Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

10/06/2019 - 08h40min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Gente que faz

Em todas as cidades do mundo tem sempre um grupo de pessoas que faz a comunidade seguir em frente, preservando a sua identidade, suas memórias, e fomentando a integração da população. Esses grupos se dividem em instituições que promovem eventos e ações proativas; quebram o cotidiano sisudo e valorizam a confraternização da vida em sociedade. São fundamentais.

Em Guaíba, eu contei, recontei e cheguei à conclusão de que existem cem pessoas que formam o grupo dos que fazem a máquina positiva seguir em frente. Já escrevi sobre isso.

Na noite de segunda-feira, 3, na solenidade de abertura oficial da 30ª edição da Feira do Livro de Guaíba, parte desse grupo dos cem recebeu homenagem especial da Setudec pelos serviços prestados ao Município, com o Prêmio Carlos Nobre de Cultura. A Gazeta Centro-Sul, juntamente com os demais jornais locais, O Guaíba e a Nova Folha, recebeu a premiação com outros dezessete homenageados pelos relevantes serviços prestados à Cultura local.

Em tempos duros de muitos torneios de poder, com disputas acirradas de interesses, intolerância e falta de respeito generalizado, é importante destacar um palco iluminado para valorizar trabalhos em prol da Cultura; um palco de gente que faz.

Que satisfação para mim dividir este palco com o colega e amigo Daniel Andriotti, que representou a CMPC; com as irmãs Laura e Nilva, do Projari; com o Seu Gui e a Dona Ires, da Casa de Gomes Jardim; com o escritor Walter Galvani; com a Fofa Nobre, da Fábrica de Gaiteiros; com o José Renato Leão, nome que se confunde com o teatro; com o professor Valmir Michelon, do Festival de Vídeo Estudantil; com a jornalista Carmem Blaskoski; com o escritor e patrono da Feira, Altair Martins; e com o meu amigo e idealizador da Feira do Livro de Guaíba, Joaquim Pedro Mello Neto, entre outros nomes que receberam a homenagem.

No final do evento, ainda no palco, nos abraçamos, nos cumprimentamos sem vaidades; confraternizamos, enaltecendo a nossa Aldeia. Foi bacana, foi importante. Como me disse a Fofa Nobre: “Isso dá um up na gente!”

Conselho Tutelar

Projeto de lei tramita na Câmara Municipal de Guaíba sobre mudanças nas regras para a eleição do Conselho Tutelar. As exigências aos candidatos ainda estão sendo debatidas, restando algumas divergências, mas a tendência é que haja consenso. É preciso ter muito cuidado com esta matéria, tendo em vista a importância do Conselho Tutelar. Vamos acompanhar.

Pode aplaudir o hino

Na abertura da Feira do Livro, a Kauana Neves fez uma bela interpretação a capela do Hino Riograndense; um espetáculo. Alguns aplaudiram, outros ficaram assustados com os aplausos, percebi até uns olhares de reprovação.

Por incrível que pareça, ainda há gente (escolarizada) acreditando que não se pode aplaudir o Hino Nacional ou o Riograndense. Uma xucrice que vem do tempo do epa, inventada por algum Chico Borboleta.

Gente, aplaudam os hinos no final, se possível com entusiasmo de patriota, principalmente quando interpretados por uma cantora como a Kauana.

Buracos na Colina

Nossa senhora! Foi o que exclamei ao andar pelo Bairro Colina essa semana. A maioria das ruas estão totalmente esburacadas, algumas intransitáveis.

Conforme já divulguei aqui na Coluna, em 2018, a Prefeitura de Guaíba gastou quase um milhão e oitocentos mil reais com a operação tapa-buracos e as ruas seguem esburacadas e desniveladas. Quanto dinheiro posto fora.

Entra governo e sai governo e a questão dos buracos nas ruas e calçadas de Guaíba segue na mesma.

Mais Dois Anos

A Tia Alaíde voltou de Brasília dizendo que é praticamente certa a prorrogação das eleições municipais para 2022. O argumento é realizar eleições unificadas para vereador, prefeito, deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da República. Não acreditava muito nessa possibilidade de prorrogação, mas como foi a Tia Alaíde que falou...

Banco de Alimentos

Imagina você ser um chefe de família e estar com dificuldades de colocar comida na mesa para seus filhos. Agora, imagina uma entidade trabalhando de forma voluntária para que não falte comida na sua mesa. Esta entidade existe, é o Banco de Alimentos. Que trabalho importante! Neste sábado, os voluntários vão estar nas portas dos supermercados recolhendo doações, ajude.

Desemprego

Nessa sexta-feira, 7, a fábrica de papel Santher, localizada na Zona Sul de Guaíba, dispensou 27 funcionários; uma máquina da produção foi desativada. É a crise econômica que não passa. A luz amarela segue acesa no País, e a vermelha já está piscando.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 08/6/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados