uma vaga no Conselho Tutelar de Guaíba, o primeiro a ser fundado no RS e o segundo no Brasil.

Os CCs da Câmara

O TCE lavou as mãos no caso dos CCs da Câmara Municipal de Guaíba. O processo foi empurrado com a barriga até o arquivo morto. Foi extinto, sem o julgamento do mérito. Resumo da bufa: o TCE entende que o Legislativo é um poder independente para definir o número de CCs.


O presidente da Câmara, Vereador Arilene, entende como a maioria da população: tem CC demais na Casa.

O interessante nessa história é que alguns vereadores que publicamente criticam o cabide de empregos, com postura de beatas imaculadas, nos bastidores pressionam o Presidente Arilene para que chame o terceiro CC. É de cair os butiás dos bolsos!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 15/6/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados